A transformação digital é um processo de mudança que está impactando todas as esferas da sociedade, incluindo o mercado de trabalho. No setor de tecnologia da informação (TI), essa transformação tem sido especialmente significativa, modernizando a profissão e criando oportunidades de carreiras em TI. 

A tecnologia da informação (TI) é uma área que está em constante evolução e oferece muitas oportunidades para quem quer se inserir ou se atualizar no mercado de trabalho. Um relatório da Burning Glass Technologies, mostra que a demanda por profissionais de TI em funções relacionadas à transformação digital, como ciência de dados, inteligência artificial e big data, está crescendo 3 vezes mais rápido do que a demanda geral por profissionais de TI. 

De acordo com um relatório da Gartner, o mercado global de TI deve crescer para US$ 4,5 trilhões até 2023. Hoje temos um momento histórico em Tecnologia da Informação: uma demanda crescente e urgente por especialistas. Estima-se que o déficit de profissionais no setor chegue a 500 mil até 2025, com uma necessidade de rápida reposição, assim, criando novas carreiras em TI. 

Portanto, para aproveitar essas oportunidades, é preciso estar preparado para os desafios que elas trazem. Por isso, neste texto, vamos te apresentar as novas tecnologias e te dar algumas dicas de como se preparar para as novas carreiras em TI, além te mostrar quais são as habilidades e competências necessárias para atuar nelas. Acompanhe! 

O que são as novas tecnologias? 

As inovações tecnológicas na era da transformação digital são fruto de avanços científicos e desenvolvimentos técnicos, que desencadearam impactos profundos na sociedade, economia e meio ambiente.   

Você provavelmente já está familiarizado com algumas delas, pois estão impulsionando a transformação da área de tecnologia da informação e abrindo novas oportunidades profissionais: 

  • Inteligência artificial (IA) – É a capacidade de máquinas e sistemas realizarem tarefas que normalmente exigiriam inteligência humana. Essas tarefas normalmente são, reconhecimento de voz, imagens e padrões, envolvem aprendizado de máquina, processamento de linguagem natural, escrita, formatação e outras.   
  • No-code: São plataformas e ferramentas que permitem criar aplicativos, sites e sistemas sem precisar escrever código. Isso facilita o desenvolvimento rápido e a participação de pessoas sem conhecimento técnico. Essas plataformas e ferramentas usam interfaces visuais, como arrastar e soltar, para permitir que os usuários criem soluções personalizadas para os seus problemas. 
  • Low-code: Permite que usuários que criem aplicativos, sites e outras ferramentas com pouco uso de programação. Isso facilita o desenvolvimento rápido e a participação de pessoas com conhecimento técnico básico ou intermediário. Essas plataformas e ferramentas usam interfaces visuais, mas também permitem que os usuários escrevam algum código para personalizar ou integrar as soluções criadas.  
  • Cloud computing (Computação em nuvem): É a entrega de serviços de computação, armazenamento, rede, banco de dados, software, pela internet, sem a necessidade de infraestrutura física própria. Isso reduz custos, aumenta a escalabilidade e reforça a segurança dos dados. Esses serviços permitem que as empresas tenham acesso a recursos computacionais sob demanda e paguem apenas pelo que usam.  

Se prepare para o mercado 

Essas e outras tecnologias estão impactando na forma como as empresas operam, se comunicam e se relacionam com os clientes. Por isso, elas precisam de profissionais que saibam lidar com essas inovações e que possam gerar valor para os negócios.   

Os profissionais de TI que estiverem preparados para as demandas dessa transformação estão em alta demanda e têm grandes oportunidades de crescimento profissional.  

Portanto, para se destacar no mercado de trabalho de TI em constante mudança, os profissionais precisam se preparar para as demandas da transformação digital. Aqui estão algumas dicas: 

  1. Mantenha-se em constante aprendizado e atualizado sobre as mais recentes tecnologias e tendências de mercado. 
  2. Busque certificações reconhecidas que comprovem suas habilidades necessárias para essas novas carreiras. 
  3. Desenvolva um portfólio sólido que destaque seu trabalho, resultados e projetos realizados. 
  4. Cultive habilidades como criatividade, adaptabilidade e colaboração. 
  5. Seja capaz de aprender rapidamente novas ferramentas, resolver problemas e criar soluções inovadoras para acompanhar as mudanças tecnológicas em constante evolução. 

Além de ajudar empresas a resolver problemas, tomar decisões e inovar, esses profissionais também podem contribuir para o desenvolvimento social, econômico e ambiental!

Usando as novas tecnologias para fins positivos, esses técnicos atuarão alinhado com o ESG (Environmental, Social and Governance), os três pilares utilizados para avaliar o desempenho e o impacto de uma empresa em relação a questões relacionadas ao meio ambiente, à sociedade e à sua gestão interna. 

As novas profissões 

E é graças ao desenvolvimento das novas tecnologias e da capacitação desses profissionais que surgem as novas carreiras em TI. 

Algumas das que estão surgindo na TI são: 

Engenheiro de dados: Responsável por coletar, armazenar, processar e analisar grandes volumes de dados estruturados e não estruturados, usando ferramentas e técnicas adequadas. Esse profissional também deve garantir a qualidade, a integridade e a segurança dos dados.  

Cientista de dados: é o profissional que usa métodos científicos, estatísticos e matemáticos para extrair insights e conhecimento dos dados, aplicando técnicas de inteligência artificial, machine learning, deep learning, etc. Ele também deve comunicar os resultados e as recomendações para as áreas de negócio.  

Especialista em automação: Usa ferramentas de no-code e low-code para automatizar processos repetitivos ou complexos, otimizando o tempo e os recursos. Ele também deve monitorar o desempenho e a eficiência das soluções implementadas.  

Engenheiro de machine learning: Desenvolve, treina, testa e implanta modelos de aprendizado de máquina para resolver problemas específicos, usando algoritmos e frameworks adequados. Ele também deve avaliar o impacto e a viabilidade das soluções propostas. 

Engenheiro de prompt:  Especializado em desenvolver prompts para modelos de linguagem baseados em inteligência artificial. Os prompts são essenciais para treinar o modelo a gerar resultados precisos e contextualmente relevantes para os pedidos específicos. Esse profissional precisa ter conhecimentos técnicos em aprendizado de máquina e processamento de linguagem natural, além de ter habilidades criativas e comunicativas, para criar prompts eficazes que se adaptam as diversas situações. 

CONCLUSÃO 

Lembre-se, o mercado está em constante mudança e você precisa estar preparado para se adaptar e se reinventar. Não deixe de buscar novos conhecimentos, novas habilidades e novas oportunidades. 

E se você está procurando espaço de trabalho na área de TI, saiba que a BHS está de portas abertas para recebê-lo. Acesse o nosso site de vagas e confira as nossas oportunidades!