Está acontecendo uma revolução na tecnologia, o que significa que a TI como a conhecíamos antes não é a mais a mesma. Profissionais que desejam obter sucesso nessa área precisam investir pesado (e continuamente) na sua capacitação, garantindo que possuem as habilidades mais exigidas no mercado.

Existem diversos cursos em TI disponíveis para profissionais que buscam crescimento. Você não precisa fazer todos — mas certamente se especializar em alguns desses temas fará a diferença na hora de conquistar as melhores posições de TI!

Pensando em te ajudar, separamos abaixo alguns dos tópicos que você pode procurar se especializar por meio de cursos em TI para impulsionar sua carreira em 2022!

Cursos em TI: 6 áreas de tecnologia que estão bombando

Existem duas frentes de cursos em TI que você pode trabalhar para impulsionar sua carreira no mercado de TI. A primeira está ligada aos conhecimentos técnicos e a sub-área dentro da TI em que você deseja trabalhar.

O mercado busca profissionais especializados, o que significa que você deverá escolher uma (no máximo duas) sub-áreas de especialização. Seja qual for a escolha, é fundamental investir em atualização contínua, uma vez que a tecnologia está mudando a velocidades sem precedentes.

Conheça abaixo as principais sub-áreas da TI que estão bombando na atualidade:

1. Segurança

A segurança deve ser fundamental para qualquer equipe de TI. Começar em uma função de suporte técnico, rede ou administração de sistema pode apresentar conceitos que são úteis para fins de segurança. As habilidades a seguir podem ajudá-lo a se qualificar para cargos de segurança de TI, como analista de segurança da informação, no nível básico e além.

  • Familiaridade com segurança física, de rede e de software;

  • Instalação de firewalls e roteadores;

  • Criptografia de dados;

  • Estratégia de mitigação de riscos e análise de ameaças;

  • Conhecimento de regulamentos e padrões de conformidade como PCI-DSS, HIPAA e CCPA;

  • Hacking ético e testes de penetração.

2. Programação

Saber programar será imprescindível para quem deseja desenvolver softwares, aplicações web e websites. Também será útil para trabalhadores de TI que desejam automatizar tarefas. As linguagens abaixo são comumente solicitadas aos programadores e também podem ser solicitadas aos profissionais de TI. Você pode começar navegando pelos cursos de linguagem de programação.

  • Python;

  • C++;

  • JavaScript;

  • Ruby;

  • PowerShell.

3. Sistemas e redes

Certificar-se de que os sistemas e redes de computadores estejam operando sem problemas é fundamental para o trabalho de uma equipe de TI. As funções típicas especializadas neste conjunto de habilidades incluem administradores de sistema e administradores de rede. As habilidades de sistema e rede também podem ser úteis para trabalhar em administração de nuvem ou segurança. Em um nível básico, essas habilidades incluem:

  • Administração de diversos sistemas operacionais como Windows, Linux ou Mac;

  • Instalação e configuração de hardware e software de computador;

  • Administração e aplicativos na nuvem;

  • Manutenção de redes locais (LAN), redes de longa distância (WAN), redes de área de armazenamento (SAN) e redes privadas virtuais (VPNs);

  • Solução de problemas de rede;

  • Apoio aos funcionários com problemas técnicos.

4. Análise de dados

Ser capaz de analisar dados será útil para várias tarefas de TI. O monitoramento de dados de desempenho pode ajudar as equipes a encontrar ameaças de segurança ou ver onde existem ineficiências em suas operações. Os profissionais que trabalham com dados na área de TI, incluem administradores de banco de dados e engenheiros de dados. Algumas habilidades incluem:

  • SQL;

  • Estatisticas;

  • Big Data.

5. DevOps

DevOps – uma combinação de “desenvolvimento” e “operações” – atua como uma ponte entre as equipes de desenvolvimento de software e de TI. Embora seja um campo em si, as habilidades de DevOps podem ajudar nos aspectos de TI e de desenvolvimento da administração de uma organização. Trabalhar em DevOps pode significar se tornar um engenheiro de DevOps. Você pode precisar das seguintes habilidades:

  • Compreensão da teoria de entrega contínua;

  • Tecnologias de contêiner como Docker ou Kubernetes;

  • Linguagens de script como Python, Ruby e C;

  • Familiaridade com operações na nuvem.

6. Aprendizado de máquina

Uma habilidade útil para programadores e profissionais de dados, o aprendizado de máquina, um subconjunto da inteligência artificial, tornou-se uma das habilidades mais importantes para aprender na esfera da tecnologia. Você pode começar a aprender habilidades básicas por meio de cursos de aprendizado de máquina on-line. As habilidades específicas associadas ao aprendizado de máquina podem incluir:

  • Algoritmos paramétricos e não paramétricos

  • Kernels

  • Agrupamento

  • Técnicas de aprendizado profundo

Cursos em TI: 5 habilidades pessoais para desenvolver

Além do conhecimento técnico, todo profissional de TI deve investir em melhorar suas soft skills, aquelas habilidades pessoais que te tornarão um profissional diferenciado no mercado.

