fbpx

Talvez você esteja procurando acompanhar as tendências emergentes do seu setor ou obter uma leitura sobre o que está entusiasmando seus clientes. Talvez você esteja procurando ativamente por novos clientes, fornecedores ou até mesmo um novo emprego. 

Talvez você esteja procurando maneiras de capacitar seus funcionários. Ou você simplesmente quer se misturar com seus colegas em um ambiente mais informal. Independentemente de sua intenção, nunca há um motivo ruim para manter ou buscar criar um networking sólido na sua área. 

Também sabemos que é difícil acompanhar todos os eventos de tecnologia que você pode queira assistir em um determinado mês, trimestre ou ano. Por isso, desenvolvemos esta lista, dividida entre eventos nacionais e internacionais, para que você conheça os eventos de TI mais relevantes do ano!

Dica: se você não conseguir ir a elas, ou se já gastou seu orçamento de viagem, muitas dessas conferências também oferecem opções virtuais e de transmissão ao vivo.

Mas antes, vamos dar uma olhada no porquê é importante participar de eventos de TI em primeiro lugar!

Por que participar de eventos de TI?

Estar qualificado é um diferencial não somente para o funcionário, mas para a empresa a qual ele representa. As certificações e o aprendizado de novas técnicas, bem como o conhecimento das tendências de mercado são de imensa importância para o portfólio profissional. 

Para isso, confira algumas dicas sobre a importância da qualificação profissional para o mercado:

1. Você fica atualizado sobre as próximas tendências

Independentemente do conhecimento e da atualidade da sua empresa, você não poderá prever ou estar atualizado sobre todas as tendências do seu nicho. Estamos nos tempos tecnológicos em que as tecnologias estão mudando a maneira como as empresas operam a todo momento.

Nesse cenário, há uma coisa que é constante: mudança. Existem algumas mudanças que podem ocorrer no seu espaço de mercado que podem ser muito caras e podem destruir seus negócios se você for pego de surpresa.

Participar de eventos como esses, onde pessoas inteligentes e afins estão reunidas, é uma maneira de se manter atualizado sobre as próximas tendências. Isso evita que você seja pego de surpresa e acabe perdendo sua participação de mercado para seus concorrentes porque eles compareceram a esses eventos e estavam preparados para tais mudanças.

Além disso, não há ninguém melhor para te dar novas informações do que a pessoa que fala no pódio. Essas pessoas são consideradas profissionais, especialistas ou líderes no setor de tecnologia e web.

Esses tipos de eventos fornecem acesso a palestrantes especializados que ajudarão a transformar positivamente seus negócios em termos de fornecer informações úteis que você precisará para avançar.

2. Para fins de networking

Há muito mais em um evento do que apenas sentar e ouvir o especialista falar. Os negócios não são apenas o que você sabe, mas quem você conhece. Eventos como esses criam salas para networking com outros empresários do setor de tecnologia

Por exemplo, o Web Summit, que acontece anualmente em Lisboa, é a maior conferência de tecnologia do mundo, atraindo os principais especialistas em tecnologia. 

São mais de 50.000 participantes e 400 palestrantes. Você pode ir a esse evento para conhecer pessoas, caso ouvir o que eles têm a dizer não é importante para você.

Com mais de 50.000 participantes, você tem a oportunidade de ouro para se conectar com pessoas inteligentes e influentes. Você pode fazer conexões durante o intervalo após uma sessão e trocar contatos. 

Além disso, as pessoas que você encontra nesses eventos podem acabar se tornando uma grande fonte de referência comercial ou ajudar a abrir novas oportunidades.

3. Fonte de inspiração

Esse é um benefício de participar desses tipos de eventos. O empreendedorismo é um caminho solitário e, na maioria das vezes, todos ficamos tão isolados que precisamos de alguma inspiração para nos inspirar, renovar e energizar para continuar.

A ideia e o conceito sempre compartilhados em eventos de tecnologia são incrivelmente empolgantes. Ouvir a conquista de outras pessoas pode inspirá-lo a querer fazer mais e aplicar a estratégia delas ao seu negócio.

A inspiração que você obtém desses eventos o desafia a se tornar mais produtivo, o que pode lançar as bases para o crescimento. Participar desses eventos pode apresentar a você pessoas inspiradoras com as quais gostaria de se conectar.

Muitos empresários voltaram de eventos como esses com novas ideias, criatividade e inovação para seus negócios. Se você está procurando uma experiência de mudança de vida para impulsionar seus negócios, nunca deve perder esses eventos.

4. Acesso a novas ferramentas

Em qualquer evento de TI, as empresas sempre têm novas ferramentas que você nunca viu antes para serem exibidas no salão da exposição. Na maioria das vezes, é um aplicativo ou um novo gadget de produtividade. Às vezes um software. 

