As atuais demandas do mercado de produtos e serviços têm renovado inúmeras questões, entre elas estão as diferentes formas de contratação de colaboradores para as empresas.  Quando o assunto é a área de tecnologia da informação, essas diferenças tornam-se ainda mais evidentes. Uma vez, que se trata de uma área em constante expansão e que se depara com o desafio de mão de obra qualificada para as diversas demandas que esse campo exige. Dentro desse tema, você já se familiarizou com o termo outsourcing? Venha conosco nessa leitura para saber mais sobre essa modalidade de contratação que tem ampliado as possibilidades e otimizado os custos das empresas da atualidade. 

O que é Outsourcing? 

Em tradução livre, outsourcing é equivalente à terceirização, mas não faria sentido dizer se tratar de uma nova forma de contratação se a ideia fosse a mesma que já ocorre em tantas empresas há tanto tempo, certo?! Por isso, o termo outsourcing é empregado quando as funções das áreas estratégicas de uma empresa é que serão terceirizadas.  

Então, outsourcing em TI nada mais é do que contratar uma empresa terceira, especializada na área de tecnologia, sem que você precise cuidar de todo o processo que envolve a contratação de um colaborador para a sua empresa. Conforme a necessidade da sua empresa, você pode recorrer a duas alterativas:  

  • BPO – quando os processos estão fora do core business da empresa, mas continuam sendo de extrema importância para seu funcionamento. 
  • BTO – soma todas as funções do BPO com a possibilidade de incorporar transformações de processos, de forma que, ao final, gerem melhorias significativas para seu setor. 

Outsourcing em números 

O crescimento das demandas na área de tecnologia da informação e o aumento da confiança em outsourcing refletem no aumento da procura por essa modalidade de serviços em 15% até 2024, segundo a Transparency Market Research.   

Ainda evidenciando essa tendência, outra pesquisa, publicada pela Mordor Intelligence, o mercado global de terceirização de TI foi avaliado em US $ 526,6 bilhões em 2021 e deve atingir US $ 682,3 bilhões até 2027, registrando um CAGR de 4,13%, durante o período de 2022 – 2027. 

Esses números mostram como o outsourcing em TI é uma aposta das empresas para aquele que tende a ser o novo normal, devido às possibilidades de crescimento e inovação que oferecem às empresas que optam por essa modalidade. 

São números atraentes e que trazem segurança, certo?! Então, continue a leitura com a gente para que entenda ainda mais sobre a eficiência do outsourcing em TI. 

As vantagens do outsourcing em TI 

Pensando em esclarecer como o outsourcing em TI agirá na sua empresa e as melhorias que podem vir dessa estrutura, nós, da BHS, separamos algumas das vantagens que você pode usufruir ao fazer essa escolha. 

Siga com a gente: 

  • Acesso aos mais recentes recursos do mercado 

Os custos financeiros e a falta de pessoal qualificado para trabalhar com os recursos mais atuais de hardware e software não permitem com que esses façam parte da realidade de qualquer empresa.  

E aí está a primeira grande vantagem: as referências no mercado de outsourcing em TI trabalham com o que há de mais novo, visando oferecer as melhores soluções possíveis a seus clientes. 

Cabe a você, empresário, apenas planejar as adaptações junto à empresa contratada, sem a necessidade de investir em contratação, manutenção e equipe próprias.  

  • Otimização de custos operacionais 

Com a contratação de uma terceirizada especializada em outsourcing em TI, você pagará pelos serviços e não pelos funcionários (essa responsabilidade é da empresa contratada).  

Esse fato reduz seu gasto com uma equipe de TI que precisaria ser ampla e que demandaria um alto custo em manutenção e treinamento, visto que suas demandas podem ser diversificadas e os serviços contratados serão pagos por demanda e não por quadro de funcionários. 

  • Garantia de qualidade em TI 

Por envolver um Acordo de Nível de Serviço ( ou SLA – Service Level Agreement), a terceirização de serviços em TI segue um padrão mínimo de qualidade que deve ser garantido pela empresa de outsourcing. 

