Com o aumento de casos suspeitos de Coronavírus no Brasil, grande parte das empresas já estão aderindo ao trabalho remoto como forma preventiva para evitar aglomerações e diminuir as chances de contágioCom isso, muitas empresas estão enfrentando o desafio de se adaptarem frente a segurança da informação. 

É preciso de práticas básicas de prevenção, como antivírus e proteção de dados, para que esses impactos sejam minimizados.  

Uma medida de contingência que pode ser eficaz nesse cenário é o backup em nuvem. Essa solução é uma forma extremamente eficaz de garantir que os dados do negócio fiquem armazenados em um ambiente seguro. Afinal, infraestruturas de cloud computing possuem uma série de regras de segurança e controle de acesso para reduzir ao máximo as brechas (físicas e virtuais) de tais ambientes.  

Tendo em vista que a perda de dispositivos ou mídias físicas contendo dados gerou um custo de US $ 3,92 milhões às empresas em 2019, as soluções de backup seguro não são apenas úteis, são uma necessidade. 

não é apenas para aqueles que não conseguem armazenar seus dados no local. Há muitas razões pelas quais os líderes de TI planejam implementar sistemas de recuperação de desastres baseados na nuvem em um futuro próximo.  

Este post aborda as perguntas mais comuns que as empresas têm sobre backup em nuvem e ajudará você a determinar qual papel essa solução pode ter em seus negócios. 

Por que backup e recuperação em nuvem? 

Uma solução de backup, recuperação e restauração na nuvem fornece a você um método econômico, seguro e confiável de recuperar e restaurar dados — a força vital dos seus negócios.  

O sistema restaura os dados independentemente da sua localização, incluindo arquivos individuais em seu formato nativo, para que você possa retomar as operações comerciais imediatamente. Ele também fornece uma solução flexível que aumenta conforme sua capacidade de armazenamento evolui, à medida que sua empresa cresce, ajudando a montar uma infraestrutura de TI gastando pouco. 

Além disso, o backup em nuvem oferece os seguintes benefícios: 

Benefício #1: O backup na nuvem é automático 

É recomendável que as empresas façam backup dos arquivos mais importantes diariamente e testem periodicamente se o backup está realmente funcionando. Apesar disso, menos da metade das empresas que possuem algum tipo de protocolo de backup de dados em vigor segue esta diretriz. (E isso não inclui todas as empresas que não têm nenhum plano para a recuperação de dados.)  

O que as impede? Falta de tempo e interrupção na jornada de trabalho. A ideia de pedir aos funcionários que interrompam o que estão fazendo todos os dias para fazer backup de dados que nunca podem ser recuperados simplesmente não parece um uso eficiente de seu tempo. 

Qual é a solução? Os sistemas de backup baseados em nuvem permitem que o processo diário de backup de seus dados seja amplamente automatizado, liberando os funcionários para se concentrarem no que fazem de melhor. Isso também elimina a necessidade de treinar um número cada vez maior de funcionários sobre como fazer backup de diferentes tipos de arquivos corretamente e verificá-los para garantir que as diretrizes sejam seguidas e os erros evitados. 

Benefício #2: O backup na nuvem reduz o tempo de inatividade 

O tempo de inatividade, independentemente da causa, pode prejudicar um negócio. Passar dias sem acesso a arquivos importantes não apenas leva à lentidão ou até à paralisação dos negócios, afetando enormemente a produtividade, mas também pode levar a reputação de uma empresa a ser atingida por clientes atuais e potenciais. 

A diferença entre pedir desculpas por uma hora de atraso e uma semana de atraso pode ser a diferença entre um ano lucrativo e um ano de clientes correndo para concorrentes que podem cumprir prazos. 

Quando todos os seus dados são armazenados na nuvem, não há necessidade de procurar por todos os espaços de armazenamento físico para essa e aquela informação. E quando o processo de recuperação é incorporado e testável a qualquer momento, você pode saber com antecedência exatamente o que seria necessário para que tudo voltasse a funcionar em caso de perda de dados. 

Benefício #3: O backup na nuvem é seguro fora do local 

Ninguém quer pensar em seu local de negócios como um local inseguro, mas ao ler as notícias sobre inundações em Belo Horizonte e deslizamentos no litoral de São Paulo, é impossível ignorar que o desastre pode ocorrer em qualquer lugar. 

Embora ninguém possa prever onde ou quando ocorrerão problemas que levem à perda de dados, é uma precaução sensata manter os dados de backup em um local isolado fisicamente do local em que os dados são normalmente armazenados. Dessa forma, não importa a gravidade da perda em nível local, os dados de backup permanecerão seguros.  

