O que você pensa quando vê o termo “desenvolvimento sustentável”? Energias renováveis, como a solar, eólica e outras? É o que vem à cabeça da grande maioria das pessoas — mas a verdade é que as tecnologias sustentáveis no ambiente de trabalho vão muito além de como você gera sua energia.

Não há dúvidas que a tecnologia traz inúmeras vantagens para empresas. Contudo, um dos benefícios menos valorizado — mas importante nos dias de hoje — é a sustentabilidade que as novas tecnologias trazem ao ambiente de trabalho.

Para te mostrar, separamos abaixo as 5 vantagens que a tecnologia traz para o desenvolvimento sustentável e como você pode aplicá-las na sua empresa!

1. Usando energia limpa

A energia renovável é das tecnologias mais óbvias quando pensamos em sustentabilidade, mas não pode ficar de fora dessa lista. Alguns dos avanços tecnológicos eco-amigáveis ​​mais importantes e reconhecidos nos últimos anos foram no setor de energia limpa. Fontes renováveis como energia solar, eólica e hidroelétrica tornaram-se muito mais difundidas e baratas.

A tecnologia está avançando também. Melhorias tecnológicas tornaram as energias renováveis ​​mais eficientes. Produtos como os painéis solares, que se parecem com telhas comuns, os tornaram mais acessíveis e atraentes para os consumidores.

2. Se tornando digital

Empresas e indivíduos estão usando menos papel do que no passado, graças a computadores, smartphones e armazenamento em nuvem.

Muitas empresas enviam contas, boletins informativos e outras comunicações por e-mail, em vez de correio normal. Os arquivos são armazenados na nuvem, que é facilmente acessível de qualquer lugar, em vez de em arquivos físicos.

As pessoas estão anotando com mais frequência e gerenciando suas agendas em seus smartphones, em vez de blocos de anotações e calendários físicos. Tudo isso contribui para um novo padrão que diminuiu nossa dependência dos derivados da população de árvores do mundo e ajudou a reduzir o desmatamento.

3. Melhorando a produtividade

A capacidade de otimizar processos e trabalhar com mais eficiência como empresa melhora a sustentabilidade, reduzindo o tempo perdido, beneficiando toda a equipe.

Ferramentas de colaboração, como o Office 365, permitem que, em uma mesma plataforma, uma ou várias equipes tracem o escopo e desenvolvimento de projetos, façam o acompanhamento de tarefas, envio de mensagens, comunicados internos, migração de dados e várias outras funcionalidades.

Isso evita não somente o desperdício de materiais, mas também aumenta a produtividade, evita deslocamentos desnecessários e melhora a comunicação entre equipes.

4. Aumentando eficiência na indústria

Desde a revolução industrial, a produção tem sido uma das principais atividades econômicas da sociedade moderna; no entanto, teve um grande impacto no meio ambiente globalmente — o que espera-se mudar com a indústria 4.0.

A indústria 4.0 é a combinação de maquinaria inteligente, produção, processos e sistemas que formam uma sofisticada rede interconectada. Ela enfatiza a ideia da coerência, digitalização e ligação de todas as unidades produtivas em uma economia, criando virtualização do mundo real em um grande sistema de informação.

A expectativa é de que ela torne os processos mais eficientes, reduzindo as emissões de uma indústria, aumentando o consumo de energia limpa e menos poluente e incentivando o desenvolvimento da responsabilidade social em produtos e serviços.

5. Automação de processos

A automatização de processos, sempre que possível, reduz a quantidade de trabalho necessária para tarefas potencialmente simples. Isso economiza recursos e melhora a produtividade ao permitir que tarefas repetidas funcionem perfeitamente em segundo plano, para que sua equipe possa trabalhar em tarefas mais importantes, em vez de tarefas inconvenientes.

A automação reduz os erros, reforça os padrões e garante a responsabilização, eliminando o potencial de erro humano e sendo capaz de acompanhar as etapas dos processos.

Uma vez automatizada, a coleta de dados dos diferentes aspectos do seu negócio permite capturar informações importantes e ajudar a identificar onde a produtividade pode ser otimizada. Isso permite que você entenda quais partes da sua empresa funcionam bem e o que pode ser feito para melhorar.

6. Economia compartilhada

Os blockchains são uma linha de criptografia utilizada em diversas funcionalidades, hoje tecnológicas, que protegem e facilitam a utilização dos usuários em várias plataformas e operações online. Um dos exemplos mais conhecidos é a utilização em transações por criptomoedas, como o Bitcoin.

O potencial do blockchain está na sua capacidade de mudar e reverter os sistemas econômicos tradicionais. Ele tem o potencial para transformar como os humanos transacionam.

Essa arquitetura pode ser aproveitada para facilitar pagamentos peer-to-peer, gerenciar registros, acompanhar objetos físicos e valor de transferência via contratos inteligentes.

As organizações agora estão analisando como podem gerenciar o desenvolvimento sustentável com novas tecnologias, não apenas para melhorar os processos internamente, mas também para os clientes.

A sustentabilidade dos negócios também ajudará as empresas a crescer, agregando valor a uma organização e melhorando a reputação, ao mesmo tempo ajudando a salvar o planeta.

Gostou de aprender como tornar seu ambiente mais sustentável? Acompanhe o blog da BHS e veja muito mais dicas como essa!