Diferentemente das habilidades técnicas, aqui você deve investir no máximo de soft skills quanto possível. Quanto mais habilidades você tiver desenvolvido neste âmbito, melhores serão suas chances de se posicionar bem ao candidatar para as principais vagas.

Veja abaixo as soft skills mais valorizadas no mercado:

1. Comunicação e oratória

A comunicação eficaz é fundamental e é uma “arte” que todos os profissionais de TI devem aprender a dominar. Uma ideia brilhante só é verdadeiramente brilhante se puder ser compreendida clara e plenamente pelos outros. É por isso que para a grande maioria de vagas do mercado (especialmente as melhores), a boa comunicação oral é uma das habilidades sociais mais procuradas.

Além de saber se comunicar com seus colegas, também é um forte diferencial saber apresentar suas ideias. Muitos profissionais sofrem de um medo tangível de falar em público. No entanto, esse “talento” é uma das habilidades que pode e deve ser desenvolvida para aprimorar sua carreira.

A Udemy possui diversos cursos de comunicação e oratória bem em conta. Você pode dar uma olhada em algumas das opções clicando aqui.

2. Redação de negócios eficaz

Além de falar bem, você também deve escrever bem. Todos nós já ouvimos histórias sobre candidatos altamente qualificados que não verificaram a ortografia ou gramática do currículo antes de se candidatarem a um emprego. Esses erros simples não surgem apenas na fase de recrutamento – muitas empresas sofrem com a falta de habilidades de escrita eficazes durante o trabalho.

De e-mails a casos de negócios e propostas de clientes, quanto melhores forem suas habilidades de escrita, melhor será a impressão que você causará nas pessoas ao seu redor. Por isso, ter habilidades impecáveis de redação empresarial é fundamental.

O Portal Idea oferece um curso de redação empresarial gratuito, com possibilidade de emissão de certificado. Clique aqui e dê uma olhada.

3. Resolução de problemas e criatividade

Os empregadores querem profissionais que saibam como e quando resolver problemas de forma independente e quando pedir ajuda. Mais do que isso, eles buscam pessoas que sejam criativas para propor soluções inovadoras para suas principais demandas.

Tais soluções dependem inteiramente do pensamento crítico e de muita criatividade, porque às vezes as melhores soluções não são as óbvias. E ao contrário do que muitos pensam, isso pode sim ser treinado — mesmo que você não se considere, agora, um profissional criativo.

A plataforma AprendeAí oferece um curso de criatividade e resolução de problemas na prática. Dá uma conferida clicando aqui.

4. Gerenciamento de tempo

O processo de planejar e exercer controle consciente do tempo gasto em atividades específicas gera mais eficiência ou produtividade. Todos nós sabemos disso, mas a maioria de nós nunca é ensinada a chegar na hora, planejar uma semana, um mês ou mesmo um dia de nossas vidas com eficiência, muito menos um projeto de seis meses envolvendo uma equipe de pessoas.

O que está faltando são técnicas simples, mas incrivelmente eficazes, que podem ser desenvolvidas por meio de cursos em TI para tornar nossa vida profissional mais produtiva e fácil de gerenciar. Em outras palavras, o que falta é um gerenciamento de tempo eficaz.

Existem diversos cursos de gerenciamento de tempo. O próprio Senac de São Paulo oferece um curso remoto. Você pode saber mais detalhes clicando aqui.

5. Habilidades de negociação

‘A arte da negociação’ é uma frase que tem estado no olho do público nos últimos anos. Faz a negociação parecer um truque abstrato só alcançável por uma minoria talentosa. Na realidade, a necessidade de habilidades de negociação sólidas é crucial para muitas funções de TI.

Toda negociação começa com um cuidadoso processo de preparação, desdobra-se dentro de um formato previsível e conta com compreensão, empatia, comunicação cuidadosa e, acima de tudo, compromisso.

A Fundação Getúlio Vargas oferece um ótimo curso para treinar suas habilidades de comunicação. Clique aqui e saiba mais!

Seja qual for sua escolha de especialização na TI, a área como um todo está em amplo crescimento, oferecendo diversas oportunidades para os profissionais que decidirem seguir esse caminho. No entanto, estudar e aperfeiçoar suas habilidades com cursos em TI é fundamental para assegurar as melhores colocações.

A BHS possui diversas vagas abertas para profissionais da área! Clique aqui e veja se alguma contempla o seu perfil.