À medida que as tecnologias, as comunicações e as expectativas do usuário evoluíram, o processo de desenvolvimento de software também evoluiu. Novas abordagens surgiram, acompanhadas de uma nova forma de pensar, também conhecidas como Metodologias Ágeis.

Mas o que é essa metodologia e por que ela se tornou uma pedra angular no desenvolvimento de software? Vamos dar uma olhada abaixo e entender porque ela é importante para desenvolvedores!

O que é a metodologia ágil?

O desenvolvimento ágil refere-se a metodologias de desenvolvimento de software centradas na ideia de desenvolvimento iterativo e incremental, onde os requisitos e as soluções evoluem por meio da colaboração entre todos os envolvidos: clientes, pessoas de negócios e equipes técnicas, que são fortemente incentivadas a serem multifuncionais e auto-organizadas. 

A vantagem no desenvolvimento ágil é que ele permite que as equipes forneçam valor mais rápido, com maior qualidade e previsibilidade e maior capacidade de responder às mudanças. O framework Scrum e o método Kanban são duas das abordagens ágeis mais utilizadas. 

Quais os benefícios da metodologia ágil?

Em sua essência, uma abordagem ágil permite que proprietários de produtos, partes interessadas, desenvolvedores e usuários finais trabalhem juntos em ciclos iterativos para projetar e construir o produto, obtendo feedbacks rápidos para fazer as adequações necessárias. Isso leva a vários benefícios, incluindo:

  • Criar uma cultura participativa;
  • Ser capaz de acessar casos de uso reais fornecidos por seus clientes;
  • Se algo der errado, o Ágil suportará a adaptação necessária para resolver os problemas;
  • Proximidade com o cliente, permitindo rápido feedback.

Em comparação com métodos tradicionais de gerenciamento de projetos em cascata (faça sua pesquisa de mercado, projete o sistema, desenvolva-o, passe-o para o teste e coloque-o no mercado), a metodologia ágil proporcionará um melhor resultado para a organização devido a abordagem colaborativa que coloca as pessoas no processo.

A maior parte das preocupações sobre o desenvolvimento ágil de software está em colocar um MVP (produto mínimo viável) na frente dos clientes. Um produto simples, com o mínimo necessário para ser colocado em produção. Com o MVP em mãos, as melhorias podem ser identificadas e, assim, o produto é otimizado através de testes e outros processos.

Por exemplo, a Amazon costuma ser elogiada por sua capacidade de “falhar rapidamente” e eliminar produtos ou serviços que não atendem às necessidades do mercado. 

Essa abordagem trouxe os clientes da Amazon para o processo de desenvolvimento de produtos. Com isso, a empresa construiu um relacionamento com seus clientes que permite assumir riscos sem temer uma reação desproporcional quando as coisas não dão certo.

Como se tornar uma empresa ágil?

Com tantos pontos positivos, você pode estar se perguntando como transformar a sua empresa em uma empresa ágil. O maior desafio para qualquer organização que deseja adotar a maneira ágil de trabalhar é fazer com que todos entendam o que é ser ágil, ou seja, entender a lógica por trás das ferramentas e os processos. Acima de tudo, agilidade tem a ver com pessoas e suas mentalidades. 

Para muitas empresas, as ferramentas da metodologia ajudam a se tornarem mais ágeis na maneira como trabalham. No entanto, na sua essência, o desenvolvimento ágil não é um conjunto de ferramentas ou até mesmo uma estrutura, mas uma forma de pensamento. 

O Manifesto Ágil descreve a abordagem ágil e traz seus valores como:

  • Indivíduos e interações mais que processos e ferramentas;
  • Software funcional mais que uma documentação completa;
  • Colaboração do cliente mais que negociação de contrato;
  • Abordagem reativa mais que seguir um plano.

Em seguida, o manifesto descreve 12 princípios de organizações ágeis. Se você destacar as palavras “desenvolvimento” e “software” como seu próprio idioma organizacional, verá que a mentalidade ágil pode ter um efeito transformador em absolutamente todas as áreas de uma organização.

Por fim, eis o grande desafio de uma transformação ágil: mudar o comportamento e o mindset das pessoas. Tenha em mente que experimentação é uma das chaves do desenvolvimento ágil. “Vamos testar e, se errarmos, vamos errar rápido para aprender com o erro e evoluir sempre”.

Pronto para começar? O que você achou mais interessante da metodologia ágil? Comente e compartilhe suas ideias!