fbpx

Como quase todos os aspectos da vida se tornam mais interligados devido à Transformação Digital, o mercado de tecnologia continuará a experimentar um crescimento substancial durante a próxima década.

De acordo com alta demanda por bons profissionais, as oportunidades em TI geralmente vêm com benefícios desejáveis, como opções para trabalhar remotamente e espaço para crescimento.

Peneirar as muitas opções de carreira no mercado de tecnologia pode ser uma tarefa assustadora. Para ajudar, este artigo reúne os melhores cargos em TI para 2019 e os próximos anos!

1. Administrador de Banco de Dados (DBA)

Administradores de banco de dados ou DBAs, do inglês Database Administrators, gerenciam os dados de uma organização. Eles garantem que os bancos de dados sejam executados de maneira eficiente e protegidos contra usuários não autorizados.

Os DBAs também são responsáveis ​​por organizar os dados de uma empresa e armazená-los com eficiência. O trabalho geralmente requer um diploma de bacharel em sistemas de informações ou um campo relacionado à ciência da computação.

Além disso, os DBAs devem ter compreensão das linguagens do banco de dados, sendo a mais comumente utilizada a Structured Query Language, também conhecida como SQL. Um DBA terá que se familiarizar com qualquer linguagem de programação usada por um empregador.

2. Desenvolvedores de Software

A mente criativa por trás de um programa de computador é um Desenvolvedor de Software. Alguns Desenvolvedores de Software criam aplicativos, enquanto outros criam sistemas. Eles geralmente trabalham no mercado de tecnologia ao lado de programadores.

Os Desenvolvedores de Software normalmente possuem um diploma de bacharel em ciência da computação, engenharia de software ou outra área relacionada a computadores. Um diploma em matemática é aceitável em alguns casos.

Dados os atuais campos de treinamento de codificação online e outros sistemas de aprendizado pouco convencionais, a educação acadêmica tradicional nem sempre é um requisito.

3. Desenvolvedor Web

Os Desenvolvedores de Aplicativos da Web usam linguagens de programação para criar softwares online que atendam às especificações do cliente. Esse profissional pode trabalhar em várias linguagens de programação e sistemas operacionais.

Os empregadores geralmente buscam educação relacionada à TI e experiência relevante de trabalho no mercado de tecnologia. Com a alta demanda por essas habilidades, um diploma formal nem sempre é necessário.

Das sete carreiras de tecnologia nesta lista, um Desenvolvedor de Aplicativos da Web em potencial tem o maior número de cursos de treinamento disponíveis para eles.

4. Analistas de Sistemas de Computação

Os Analistas de Sistemas de Computação investigam os sistemas e procedimentos de computação de uma empresa e, em seguida, os projetam ou renovam para tornar a organização mais eficiente.

Eles devem ter uma compreensão das necessidades e limitações das empresas e da tecnologia da informação. Suas responsabilidades incluem a consultoria com gerentes para determinar as necessidades relacionadas à TI.

A maioria dos analistas de sistemas de computação possui um diploma de bacharel em um campo relacionado a computadores. No entanto, uma vez que eles trabalham em estreita colaboração com o lado comercial, muitos também têm um histórico de negócios por experiência ou educação.

5. Desenvolvedores de Aplicativos para Dispositivos Móveis

Os Desenvolvedores de Aplicativos para Dispositivos Móveis criam novos produtos para o mercado de tecnologia ou adaptam os existentes para uso em telefones e tablets. Empresas criativas em todos os setores, incluindo estúdios de videogames, empresas de publicidade e marketing, agora reconhecem o celular como um poderoso canal de distribuição de conteúdo.

Esses profissionais também estão em demanda de agências governamentais, instituições financeiras e indústrias que precisam de produtos mais prosaicos para tornar suas operações mais eficientes. A maioria tem formação em engenharia de software ou ciência da computação. Algumas faculdades agora oferecem graduação em desenvolvimento móvel.

6. Analista de Dados

Um profissional que é treinado para coletar, compilar, analisar e interpretar os dados é conhecido como um analista de dados.

Analistas de dados costumam ter BS em Ciência da Computação, Estatística, Economia ou Matemática. Alguns também podem ter atingido um bacharel em Sistemas de Informações Gerenciais (MIS) ou ciência da informação.

Avaliar o ambiente interno e externo, ameaças e oportunidades são funções do analista de dados. Com o acesso aos dados cada vez livre, é um campo que tem uma perspectiva positiva no futuro.

7. Analista de Segurança da Informação

Os Analistas de Segurança da Informação coordenam e executam medidas para proteger as redes e sistemas de computadores de uma organização. Uma característica definidora das pessoas nessas posições é a capacidade de adaptação à mudança, porque uma violação de segurança pode ocorrer a qualquer momento.

A maioria dos Analistas de Segurança da Informação tem uma boa formação em informática, incluindo bacharelado em ciência da computação, programação ou uma disciplina relacionada. Dada a demanda neste campo, as faculdades estão respondendo com maior destaque para as disciplinas de segurança.

Com computação em nuvem, aplicativos móveis, grandes quantidades de dados, mídias sociais e todo um mundo de ameaças à segurança da informação, organizações grandes e pequenas no mercado de tecnologia dependem cada vez mais de profissionais de TI qualificados e altamente especializados.

E você, gostou de conhecer as profissões mais valorizadas de TI? A BHS tem diversas vagas abertas, clique aqui para acessar nosso banco de currículos.

 

Muita gente acha que os robôs vão substituir todas as pessoas nos postos de trabalho em breve. Mas não é bem assim! Veja o que o presidente da BHS, André Xavier, tem a falar sobre o assunto.