As empresas darão acesso a essas novas ferramentas para tentar ver se você gosta de alguma. Alguns vieram apenas para obter a experiência e o feedback do usuário para saber se devem avançar mais e lançar o produto.

Geralmente, esses eventos oferecem acesso para experimentar o produto ali mesmo. Você pode até ser o primeiro a conhecer e usar um produto antes que ele se torne viral, dando a você uma vantagem sobre seus concorrentes.

Essas empresas têm representantes que sempre o educam sobre a importância de seus produtos para os seus negócios e como isso pode ajudar a impulsionar seus negócios.

6 eventos nacionais de TI para conhecer em 2020!

1. Microsoft Ignite

Considerado um dos eventos mais importantes da gigante tecnológica, o Microsoft Ignite, acontece em diversos países e cidades de todo o mundo, proporcionando experiências inusitadas e grandes aprendizados para quem é do ramo. 

O evento traz palestras, workshops e debates sobre diversos temas, como nuvem, ferramentas de desenvolvimento, segurança da informação etc. Contando com mais de 350 especialistas renomados do mercado e mais de 100 sessões e workshops avançados, a feira tecnológica abrange mais de 25 cidades em todo o mundo, incluindo o Brasil. 

Em 2019, o evento aconteceu em Dezembro, em São Paulo, e ainda não possui uma data certa para 2020, porém já é possível consultar o calendário de eventos e quais serão as atrações principais em diversos outros países. 

2. HackerSec Conference 2020

O HackerSec Conference ocorre em São Paulo, no dia 07 de março de 2020. O evento é promovido pela Hacker Security, empresa criada em 2011 e com clientes dentro e fora do Brasil. O evento é aberto ao público e visa discutir sobre as inovações sobre segurança da informação, técnicas de segurança, ferramentas atuais e em desenvolvimento e seus funcionamentos no dia a dia.

3. Innovalab Student Conference 2020

Durante os dias 28 e 29 de março de 2020, o Innovalab Student Conference será a primeira conferência exclusiva para estudantes que estejam interessados em entender o funcionamento e aplicabilidade das tecnologias no dia a dia das empresas e usuários. 

O evento é realizado pela InnovaLab Group, Inc., que promove o programa InnovaLab Camps para estudantes da área de tecnologia no Vale do Silício, nos Estados Unidos. Alguns dos temas a serem abordados são Inteligência Artificial, Empreendedorismo, Biotecnologia e Engenharia Genética. 

4. CapiConf 2020

O CapiConf 2020 ocorrerá em Curitiba, durante os dias 15 e 16 de maio de 2020. O evento abrangerá as áreas de Desenvolvimento de Software, Testes, Acessibilidade, Interface, Inteligência artificial, DevOps, Tecnologia e aplicabilidades. 

O evento é conhecido por ser representado por profissionais atuantes nos ramos, além de especialistas do mundo acadêmico e propor conversas e discussões abertas entre os participantes e palestrantes. 

5. Conferência Gartner

A Conferência Gartner ocorrerá durante os dias 14 e 15 de abril de 2020, abre espaço para dezenas de palestras de diversos temas, como Estratégias de Infraestrutura e Cloud, Tecnologias Emergentes, Gestão de Operações de TI, Liderança e Evolução de I&O. 

O evento é indicado desde Diretores dos variados segmentos de TI a Gerentes, Desenvolvedores e Líderes de equipe. 

6. Festival Path

O Festival Path acontecerá em São Paulo entre os dias 6 e 7 de junho, com diversas palestras, workshops e experiências culturais, com uma abordagem focada no desenvolvimento e inovação dentro do Brasil. Estima-se a passagem de mais de 60 mil pessoas pelo evento e mais de 2.500 palestras nos dois dias de evento. 

15 eventos internacionais de TI para conhecer em 2020!

1. Pink 20

O Pink 20 é um evento conhecido mundialmente como um dos precursores em feiras sobre gestão de processos e serviços. O evento foca em como os avanços e o desenvolvimento correto das ferramentas pode agregar valor a sua empresa e marca. Ele ocorrerá durante os dias 16 e 19 de fevereiro.

2. Mobile World Congress

O Mobile World Congress ocorre em Barcelona durante os dias 24 e 27 de fevereiro e é considerado um dos maiores eventos de tecnologia de todo o mundo com o foco em telecomunicações. Grande parte das maiores fabricantes de smartphones e equipamentos de comunicação tecnológica utilizam a feira para anunciar seus lançamentos e atualizações. 

