Você já esteve trabalhando de casa ou até mesmo resolvendo demandas de clientes pelo celular, numa viagem de táxi, ou em qualquer lugar fora da empresa? 

Em um mundo cada vez mais digital e cometitivo, velocidade, precisão e otimização de tempo se tornaram os maiores diferenciais de mercado, tanto no segmento de serviços quanto no de produtos. 

Segundo pesquisas, uma porcentagem considerável de profissionais já utilizam as facilidades proporcionadas pelos avanços tecnológicos no quesito conectividade de dispositivos. 

Separamos nesta matéria algumas curiosidades e vantagens sobre as tecnologias que têm revolucionado os métodos de trabalho e otimizado a produtividade no dia a dia. Confira:

Facilidade de acesso

As tecnologias de  armazenamento em nuvem e acesso remoto revolucionaram o ambiente de trabalho tradicional. 

Diversas empresas trabalham com regimes de contratação por acesso remoto, por exemplo, em que os funcionários cumprem suas tarefas por home office evitando, em muitos casos, os desgastes de mobilidade urbana e melhorando a qualidade e o desenvolvimento do trabalhador. 

Produtividade e Agilidade

A demanda por prazos mais curtos se tornou um dos maiores desafios para os profissionais. Procedimentos engessados e tempos longos de resposta são fatores decisivos na conquista e ampliação de espaço no mercado. 

Ferramentas de colaboração que permitam que trabalhadores produzam simultaneamente e tenham controle do andamento das produções, comunicação em tempo real, tanto entre a equipe quanto com clientes, são fatores que agilizam a produtividade e eliminam barreiras físicas do modelo tradicional de trabalho. O Teams, por exemplo, é o hub de colaboração da Microsoft e é o aplicativo de maior sucesso da gigante da tecnologia. No vídeo abaixo explicamos um pouco do que dá pra fazer usando o Teams:

Segurança

Com grandes avanços tecnológicos, uma das preocupações mais marcantes é a segurança dos dados. Os casos de invasão de privacidade e divulgação de dados pessoais alertaram os usuários e empresas para o aumento nos procedimentos de segurança e acesso de seus sistemas. 

Atualmente, computação em nuvem e ferramentas de compartilhamento contam com sistemas de segurança mais reforçados e mais eficazes, que garantem o sigilo das informações. Além disso, várias plataformas possuem níveis de acesso regulados, permitindo que os usuários tenham acessos limitados em uma mesma ferramenta, restringindo assim o uso e conhecimento de informações sigilosas.

O Microsoft 365 é um exemplo desse controle de privilégios de acesso. Nele é possível definir níveis de privacidade que vão do público ao confidencial. Este último impede até que e-mails sejam encaminhados. 

Redução de custos

Em muitos casos, empresas não dispõem do espaço físico para a implementação de estruturas internas complexas. 

Além de ser um investimento relativamente alto, é necessária a instalação e configuração de todas as máquinas de acesso em um espaço físico que nem sempre está disponível, isso sem contar os custos de manutenção, energia elétrica, entre outros.

A solução mais recente do mercado tem sido a utilização de servidores em nuvem, que poupa a empresa dos gastos estruturais, aquisição de servidores físicos e de manutenções constantes. 

É importante sempre estar em dia com os avanços tecnológicos e as formas de interação no ambiente de trabalho, seja ele físico ou virtual. A sociedade tem cobrado cada dia mais a presença virtual das empresas, garantindo agilidade e produtividade. Aquelas que se destacam acabam tomando frente e ganhando a preferência dos clientes e dos melhores profissionais do mercado. 

Gostou da nossa matéria? Assine a nossa newsletter para ficar por dentro das novidades do mundo tecnológico e as facilidades e melhorias que os avanços vem trazendo para as novas metodologias de trabalho!