fbpx

Você com certeza se preocupa bastante com seus arquivos armazenados cuidadosamente, certo? É verdade que o risco de perda de pastas e documentos existe. Acidentes podem acontecer, atualizações podem causar problemas e até mesmo arquivos mal-intencionados podem acabar sequestrando dados importantes na sua máquina.

Uma boa maneira de se proteger desses imprevistos é criando um ponto de restauração, que nada mais é que uma cópia de segurança para o PC. Porém, até então, existia um intervalo de tempo em que os pontos de restauração poderiam ser feitos, deixando ainda uma lacuna de tempo onde os arquivos seriam irrecuperáveis – digamos assim.

A Microsoft acaba de resolver esse problema. Através do Microsoft Azure, a empresa anunciou ontem, 26, o lançamento dos pontos de restauração instantâneos para máquinas virtuais. A restauração instantânea permite aos usuários do Azure Backup recuperarem suas máquinas virtuais em qualquer tempo. Além disso, os usuários têm flexibilidade completa para configurar o prazo de retenção das snapshots guardadas.

 

O novo modelo de restauração instantânea oferece:

  1. Capacidade de usar o instantâneo tirado como parte do trabalho de backup que está disponível para recuperação sem aguardar a conclusão da transferência de dados para o cofre.
  2. Redução dos tempos de backup e restauração mantendo os instantâneos com os discos por sete dias.
  3. Suporte a tamanhos de disco de até 4 TB.
  4. Suporte a discos SSD Standard.
  5. Capacidade de usar as contas de armazenamento originais de uma VM não gerenciada (por disco) ao restaurar.

Como aderir à Restauração Instantânea

Se você é usuário do Azure, receberá uma notificação na dashboard do cofre. Essa notificação se relaciona com o suporte ao disco e melhorias de velocidade de backup e restauração. Basta clicar sobre a notificação (uma faixa de cor laranja, acima do botão “Backup”) e selecionar o Upgrade. O serviço foi disponibilizado apenas para algumas regiões e vai ser liberado aos poucos para todos os usuários, portanto, é necessário verificar se a Restauração Instantânea Azure está disponível para você.