3. IBM Think

O IBM Think, evento realizado pela IBM, gigante da tecnologia, ocorrerá entre os dias 4 e 7 de março de 2020. Com dezenas de workshops e palestras, ministradas pelas mentes mais brilhantes do mundo da tecnologia, o evento abrange diversos de TI, desde Inteligência Artificial, Segurança Digital e Cloud. 

4. Cloud Expo Europe

O Cloud Expo Europe acontecerá entre os dias 11 e 12 de março em Londres. O evento visa conectar desenvolvedores, empresários e especialistas, buscando sempre apresentar novas soluções e métodos que acelerem os processos de transformação digital. 

5. SXSW

O SXSW ocorre em Austin, nos Estados Unidos durante os dias 13 e 22 de março, com foco no aprendizado, demonstrações e experimentações de novas tecnologias. O evento conta com a presença de diversos líderes de grandes empresas, com debates relevantes sobre os mais diversos setores. 

6. Dublin Tech Summit

Considerado um dos eventos de tecnologia em maior crescimento em todo o mundo, o Dublin Tech Summit aborda diversos temas em suas palestras, dentre eles: Internet das Coisas, Big Data, Medtech e Fintech. O evento ocorrerá durantes os dias 22 e 23 de abril em Dublin, na Irlanda. 

7. Google I/O

O principal evento anual da Google, Google I/O acontece durante os dias 12 e 14 de maio em Mountain View, na Califórnia. O evento oferece palestras ministradas por seus líderes desenvolvedores e aborda um foco mais específico para atuantes na área de desenvolvimento de tecnologias.

8. WWDC – Apple

O WWDC é o principal evento da Apple e conta com palestras para desenvolvedores e consumidores, além de apresentar suas novidades, aplicabilidades em seus sistemas e os lançamentos de dispositivos. A feira ocorrerá entre os dias 3 e 7 de junho em San Jose na Califórnia.

9. DevOps Conference

Considerada uma das estratégias mais revolucionárias de desenvolvimento de sistemas e tecnologia da informação, o DevOps tem seu próprio evento sediado Em Berlim, na Alemanha durante os dias 8 e 11 de junho. Destinado aos profissionais de desenvolvimento, o DevOps Conferece oferece palestras que trazem tudo o que há de novo em ferramentas, tecnologias e métodos de trabalho.

10. E3 2020

A E3 é considerada a maior feira do mundo no assunto de Games e acontecerá entre os dias 9 e 11 de junho. As maiores fabricantes e desenvolvedoras de games do mercado mundial apresentam seus novos consoles, games e novidades em seus dispositivos. 

11. The Next Web

O The Next Web Considerado é um dos maiores festivais de tecnologia da Europa, que acontece em Amsterdã durante os dias 18 e 19 de Junho e aborda temas como mídias sociais, blockchain, inteligência artificial e muitos outros. 

12. Cyber Security and Cloud Conference Expo

Também sediado em Amsterdã, na Holanda, o CyberSecurity and Cloud Conference que ocorrerá durante os dias 19 e 20 de junho reúne profissionais de todo o mundo das áreas de segurança de informação e tecnologias em nuvem. A feira propõe debates, palestras e workshops sobre ambos temas, proporcionando discussões relevantes sobre o impacto de tais tecnologias no dia a dia das pessoas, bem como a sua utilização na indústria, governo, saúde e outros. 

13. Collision Toronto

Previamente sediado em New Orleans, o Collision passa a acontecer em Toronto durante os dias 22 e 25 de junho. A feira vem ganhando bastante destaque dentre os eventos de tecnologia e inovação. Além de palestras e workshops, o evento é ideal para networking profissional e conta com a presença das principais empresas de tecnologia do mundo, além de uma cobertura jornalística de peso e CEOs das gigantes de inovação.  

14. Refresh

O Refresh é conhecido mundialmente por proporcionar grandes experiências aos usuários, além de workshops e palestras com o foco no relacionamento entre usuários, suporte e ferramentas. A edição 20 ainda não tem data marcada, mas, geralmente, ocorre em Setembro na cidade de Las Vegas, nos Estados Unidos. 

15. Web Summit

O Web Summit é conhecido mundialmente e considerado um dos mais importantes para o setor de inovação e negócios. Sediado na cidade de Lisboa, em Portugal, grandes empresas como Microsoft, Amazon e Google realizam apresentações com debates de relevância e tendências de mercado para o setor de inovação, tecnologia e negócios. O evento ocorrerá entre os dias 2 e 5 de novembro. 

Eventos como os citados acima, são referência de conteúdo não só para os grandes fabricantes e CEOs, mas para líderes de equipe e profissionais que estão sempre à busca de novos conhecimentos e práticas eficientes para o dia a dia de trabalho. 

E você, em qual vai comparecer este ano? Clique aqui e fique por dentro também sobre tendências e segurança da informação.