O backup de dados e recuperação de desastres se tornaram questões críticas para as empresas. Seja a imprevisibilidade das intempéries da natureza ou um malware tentando coletar seus dados, há mais ameaças do que nunca à continuidade de seus negócios. Mas o que, exatamente, significa “Disaster Recovery”, e como essa estratégia pode prevenir isso? 

Essencialmente, o Disaster Recovery, ou recuperação de desastres, é um planejamento baseado em segurança e uma atividade preventiva que visa proteger sua empresa contra perda de dados e tempo de inatividade causados ​​por eventos inesperados, como desastres naturais, ameaças online, ameaças internas ou qualquer outra ameaça à continuidade dos negócios.

O Disaster Recovery é importante porque os dados, hoje, são a força vital de qualquer organização. Isso significa que a recuperação de desastres eficaz é absolutamente crucial para a sobrevivência e a saúde da maioria das empresas. E, embora a definição de Disaster Recovery esteja clara, muitas organizações ainda lutam na hora de criar sua estratégia.

Mas não se preocupe, a BHS está aqui para ajudar! Criamos este artigo para descrever os conceitos básicos de como a recuperação de desastres  funciona e quais são as etapas envolvidas em sua implementação. Continue lendo e aprenda!

1. Escolha um lugar para armazenar seus dados

O primeiro passo para uma estratégia de Disaster Recovery é decidir onde fazer backup dos seus dados: backup tradicional ou na nuvem. 

Com o backup tradicional, uma ou mais cópias de todos os seus arquivos e programas de missão crítica são criadas para que possam ser carregadas em seu hardware e máquinas em caso de falha do sistema. Antigamente, isso significava backups armazenados em CDs, pen drives e discos rígidos externos.

Mais recentemente, esses tipos de backup ficaram desatualizados porque apresentam várias desvantagens que podem causar dificuldades. A principal das dificuldades com o backup de armazenamento portátil é que seus arquivos e programas não são atualizados em tempo real, mas devem ser atualizados manualmente. 

Essa não é a única desvantagem do backup de dados tradicional. Os problemas com os métodos tradicionais de backup de dados incluem: 

  • Tempo de inatividade excessivo devido à restauração lenta por dispositivo;
  • Perda de dados devido a roubo ou extravio de dispositivos de armazenamento de hardware físico;
  • Segurança ou proteção de criptografia fraca ou inconsistente;
  • Barreiras operacionais ou financeiras à escalabilidade em várias máquinas ou redes;
  • Perda de dados permanente quando a cópia original e a cópia de backup são destruídas pelo mesmo evento de perda de dados.

Atualmente, a maioria das empresas pode obter o máximo de benefícios fazendo backup de seus dados na nuvem. Com a computação em nuvem, o backup e a recuperação de dados são muito mais fáceis e confiáveis ​​de implementar e, ao mesmo tempo, muito mais seguros.

Isso ocorre porque quando você tira proveito da computação em nuvem, todos os seus dados e programas de missão crítica são armazenados em servidores remotos em data centers profissionais e acessados ​​com segurança de qualquer dispositivo acessível pela Internet.

Esses data centers têm criptografia de nível militar, bem como vários níveis de redundância que garantem que você tenha várias opções alternativas de backup. Eles também estão fora do seu negócio, portanto, mesmo que um desastre destrua todo o seu prédio, seus dados estarão prontos e esperando para serem restaurados.

Além disso, com a computação em nuvem, seus arquivos e programas críticos podem ser atualizados em tempo real, o que significa que seu backup reflete todas as atualizações de trabalho mais recentes.

2. Desenvolva um plano de Disaster Recovery

Temos o “onde” fazer o backup de seus dados. E agora? Agora você precisa de um plano, mas não qualquer plano. Um bom plano de recuperação de desastres é uma lista extensa, se não exaustiva, de todos os seus sistemas e dados de missão crítica, como eles serão restaurados, o prazo para restauração e quem os restaurará. 

Isso é muito mais complexo do que pode parecer. Durante a eventualidade de um desastre natural ou outro incidente de perda de dados, cada minuto perdido é dinheiro que a empresa está perdendo. Quanto mais tempo seus sistemas estiverem inativos, mais dinheiro o negócio perderá. Sem mencionar a reputação, nos casos de vazamentos por falhas de segurança ou ataques cibernéticos. 

Um plano de recuperação de desastres poderoso e bem construído protege seus resultados e a reputação de sua empresa, minimizando o tempo de inatividade e evitando a perda de dados. E não importa o seu setor, o plano sempre terá alguns detalhes cruciais.

Elementos mínimos que um plano de recuperação de desastres eficaz deve abranger:

  • Quem será responsável caso ocorra um evento de perda de dados ou desastre natural;
  • As informações de contato de todos os funcionários de missão crítica que apoiarão a recuperação de sua tecnologia de negócios;
  • Uma lista que prioriza programas e dados críticos que você deve ter para voltar ao trabalho;
  • Um plano de comunicação com responsabilidades atribuídas a cada funcionário para retomar as operações de rede;
  • Um mapa de todos os sistemas e tecnologias que exigirão restauração;
  • As etapas para restaurar o serviço de todos os seus fornecedores, incluindo provedores de serviços em nuvem, instalações de armazenamento de backup de dados e quaisquer provedores de programas de missão crítica. 

