A transformação digital refere-se à adoção de processos e ferramentas digitais para atingir metas estratégicas. É um processo complexo que representa uma enorme mudança cultural, que afeta todos nós de maneira específica, mas, principalmente, nossos negócios.

A tecnologia transformou a forma como compramos, ouvimos música, lemos as notícias e fazemos consultas médicas. Portanto, para acompanhar as expectativas e fazer frente aos concorrentes, as empresas também precisam evoluir.

Mas o que significa “transformação digital” para o seu negócio? Como você adota esse conceito grande e abstrato e o transforma em ações e estratégias que beneficiarão tanto seus funcionários quanto seus clientes? Continue lendo e aprenda conosco!

Entendendo a transformação digital

A transformação digital é um processo de mudança estrutural nas empresas que está relacionado ao uso de tecnologias e ferramentas do mercado digital para alterar procedimentos internos e externos e, consequentemente, melhorar a experiência do cliente.

Não é restrito a empresas que vendem produtos digitais, se concentram em tecnologia ou na internet. Na verdade, a transformação digital afeta todos os tipos de negócios.

De instituições mais tradicionais, no campo da saúde e educação, até desenvolvedores de software e criadores de aplicativos, por exemplo, todos eles precisam ser capazes de usar os recursos tecnológicos para que possam desenvolver e oferecer inovação ao mercado.

Se você pensa que pode deixar essas alterações para mais tarde, está enganado. Os clientes já entenderam as vantagens de comprar de empresas que incorporaram tecnologias digitais em seus processos e estão realmente exigindo das marcas com as quais se relacionam.

E não pense que se trata apenas de usar tecnologia e estar nas redes sociais. É essencial repensar toda a estrutura organizacional, incorporar o dinamismo do ambiente digital e obter resultados realmente completos, inovadores e relevantes.

O que significa ser um negócio digital

Quando falamos em transformação digital, é tentador fixar-se na parte do digital — as plataformas e os processos — e não na parte da transformação. A ideia de comprar o software certo e aumentar instantaneamente a produtividade é atraente.

Mas, fundamentalmente, a transformação digital tem a ver com a mudança de como as equipes trabalham juntas e não apenas com a tecnologia que estão usando para realizar o trabalho.

Embora a transformação digital pareça diferente em todas as empresas, as empresas digitais compartilham algumas características fundamentais:

  • Colaborativa: todos os membros da organização estão significativamente envolvidos em alcançar uma visão compartilhada. Isso significa trabalhar em conjunto em diferentes níveis da organização e entre as equipes para criar confiança, promover a transparência e envolver os funcionários;
  • Cultural: exige a mudança das estruturas e hierarquias de negócios tradicionais e o empoderamento dos funcionários para tomar decisões e contribuir com ideias;
  • Baseada em nuvem: os serviços baseados em nuvem são econômicos e ágeis, permitindo que as empresas escolham o que atende às suas necessidades e otimizem seus custos de TI e infraestrutura;
  • Móvel: os clientes esperam facilidade e conveniência das empresas, o que significa que elas precisam estar em dispositivos móveis, onde mais da metade de todo o tráfego da Web é gerado;
  • Inovadora: as empresas digitais estão sempre experimentando e aprendendo com os resultados para direcionar as mudanças maiores em toda a empresa;
  • Contínua: este não é um projeto com data de início e término. A tecnologia continuará a evoluir e exigirá adaptações nos processos atuais, o que significa que você precisa continuar aprendendo e evoluindo;
  • Orientada por dados: inclui não apenas coletar e analisar dados sobre seus clientes, mas também avaliar o que está acontecendo dentro de sua empresa – e até dos concorrentes;
  • Centrada no cliente: em última análise, essas mudanças estão focadas em fornecer melhores serviços e uma melhor experiência para seus clientes.

Observe que nada disso é sobre o que sua empresa faz; são aspectos que dizem mais sobre como você faz as coisas. Uma transformação digital não altera os valores fundamentais ou as ofertas da sua empresa.

Em vez disso, trata-se de desenvolver uma cultura conectada no local de trabalho e adquirir as ferramentas que apoiarão seus objetivos estratégicos.

E você, já começou sua transformação digital? Quais desafios vê pelo caminho? Compartilhe esse texto com seus colegas e troque ideias e opiniões!