Benefício #4: Você pode acessar seus dados de backup de qualquer lugar 

Supondo que um desastre aconteça, o que você faz então? As evacuações podem deixar funcionários espalhados por todo o país. Mesmo em uma emergência altamente localizada, como um incêndio em um prédio ou um ataque cibernético, você precisa acessar seus dados rapidamente, sem estar no local.  

Com os sistemas de backup baseados em nuvem, você pode restaurar os dados perdidos de qualquer lugar do mundo. Não importa que você esteja em um hotel em São Paulo enquanto seus sistemas danificados estiverem no Rio de Janeiro. Se você fizer backup de seus dados na nuvem e tiver acesso à internet, poderá acessar as informações necessárias para colocar seus negócios em funcionamento novamente. 

Benefício #5: O backup em nuvem cresce com você 

Algumas empresas iniciantes preferem hospedar seus próprios servidores de backup no local para economizar dinheiro. E é verdade que esses métodos podem ser mais baratos no curto prazo, desde que você tenha tempo e conhecimento para atendê-los. Mas o objetivo de uma pequena empresa não é permanecer pequeno para sempre; o crescimento sempre faz parte do plano. 

É aqui que as coisas podem ficar complicadas com soluções exclusivamente no local. Uma empresa em expansão produz mais dados, exigindo mais servidores, espaço físico para armazená-los, controles climáticos para mantê-los, recursos humanos para gerenciá-los e sistemas para mantê-los seguros.  

Ao tentar encontrar um equilíbrio entre crescimento e risco, esse tipo de gasto nem sempre é responsável. Os backups em nuvem, por outro lado, aumentam sem esforço ao lado dos seus negócios, deixando você livre para se preocupar com o núcleo dos seus negócios, não com as soluções de armazenamento. 

O que significa nuvem pública, privada e híbrida? 

A nuvem pública refere-se ao modelo de computação em nuvem com o qual os serviços de TI são entregues pela Internet. O serviço pode ser gratuito, freemium ou baseado em assinatura, cobrado com base nos recursos de computação consumidos.  

A funcionalidade de computação pode variar de serviços comuns, como e-mail, aplicativos e armazenamento, até ambientes de infraestrutura usados ​​para desenvolvimento e teste de software. 

A nuvem privada refere-se à solução em nuvem dedicada ao uso por uma única organização. Os recursos do data center podem estar localizados no local ou operados por um fornecedor externo. Os recursos de computação são isolados e entregues por meio de uma rede privada segura e não são compartilhados com outros clientes. 

A nuvem privada é personalizável para atender às necessidades exclusivas de negócios e segurança da organização. Com maior visibilidade e controle da infraestrutura, as organizações podem operar cargas de trabalho de TI sensíveis à conformidade, sem comprometer a segurança e o desempenho anteriormente alcançados apenas com data centers locais dedicados. 

A nuvem híbrida refere-se ao ambiente de infraestrutura de nuvem que é uma mistura de soluções de nuvem pública e privada. Os recursos são tipicamente orquestrados como um ambiente de infraestrutura integrado.  

As cargas de trabalho de aplicativos e dados podem compartilhar os recursos entre a implantação de nuvem pública e privada com base nas políticas organizacionais e técnicas da empresa em torno de segurança, desempenho, escalabilidade, custo e eficiência, entre outros aspectos. 

Por exemplo, as organizações podem usar ambientes de nuvem privada para suas cargas de trabalho de TI e complementar a infraestrutura com recursos de nuvem pública para acomodar picos ocasionais no tráfego de rede.  

Como resultado, o acesso a capacidade de computação adicional não requer o alto CapEx de um ambiente de nuvem privada, mas é entregue como um serviço de TI de curto prazo por meio de uma solução de nuvem pública. O ambiente em si é perfeitamente integrado para garantir desempenho e escalabilidade ideais às mudanças nas necessidades dos negócios. 

Disponibilidade na nuvem: como garantir? 

Sua empresa continuará assumindo a responsabilidade pela segurança dos dados, mesmo ao transferir a responsabilidade de backup para um provedor de serviços de backup em nuvem.  

Você deve esperar que o seu provedor de serviços permita que você mantenha uma cópia local dos backups mais recentes, caso seja desconectado da nuvem. Seu provedor de serviços de backup em nuvem também precisará demonstrar que possui vários data centers para garantir que seus dados sejam protegidos por uma quantidade adequada de redundância de infraestrutura. 