Tenha em mente que os elementos e a execução de um plano de Disaster Recovery são mais complexos do que apenas esta lista. Mas esses padrões mínimos devem ser suficientes para começar a construir um plano eficaz que minimize o tempo de inatividade e proteja sua empresa contra perda de dados

3. Inclua o planejamento de continuidade de negócios

Nem sempre é preciso um desastre completo para derrubar seus negócios. Muitas empresas experimentam tempo de inatividade como resultado de incidentes menores que não envolvem perda de dados, mas interrompem as operações comerciais. 

Seja uma interrupção na internet ou programas de missão crítica que não respondem, um plano de continuidade de negócios descreve suas respostas a problemas que tornam seu fluxo de trabalho lento ou interrompido. Muitas vezes, faz sentido delinear seu plano de continuidade de negócios enquanto você desenvolve seu plano de recuperação de desastres, porque haverá sobreposição em algumas das estratégias e respostas. 

Também é uma boa ideia contratar assistência profissional quando se trata de planejamento de continuidade de negócios. Se você já usa um Provedor de Serviços Gerenciados (MSP), há uma boa chance de que eles já ofereçam essa assistência. Também pode ser uma parte do seu contrato atual. 

Se você não está trabalhando atualmente com um MSP, certamente pode tentar montar um plano de continuidade de negócios por conta própria. Para fazer isso, seu departamento de TI interno e outras equipes de gerenciamento terão que colaborar em como seus processos de negócios, comunicações e tecnologia para operar seus negócios diariamente e planejar como será a resposta à perda de vários recursos individuais.

4. Realize uma auditoria de recuperação de desastres 

Agora você precisa determinar se seu plano e seu serviço de backup funcionam conforme o esperado. A grande questão aqui é: como você pode saber se o seu plano vai funcionar quando chegar a hora? A resposta é auditoria e teste de recuperação de desastres. 

Ao reservar um tempo para auditar seu plano quanto à eficácia e conclusão antes que ocorra um desastre, você terá a melhor chance de evitar o tempo de inatividade se as coisas não saírem conforme o planejado. Para uma auditoria de recuperação de desastres bem-sucedida você deve seguir os seguintes passos:

  1. Revise seu plano extensivamente: as coisas mudam, tanto em suas operações de negócios quanto em suas necessidades de continuidade. Ao percorrer seu plano em detalhes, você pode responder a perguntas e preocupações que surgem enquanto atualiza o conhecimento de todos sobre suas responsabilidades contínuas de recuperação de desastres;
  2. Faça uma simulação de mesa: pense nisso como o teste do elemento humano para o seu plano. Crie um cenário simulado em que você senta sua equipe e exige que todos os membros demonstrem que conhecem suas responsabilidades caso ocorra um desastre ou um evento de perda de dados. Ao fazer isso, você pode identificar quaisquer erros de documentação, bem como qualquer informação faltante ou inconsistente que possa causar o fracasso do plano;
  3. Faça uma simulação de sistemas: agora que você realizou uma revisão de plano e um teste de mesa, ainda não está pronto para executar um teste ao vivo. Em vez disso, é hora de executar uma simulação de sistemas. Pense nisso como o teste simulado do sistema e dos elementos de tecnologia em seu plano. Parte desta etapa envolverá seus vários recursos de continuidade ou sites de recuperação individualmente em diferentes pontos. O objetivo aqui é criar uma variedade de cenários de tempo de inatividade e perda de dados para ver como seu plano muda com cada um deles. Trabalhando em tantos cenários quanto possível, você pode fornecer ao seu plano o melhor teste de seus sucessos e vulnerabilidades.

Novamente, há mais para testar e auditar seu plano do que essas três etapas, mas elas serão um bom começo. É altamente recomendável contratar os serviços de um MSP para desenvolver e testar seu plano. Além disso, assim como testar seu plano de recuperação de desastres, é uma boa ideia testar periodicamente seu serviço de backup para garantir que ele seja feito corretamente.

Conclusão

Os ambientes de TI de hoje estão mudando o tempo todo. O que antes era um ambiente corporativo único no local, muitas vezes evoluiu para um ambiente de TI híbrido que inclui nuvens privadas e públicas e soluções de software como serviço (SaaS). É por isso que as principais empresas estão desenvolvendo planos de Disaster Recovery que não apenas protegem seus negócios hoje, mas também continuarão a proteger seus negócios no futuro. 

Ao procurar o parceiro certo para ajudar com suas necessidades de recuperação de desastres, é importante estar ciente de que algumas ofertas de prontas para uso podem oferecer uma opção de custo mais baixo, mas não oferecerão serviços de consultoria ou recursos-chave.

Para identificar adequadamente os serviços e recursos que seus negócios devem proteger, os líderes de TI mais inovadores estão escolhendo parceiros que oferecem uma abordagem consultiva. Essa estratégia melhora a capacidade da organização de superar interrupções e garante que o plano de Disaster Recovery proteja o ambiente em caso de interrupção.

Para saber mais sobre como essa abordagem funciona, entre em contato com a BHS e converse com um dos nossos consultores!