Imagine a seguinte situação. Você é responsável pelas operações de tecnologia de uma empresa. Seu departamento de TI interno está sobrecarregado, fornecendo suporte em vários fusos horários.

Pontos cegos de monitoramento de aplicativos, falhas de infraestrutura ou outras interrupções podem fazer com que os custos de suporte aumentem inesperadamente. Sempre que seu único especialista residente em uma tecnologia específica fica doente, você se pega rezando para que nada dê errado.

Essas e outras vulnerabilidades podem tê-lo convencido de que é hora de procurar ajuda fora de sua organização.

“Precisamos do outsourcing de TI”, você pode dizer e passar a procurar empresas que se anunciem como provedores de serviços de terceirização com custo adequado. No entanto, seu tempo pode ser mais bem gasto procurando um provedor de serviços gerenciados.

Mas como ter certeza de qual é o mais indicado? Para entender as diferenças entre “outsourcing” e “serviços gerenciados”, é necessário primeiro definir os dois termos e destacar algumas das vantagens que normalmente estão associadas a cada um.

Entendendo o outsourcing de TI

O outsourcing (terceirização) pode ser definido como a delegação de atividades de negócios planejadas ou existentes para uma organização externa. O trabalho que você delega poderia, teoricamente, ser realizado internamente, mas contar com a ajuda de terceiros pode reduzir os custos de equipamentos, tecnologia, aluguel e mão de obra e permitir que você se concentre nas atividades principais.

Fundamentalmente, a terceirização está associada a atividades e processos estritamente definidos, em vez de estratégias mais amplas. Você solicita à organização terceirizada que execute as atividades de negócios que você precisa e eles realizam essas atividades. Você paga a eles por seus serviços, mas o que você paga pode ser muito menor do que os custos de fazer essas atividades sozinho.

O que está incluído no outsourcing de TI?

Embora as tarefas individuais possam ser incrivelmente abrangentes, alguns exemplos de outsourcing de TI incluem o seguinte:

  • Suporte a aplicativos;
  • Telecomunicações;
  • Suporte técnico;
  • Recuperação de desastres;
  • Instalação e suporte de infraestrutura;
  • Gerenciamento de datacenter;
  • Gerenciamento e configuração de e-mail;
  • Segurança e proteção contra ameaças.

Entendendo os serviços gerenciados

Os serviços gerenciados referem-se à contratação de uma organização externa para um suporte muito mais abrangente. Com essa abordagem, em vez de delegar tarefas ou operações bastante restritas e específicas a terceiros, eles adotarão uma abordagem muito mais holística, e o pagamento ocorre com base no tipo de assinatura.

Com provedores de outsourcing de TI, por exemplo, você pode terceirizar uma tarefa de TI específica para outra organização, enquanto um provedor de serviços gerenciados o ajudará de forma mais estratégica, assumindo o gerenciamento de sua infraestrutura de TI, oferecendo conselhos sobre melhorias que você pode fazer e interesse em seu sucesso a longo prazo.

Simplificando, um provedor de serviços gerenciados será um especialista em uma determinada área, como suporte de TI para pequenas empresas, e poderá usar sua experiência para gerenciar esse aspecto do seu negócio de forma mais eficaz.

O que está incluído nos serviços gerenciados?

Muitas das tarefas que os provedores de serviços gerenciados oferecem são semelhantes às dos serviços de outsourcing ou estão incluídas em uma abordagem mais abrangente. Além de serviços típicos, como suporte técnico e instalação de hardware, os provedores de serviços gerenciados podem ajudar em tarefas mais amplas, como:

  • Identificação de pontos fracos de segurança;
  • Otimização das velocidades de operação;
  • Monitoramento da atividade da rede;
  • Realização de manutenção contínua;
  • Avaliação de rede e segurança;
  • Gerenciamento de dispositivos móveis em toda a empresa.

Qual a diferença entre serviços gerenciados e outsourcing?

Embora os termos serviços gerenciados e outsourcing sejam frequentemente usados ​​de forma intercambiável, você provavelmente já percebeu que existem diferenças importantes.

Os serviços gerenciados são apenas um estilo de suporte sob o amplo guarda-chuva que é a TI terceirizada. Sob esse mesmo guarda-chuva estão outras ofertas de serviços mais tradicionais, como reparos rápidos e acordos de curto prazo que ainda são considerados terceirizados.

O modelo de negócios de serviços gerenciados é mais uma parceria do que um serviço único. Sua integração na equipe os torna incrivelmente valiosos para coletar insights exclusivos e impulsionar os negócios a novos patamares.

Em comparação, o outsourcing lida com tarefas mais específicas e únicas, como corrigir problemas à medida que aparecem. Eles não tentarão melhorar seus sistemas em uma abordagem holística; em vez disso, eles apenas corrigirão o problema específico para o qual você os contratou.

Em ambos os casos, você obtém os benefícios de:

  • Especialistas na área. Um provedor com talento e treinamento regular mantém sua assistência técnica de primeira linha;
  • Melhor hardware e software. Devido ao modelo de negócios dessas empresas, eles têm e fornecem acesso a ferramentas, programas e recursos atualizados. A segurança de dados também é uma prioridade;
  • Uso flexível. Você não paga por um departamento de TI interno que pode ser difícil de gerenciar ou mais caro do que o necessário. Além disso, sua assistência de TI pode ser dimensionada junto com sua empresa;
  • Mais liberdade para focar no negócio. Se você estiver gastando menos energia trabalhando em sua tecnologia, terá mais tempo para se concentrar em melhorar as práticas de negócios e alcançar seus objetivos.

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