A implantação da Power Platform na gestão de famílias atingidas por barragens

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Serviço

Power Platform

“O aplicativo atende as demandas de uma maneira qualitativa, e isso é muito importante para nós. Os resultados atenderam plenamente as nossas expectativas e estamos perto de bater a nossa meta anual. Com essa excelência o NACAB, inclusive, impõe novos desafios para a BHS.”

Mateus Soares, especialista em participação e engajamento do NACAB

RESPONSABILIDADE SOCIAL

O NACAB, Núcleo de Assessoria às Comunidades Atingidas por Barragens (NACAB), é uma organização não-governamental responsável por prestar assessoria técnica a pessoas e comunidades atingidas por barragens.

A organização trabalha para defender os direitos à dignidade e à vida, acompanhando, avaliando e propondo programas de reparação às famílias que tiveram sua moradia, saneamento e acesso a bens públicos, como escolas, postos de saúdeacesso à água, acometidos por empreendimentos minerários.

OBJETIVO

O principal objetivo da organização é atender às necessidades das famílias atingidas. No entanto, para chegar à essas famílias primeiro é preciso identificá-las.

Com o rompimento da barragem da Vale, em Brumadinho, em 2019, mapear o perfil e as necessidades de mais de 24 mil famílias, de 10 municípios e 82 comunidades se tornou um desafio para a organização.

DESAFIO

Para localizar essas famílias, era preciso de um trabalho minucioso, onde o NACAB dependia de planilhas e principalmente do trabalho de campo para localizar os atingidos. Durante esse percurso muitas vezes as informações se perdiam ou demoravam meses para encontrar essas pessoas e cadastrá-las nos programas de reparação.

Então, como organizar essas informações e tornar estes dados rastreáveis através de planilhas? Impossível, não é mesmo? Foi assim que surgiu o principal desafio do NACAB: aderir uma solução onde fosse possível registrar as informações das famílias, de forma ágil com segurança, facilitando o trabalho da assessoria técnica para alcançar essas comunidades. Foi aí então que o NACAB decidiu levar esse desafio para a BHS que implantou três aplicativos para a gestão da organização.

SOLUÇÃO

Através da Power Platform, com a utilização do Power Apps, Power Automate e SharePoint Online a BHS implantou as seguintes aplicações: Cadastro De Atingidos; responsável por cadastrar as famílias atingidas, Gestão de demandas; recebimento de demandas emergenciais e realização do mapeamento dos locais, Registro de Conflitos; identificação de possíveis impeditivos que estejam sendo gerados a comunidade.

Com as aplicações é possível ter todas as informações organizadas e centralizadas em um único banco, seguro e rastreável. Após as soluções serem aplicadas, foram gerados relatórios pelo Power BI, como forma de trazer um levamento completo de todos estes dados cadastrados. Já foram inseridas mais de 7.390 famílias no aplicativo, desde o momento de sua implantação, que aconteceu em julho de 2021.

Para Mateus Soares, especialista em participação e engajamento do NACAB, o objetivo tem sido alcançado com excelência. Agora tem sido possível mensurar o trabalho realizado e tomar decisões mais assertivas. “Foi um desafio gratificante. O aplicativo atende as demandas de uma maneira qualitativa, e isso é muito importante para nós. Os resultados atenderam plenamente as nossas expectativas e estamos perto de bater a nossa meta anual. Com essa excelência o NACAB, inclusive, impõe novos desafios para a BHS.”

PARCERIA COM A BHS

Da etapa de alinhamento a entrega do aplicativo, a BHS realizava feedbacks constantes e uma comunicação clara mediante aos resultados apresentados. Esse foi um dos principais pontos de aprovação do NACAB em relação a BHS, que já soma uma parceria de sucesso e prevê novos projetos com o apoio da automação do Power Platform. 

A gerente geral do NACAB, Marília Andrade Fontes, declara sobre. “Já temos outros projetos com a BHS para iniciar em breve para inclusive atuar na gestão interna, assim vamos ter todos os processos realizados pelo NACAB em um local, que possa ser possível acessar todas as informações necessárias para agilizar todo o trabalho do núcleo.” ressalta Marília Andrade.