O Microsoft Build 2023 — conferência anual voltada especialmente para desenvolvedores de software e profissionais de tecnologia —, que aconteceu entre os dias 23 a 25 de maio, trouxe uma série de novos recursos sobre produtos e serviços Microsoft.

As mais de 50 novidades divulgadas estão, em sua maioria, voltadas para a incorporação da inteligência artificial em seus produtos e serviços.

Além do cenário inovador da IA, a empresa também anunciou aprimoramentos nas ferramentas para negócios, na usabilidade do sistema operacional e na segurança para os usuários.

Caso você não tenha acompanhado o evento e queira saber mais sobre todas as inovações tecnológicas da gigante dos PCs, fique tranquilo! Iremos dar mais detalhes das principais novidades divulgadas.

Windows Copilot, a grande atração da Microsoft em 2023

Se você é um usuário assíduo do Cortana, pode se despedir. Isso porque a Microsoft decidiu descontinuar o assistente digital para incorporar o Windows Copilot, o assistente de inteligência artificial.

No Windows 11, o Copilot estará integrado à barra de tarefas. Ao clicar nele, o usuário será capaz de ter resumos, reescritas e explicações de texto em qualquer um dos aplicativos. Além disso, o Copilot permite que o usuário faça ajustes nas configurações do PC.

“Ele transforma qualquer usuário em um super usuário, ajudando a tomar ações, customizar configurações, e conectar pelos aplicativos preferidos”, explicou Panos Panay, chefe da divisão de Windows e dispositivos da Microsoft, durante o evento.

Antes de disponibilizar a nova ferramenta de IA para a maioria dos usuários, a Microsoft fará testes públicos com alguns usuários do Windows 11 já no próximo mês.

ChatGPT terá o Bing como buscador oficial

Outra grande inovação tecnológica divulgada pela Microsoft, é a integração profunda ao Bing, seu buscador, com o ChatGPT. Isso permitirá que a IA forneça aos usuários dados precisos e atualizados.

Atualmente, o ChatGPT pode fornecer informações desatualizadas e, em alguns casos, incorretas.

Além disso, a empresa anunciou seu compromisso em adotar o padrão aberto de plugins e extensões do ChatGPT em seus produtos.

Isso significa que as extensões desenvolvidas para o ChatGPT serão compatíveis com o Windows 11, Bing, Microsoft 365 e qualquer outro produto da Microsoft — incluindo também produtos de outras empresas que utilizem essa tecnologia, como os navegadores Chrome e o Firefox.

Edge integrado ao Office 365 Copilot

Ainda surfando na tendência da usabilidade otimizada de ferramentas com IA, a Microsoft pretende unir o 365 Copilot ao navegador Edge.

Durante o Microsoft Build, a empresa explicou que a funcionalidade vai permitir que o usuário utilize o conteúdo do site que está sendo visualizado para auxiliá-lo em projetos nos aplicativos do Microsoft 365.

A ferramenta deve ajudá-lo a fazer coisas como: adicionar dados a uma planilha, redigir um e-mail, entre muitas outras coisas.

Reviews e resumos da Microsoft Store produzidos com IA

A Microsoft utilizará a IA para a criação de reviews e resumos de apps e jogos disponíveis na Microsoft Store.

A ferramenta será empregada para resumir os comentários feitos pelos usuários, fornecendo os pontos mais relevantes de forma simplificada.

O objetivo é facilitar a compreensão das análises e descrições produzidas por outros usuários.

Instantaneidade nas atualizações do Windows 11

Outra grande novidade divulgada pela Microsoft Build 2023 é a possibilidade do Windows 11 de, agora, receber atualizações assim que estiverem disponíveis.

Essa função procura manter o PC atualizado com as últimas melhorias do sistema e garantir uma maior proteção contra vulnerabilidades.

Apenas os usuários que ativarem essa configuração no Windows Update terão acesso às atualizações em primeira mão. Os demais continuarão recebendo as atualizações de forma gradual, considerando a versão instalada, o último patch e a região.

Sistema Operacional com mais segurança e suporte a Bluetooth LE

A fim de melhorar a segurança geral do sistema, a Microsoft introduzirá um recurso de alerta no Windows para notificar os usuários sobre problemas em suas contas, como logins indevidos e falhas de sincronização.

Haverá a opção de usar tokens de segurança para restringir o acesso a aplicativos sensíveis. O sistema também permitirá a criação de isolamentos para aplicativos Win32, proporcionando maior proteção contra malware e acesso não autorizado.

É importante lembrar que a maioria dos recursos será lançada permanentemente, enquanto alguns continuam em fase de testes.

Outra grande novidade para o sistema operacional é o suporte para Bluetooth LE. Essa inovação tecnológica permite reduzir o consumo de energia de dispositivos conectados sem fio, ao mesmo tempo em que melhora a qualidade do áudio.

Essa nova ferramenta fará com que a conexão de dispositivos seja mais eficiente e o usuário tenha uma experiência de áudio aprimorada.

Conclusão

Com esse pequeno “aperitivo” que trouxemos para vocês, é possível perceber que as novidades anunciadas pela Microsoft marcam um avanço significativo na evolução e tendência do ChatGPT e de outras soluções em tecnologia.

Se você ficou curioso para saber quais são os outros lançamentos divulgados no evento, acesse o site oficial da Microsoft Build 2023.