Independentemente do tamanho ou mercado de atuação da sua empresa, os dados que ela possui são essenciais para o seu funcionamento. Estamos falando de informações sensíveis e sigilosas relativas a clientes, funcionários, finanças, vendas e logística, por exemplo.

No entanto, tais dados estão cada vez mais sujeitos a tentativas de invasão, sequestro, divulgação não autorizada e até destruição.

E quais são as consequências destes ataques para o seu negócio? É o que iremos explorar neste artigo, a fim de te convencer da necessidade de se investir em Segurança de Dados dentro da sua empresa.

O que é Segurança de Dados?

Antes de entrarmos nos desdobramentos nocivos que a pouca importância dada à Segurança de Dados pode gerar à sua empresa, precisamos definir o que, afinal, é Segurança de Dados.

Objetivamente, Segurança de Dados refere-se a medidas de proteção de privacidade digital que impedem o acesso não autorizado (seja acidental ou intencional) a computadores, bancos de dados e sites, além de garantir que os dados não sejam corrompidos.

Dentre as principais tecnologias, ferramentas e formas de garantir a Segurança de Dados, temos:

  • Criptografia de dados: Converte os dados em um código que não pode ser lido facilmente sem uma chave que o desbloqueia.
  • Mascaramento de dados: Mascara certas áreas de dados para que pessoas sem a autorização necessária não consigam acessá-los.
  • Eliminação de dados: Garante que dados que não são mais usados sejam completamente removidos e não possam ser recuperados por pessoas não autorizadas.
  • Backup: Cria cópias de dados para que eles possam ser recuperados se a versão original for perdida.
  • Autenticação: Obriga os usuários a fornecer uma senha, código, informação biométrica ou outra forma de verificação de identidade para que o acesso aos dados seja garantido.
  • Firewalls: Sistemas de segurança de rede que podem restringir o acesso a todo o tráfego suspeito de entrada e saída, além de impedir a invasão e disseminação de malwares.

Números preocupantes sobre a Segurança de Dados

Uma das razões para você levar a Segurança de Dados a sério na sua empresa é o aumento exponencial de tentativas de ataques cibernéticos por hackers.

Reunimos alguns números que comprovam isso:

  • Desde 2013, 908.448 registros foram roubados devido a brechas na segurança. Isso dá 158.727 ataques por hora, 2.645 por minuto e 44 por segundo
  • 43% dos ataques cibernéticos miram negócios pequenos
  • Cerca de US$1 trilhão será gasto globalmente em segurança cibernética até 2021
  • Apenas 38% das organizações globais dizem estar preparadas para lidar com ataques cibernéticos sofisticados

Fontes:

Boas práticas para manter os dados da sua empresa seguros

A garantia da Segurança de Dados em seu negócio passa também por boas práticas que podem ser adotadas por todos os funcionários da sua empresa.

A primeira delas é a identificação dos dados mais importantes do seu negócio, aqueles com maior probabilidade de serem roubados. Normalmente são as informações ligadas a propriedade intelectual, clientes, concorrentes e vendas.

A seguir, assegure-se de que as únicas pessoas que terão acesso a esses dados sigilosos são aquelas que realmente precisam analisá-los e utilizá-los no dia a dia. O ideal é que os administradores do sistema interno da empresa atribuam permissões de acesso específicas para cada usuário (funcionário), de acordo com sua necessidade e atuação. Essa também é uma ótima forma de acompanhar todas as pessoas que têm acesso a dados importantes da empresa, a fim de rastreá-las facilmente caso alguma delas tente causar uma violação interna de dados.

Outra boa prática que, apesar de ser extremamente básica, é muitas vezes esquecida, é a de ser cuidadoso com as suas senhas de empresa. Estamos falando não apenas da necessidade de escolher senhas fortes, mas principalmente de não utilizar a mesma senha para diferentes serviços, plataformas e softwares. Caso uma senha sua para determinado serviço seja hackeada e ela seja a mesma para outros acessos, tenha certeza de que os hackers conseguirão acessar quaisquer outros serviços em que você utiliza essa mesma senha. Por isso, adote em seu negócio a cultura de senhas fortes e, ainda mais importante, de múltiplas senhas.

Por fim, mantenha atualizados todos os softwares e ferramentas utilizados na sua empresa. Ao atualizá-los, você também atualiza as diretrizes de segurança deles, diminuindo a vulnerabilidade a ataques hackers.

Motivos para você investir em Segurança de Dados

Previsibilidade de custos, garantia da reputação da sua empresa, continuidade do seu negócio… Motivos para você levar a Segurança de Dados a sério não faltam, e iremos detalhá-los a seguir.

Os dados da sua empresa são um ativo

Como abordado no início do artigo, sua empresa tem de centenas a milhares de dados de negócio. Dependendo dos tipos de dados, eles podem ser utilizados, por exemplo, para mitigação de riscos, otimização de receita e outras melhorias gerais à empresa.

O fato de os dados servirem de matéria-prima para a geração de valor e de benefícios para o seu negócio os tornam um importante ativo. Por isso, assim como outros tipos de recurso utilizados para melhorar sua empresa, seus dados precisam permanecer seguros e confidenciais.

A Segurança de Dados influencia a reputação do seu negócio

Você provavelmente já ouviu ou leu aquela frase bem clichê de que um negócio precisa de anos para construir uma reputação, mas apenas de alguns segundos para destruí-la.

Quando trata-se de Segurança de Dados, ela é bastante verossímil. Qualquer falha de segurança ou vazamento de dados já é uma ameaça por si só; imagine então quando esses dados são informações sigilosas de clientes.

Ao colocar um cliente em risco, sua empresa gera uma intensa propaganda negativa, perde mais consumidores e mesmo investidores em casos extremos, podendo levá-la até a fechar as portas.

Segurança de Dados ajuda a manter sua previsibilidade de custos

A invasão e sequestro de dados pode gerar altos e inesperados gastos para a sua empresa. Isso porque, para “libertar” esses dados, os hackers pedem normalmente altas quantias.

Isso sem falar na queda de produtividade de funcionários, clientes frustrados e perda de vendas geradas pela indisponibilidade de dados, o que também acarreta em custos não planejados.

Conclusão

Os dados de uma empresa têm sido cada vez mais importantes para gerar benefícios de negócio. Mas na mesma proporção do crescimento da relevância deles, tem aumentado também a intensidade e frequência dos ataques de hackers a esses dados.

Por isso, independentemente do tamanho e do segmento de atuação da sua empresa, você precisa investir em Segurança de Dados. É um investimento no futuro do seu negócio.

Nós da BHS Axter podemos te ajudar a manter sua empresa segura de ataques contra seus dados. Clique aqui para falar com um de nossos consultores e conhecer melhor nossos serviços e produtos!