Esses centros de dados também devem ser geograficamente diversos para aumentar a confiabilidade em caso de desastre natural ou queda de energia. 

Juntamente com um Plano de Recuperação de Desastres, seu provedor também deve demonstrar um Plano de Continuidade de Negócios que descreve como ele lidará com diversas contingências. 

Backup em nuvem é seguro? 

Os problemas relacionados à segurança da nuvem são um pouco complexos, mas se enquadram em duas grandes categorias: 

  • Problemas de segurança enfrentados pelos provedores de nuvem (organizações que fornecem software, plataforma ou infraestrutura como serviço via nuvem); 
  • Problemas de segurança enfrentados por seus clientes (empresas ou organizações que hospedam aplicativos ou armazenam dados na nuvem) 

Há preocupações de que a computação em nuvem seja inerentemente menos segura do que as abordagens tradicionais. A paranóia se deve em grande parte ao fato de a própria abordagem parecer insegura, com os dados armazenados em servidores e sistemas que você não possui ou controla.  

No entanto, a segurança da computação em nuvem oferece uma variedade de opções para garantir que seus dados sejam criptografados e armazenados de forma segura. 

Os fornecedores e empresas de armazenamento em nuvem compartilham a responsabilidade pela segurança do armazenamento em nuvem. Os provedores de armazenamento implementam proteções de linha de base para suas plataformas e os dados que processam, como autenticação, controle de acesso e criptografia.  

A partir daí, a maioria das empresas complementa essas proteções com medidas próprias de segurança para aumentar a proteção de dados na nuvem e aumentar o acesso a informações confidenciais na nuvem. 

Controles de segurança na nuvem 

Esses controles são implementados para proteger qualquer ponto fraco do sistema e reduzir o efeito de um ataque. Embora existam muitos tipos de controles atrás de uma arquitetura de segurança na nuvem, eles geralmente podem ser encontrados em uma das seguintes categorias. 

Criptografia de dados na nuvem 

Para manter os dados seguros, a linha de frente da defesa de qualquer sistema em nuvem é a criptografia. Os métodos de criptografia utilizam algoritmos complexos para ocultar informações protegidas na nuvem.  

Para decifrar arquivos criptografados, os possíveis hackers precisariam da chave de criptografia. Embora as informações criptografadas não sejam 100% ilegíveis, a descriptografia exige uma enorme quantidade de poder de processamento do computador, software forense e muito tempo. 

A criptografia de dados na nuvem é o processo de transformação ou codificação de dados antes de serem movidos para o armazenamento na nuvem. Normalmente, os provedores de serviços em nuvem oferecem serviços de criptografia — que variam de uma conexão criptografada a criptografia limitada de dados confidenciais — e fornecem chaves de criptografia para descriptografar os dados conforme necessário. 

A criptografia de dados é considerada uma das abordagens mais eficazes para segurança de dados, misturando o conteúdo de qualquer sistema, banco de dados ou arquivo de maneira que seja impossível decifrar sem uma chave de descriptografia.  

Aplicando a criptografia e praticando o gerenciamento seguro de chaves de criptografia, as empresas podem garantir que apenas usuários autorizados tenham acesso a dados confidenciais. Mesmo se perdidos, roubados ou acessados sem autorização, os dados criptografados são ilegíveis e essencialmente sem sentido sem a sua chave. 

Alguns serviços em nuvem fornecem criptografia e descriptografia local de seus arquivos, além de armazenamento e backup. Isso significa que o serviço cuida da criptografia dos arquivos no seu próprio computador e do armazenamento seguro na nuvem. 

Conclusão 

As opções de backup, recuperação e restauração na nuvem surgiram como um método seguro, econômico e confiável de proteger o grande volume de informações corporativas geradas diariamente. E nesse cenário de incertezas, o acesso remoto e a mobilidade que encontramos em um backup na nuvem é imprescindível. 

Basta ter um dispositivo com acesso à internet em qualquer lugar do mundo, que sua empresa pode disponibilizar seus serviços e arquivos através da nuvem a todos os colaboradores, lembrando sempre das boas práticas de proteção de dados e segurança 

Portanto, um sistema de backup baseado em nuvemé sem dúvidas uma solução importantíssima para modernização da sua empresa, mas requer cuidado ao implementar em seu negócio 

Windows Virtual Desktop é um serviço da Microsoft para virtualização de desktops e aplicativos. Uma máquina virtual que pode ser acessada de múltiplos locais e dispositivos que contêm a virtualização de desktops e dispositivos móveis.