  • Ganho de qualidade na oferta dos serviços 

Terceirizando as suas rotinas de TI, seus profissionais estarão mais focados nos processos direcionados ao core business e sua infraestrutura e suporte serão otimizados com frequência. Ou seja, haverá uma diminuição de problemas com a infraestrutura e um consequente ganho de qualidade dos serviços que você oferece aos clientes. 

A listagem dessas vantagens permite uma clareza maior da funcionalidade do outsourcing em TI, mas, sobretudo, evidencia uma das maiores questões que envolve essa possibilidade: o déficit de funcionários especializados em TI. 

Tecnologia da informação, como bem sabemos, é uma área que se desenvolve e se modifica em velocidade, isso torna a contratação de profissionais especializados um desafio também crescente. A diversidade de áreas de atuação, as modernizações e a alta demanda por profissionais qualificados nessas diversas áreas colocam em foco o déficit por esses profissionais e destacam o outsourcing em TI como uma saída inteligente e prática para sanar as demandas exigidas pelo mercado. 

Outsourcing em TI e RH 

Além dos aspectos operacionais já tratados neste texto, optamos por destacar um outro setor da sua empresa que será diretamente impactado e para o qual a contratação de uma terceirizada especializada em TI também trará benefícios: o setor de Recursos Humanos. 

Contratar um colaborador envolve um processo: é preciso analisar os conhecimentos do candidato, acertar as condições de trabalho – como carga horária e salário -, além de fornecer treinamento adequado e uma infraestrutura que possibilite a ele desenvolver as funções esperadas com excelência. Essa realidade demanda um investimento de tempo e capital arriscado, visto que o colaborador pode não vir a satisfazer as expectativas que envolveram sua contratação. 

Dessa forma, ao se contratar uma terceirizada, por se tratar da contratação de serviços e não de pessoas, o setor de RH também terá uma diminuição de responsabilidades. Essa ação, possibilitará uma redução de investimento em tempo e capital para esse setor, que poderá se ocupar, com mais afinco, de outras funções também indispensáveis ao bom funcionamento da sua empresa. 

O Outsourcing em TI e a BHS 

Somos uma empresa com mais de 26 anos de experiência no mercado, então, entendemos bem de modernização e tecnologia, pois somos especialistas em transformação. Diante desse cenário de tantas mudanças, a BHS está com você para criar e adaptar soluções para que seus negócios e empresa superem os desafios. 

Especificamente sobre o outsourcing em TI, sabemos que a contratação de uma empresa sólida e comprometida com a real transformação de seus negócios é imprescindível, portanto, trabalhamos com diferenciais que sustentam a eficácia dos serviços prestados, garantindo a transformação da qual sua empresa precisa. 

  • Planejamento 

Analisamos as suas necessidades e projetos. Entendemos o perfil técnico, cultural e o contexto atual da sua empresa para sugerir estratégias. 

  • Hunting 

Encontramos e selecionamos os melhores talentos de TI. Fazemos entrevista técnica e garantimos o fit cultural entre candidatos e oportunidades. 

  • Contratação 

Enviamos as pessoas pré-selecionadas para a sua aprovação. Cuidamos de todo o processo de contratação dos profissionais. 

  • Follow up 

Feedbacks constantes, tanto dos profissionais quanto da sua empresa, para garantir a qualidade dos serviços. 

  • Onboarding 

Os profissionais contratados passam por um processo de onboarding em que serão apresentados aos próximos desafios. 

  • Melhoria contínua 

Oferecemos treinamentos, cursos e certificações para o desenvolvimento regular dos times dedicados. 

Entendemos a demanda por boas soluções em tecnologia da informação, bem como por profissionais capacitados. Venha com a gente para, juntos, alcançarmos os maiores níveis de excelência nos serviços oferecidos por sua empresa. Entre em contato com a BHS para operarmos a transformação que sua empresa precisa!