Excelência na entrega e alta performance: Outsourcing de TI na corrida do PIX

Cliente

BANCO BS2 PIX

Serviço

bhs Outsourcing

“O trabalho e a sinergia foram tão bons que o time que desenvolveu o PIX e o implantou é o mesmo que está cuidado da evolução e da sustentação da funcionalidade.”

Gilberto Gomes, Gestor de Projetos no Banco BS2

CONHECENDO O CLIENTE

O BS2 é uma evolução do antigo Banco Bonsucesso, uma instituição que há 29 anos vem transformando e modernizando o mercado financeiro.

Desde 2017, após reestruturação da marca, o BS2 se reposicionou como um hub de produtos e serviços financeiros, com uma plataforma digital completa, para pessoas físicas e jurídicas.

Entre as principais atividades da empresa está em responder juridicamente ao Banco Central do Brasil, que no ano de 2020 determinou a criação do PIX, um sistema de pagamentos instantâneos obrigatório para instituições financeiras acima de 500.000 clientes. O intuito seria fornecer alternativas melhores em relação a outras formas de pagamento.

A CORRIDA DO PIX

Havia mais de 97 bilhões de reais em jogo para as 980 instituições financeiras participantes, que tinham de estar de acordo com uma série de critérios exigidos pelo BC e deveriam ser altamente adaptáveis às mudanças que surgissem ao longo do planejamento.

Entre as exigências, o modelo tinha que ser 24/7, ter um tempo de transferência de até 10 segundos e pessoas físicas não poderiam ser tarifadas. Seguindo essas diretrizes, com ajuda de uma equipe altamente qualificada, adaptada e flexível, que o BS2 foi o primeiro banco digital 100% homologado pelo Banco Central, apto a operar a nova plataforma de transferências.

O BS2 foi a primeira instituição financeira a ser aprovada em todos os testes de capacidade e performance, funcionalidade do registro de chaves e no novo projeto de aplicativo, um sucesso garantido que contou com a participação do serviço de Outsourcing da BHS, que compôs 60% da equipe e que, ao longo do projeto, amigavelmente ganhou o nome de Time PIX.

DESAFIOS

Por se tratar de um projeto novo e dinâmico, o BS2, obcecado em conseguir os melhores resultados, buscou a BHS para encontrar, recrutar e alocar excelentes profissionais de TI, de especialidades variadas, com forte espírito de liderança, senso de responsabilidade e alta colaboração.

O desenvolvimento do projeto começou em meados de março, no início da pandemia no Brasil, logo, tudo foi executado em home office, desde os primeiros esboços até os testes e a implementação final. Uma equipe totalmente gerenciada à distância, com um time que até então não se conhecia pessoalmente, enfrentou também os desafios da comunicação durante a execução do trabalho.

Um dos maiores desafios foi o próprio escopo do projeto. Por ser uma funcionalidade totalmente nova, as diretrizes passavam por constantes redefinições a partir do próprio Banco Central.  Mais uma vez, a equipe se superou no quesito adaptabilidade e o BS2 conseguiu concluir o projeto sem qualquer atraso no cronograma, dentro do custo esperado e com excelente padrão de qualidade.

SOLUÇÃO

O comprometimento da equipe com o projeto, a execução extremamente qualificada e a atenção aos detalhes foram fatores determinantes para o sucesso das fases finais de implementação do PIX.

A distância não foi um impeditivo. Além das reuniões periódicas realizadas através do Microsoft Teams, a equipe se adaptou rapidamente com o suporte das Metodologias Ágeis, que foram adotadas para que o projeto seguisse um fluxo de alta qualidade e produtividade. O Gestor do projeto, Gilberto Gomes, considera que o time é muito maduro e autogerenciável. “O trabalho e a sinergia foram tão bons que o time que desenvolveu o PIX e o implantou é o mesmo que está cuidando da evolução e da sustentação da funcionalidade”, completou.

Como dissemos, a Equipe PIX cumpriu rigorosamente prazos e níveis de qualidade. O comprometimento do time elevou o padrão de referência de qualidade e condução de projetos no BS2 e o resultado foi obtido com excelência.

O PIX do BS2 é o mais rápido do mercado financeiro, tendo atualmente como tempo médio para realização de uma transação algo em torno de 0,7 segundos.

PARCERIA BHS E BS2

A história entre BHS e BS2 começou faz algum tempo. Há 6 anos o outsourcing de TI tem sido um ativo importante nos investimentos em tecnologia do banco, trazendo agilidade e qualidade para as bases tecnológicas da instituição. A BHS conta hoje com vários profissionais de TI trabalhando lado a lado com o time BS2, com altas metas de qualidade de entrega, performance e produtividade.

Com a chegada das fintechs, as instituições têm buscado ser cada vez mais tecnológicas e estratégicas. A terceirização, nesse contexto, é uma excelente alternativa para direcionar melhor os esforços do setor e agregar outras qualidades e expertises ao trabalho.

A BHS procura os melhores profissionais para compor o departamento de TI conforme a necessidade do cliente. Melhores nas habilidades técnicas e também melhores em identificação e integração com a equipe parceira. O fit cultural é garantido tanto quando se trata de colaboradores específicos ou até squads inteiros.

Quer conhecer mais sobre o serviço de Outsourcing de TI da BHS? Entre em contato e descubra o que podemos fazer pelo seu negócio.