De forma simples, ágil é uma palavra utilizada para descrever um método alternativo de desenvolvimento de projetos. O desenvolvimento ágil é um processo que ajuda as equipes a fornecer respostas rápidas e imprevisíveis ao feedback que recebem em seu projeto. Ele cria oportunidades para analisar a direção seguida durante seu ciclo de desenvolvimento. As equipes avaliam o projeto em reuniões regulares chamadas sprints ou iterações.

O ágil é um processo capacitador que ajuda as empresas a projetar e construir o produto certo. O processo de gerenciamento é muito benéfico para as empresas de software porque as ajuda a analisar e melhorar seus produtos durante todo o seu desenvolvimento.

Isso permite que elas produzam um produto altamente valioso para que se mantenham competitivas no mercado.

De onde veio o desenvolvimento ágil?

Em 2001, um pequeno grupo de pessoas, cansado da abordagem tradicional de gerenciar projetos de desenvolvimento de software, projetou o manifesto ágil, um método mais aprimorado para gerenciar o progresso de projetos de software.

O manifesto ágil tem quatro valores importantes:

  1. O foco deve estar mais em indivíduos e interações, em vez de processos e ferramentas;
  2. O software de trabalho é mais importante que a documentação abrangente;
  3. A colaboração com o cliente é mais vital do que a negociação de contratos;
  4. O processo deve responder à mudança em vez de seguir um plano.

Os 4 valores, por sua vez, são divididos em 12 princípios de desenvolvimento:

  1. Proporcionar satisfação ao cliente, fornecendo software valioso continuamente;
  2. Os requisitos em mudança são adotados para a vantagem competitiva do cliente;
  3. Entregar software que funcione dentro de um prazo menor;
  4. Tanto os desenvolvedores quanto os profissionais de negócios devem trabalhar juntos diariamente durante toda a duração do projeto;
  5. A informação é melhor transferida entre as partes em conversas cara a cara;
  6. Motive as pessoas a construir um projeto criando um ambiente de apreciação, confiança e capacitação;
  7. O software de trabalho é a principal medida do progresso;
  8. O processo ágil promove o desenvolvimento sustentável;
  9. A atenção contínua à excelência e qualidade no desenvolvimento técnico e design aumenta a agilidade;
  10. A simplicidade é uma parte vital do gerenciamento ágil eficaz;
  11. Equipes auto-organizadas produzem a melhor arquitetura, requisitos e design;
  12. As equipes devem atuar por meio de inspeção e adaptação para serem mais efetivas.

Existem diferentes métodos de agilidade que promovem os valores e princípios do manifesto. Scrum e XP são dois exemplos bem conhecidos.

Quais os benefícios do desenvolvimento ágil?

O desenvolvimento ágil surgiu da experiência com os projetos reais dos principais profissionais de software da época. Por causa disso, os desafios e limitações do desenvolvimento tradicional foram descartados.

Posteriormente, o método ágil foi aceito pela indústria como uma solução melhor para o desenvolvimento de todos os projetos. Este método oferece uma estrutura leve para auxiliar equipes. Isso os ajuda a funcionar e manter o foco na entrega rápida. Esse foco, por sua vez, ajuda organizações capacitadas a reduzir os riscos gerais associados ao projeto.

O método ágil garante que o valor seja otimizado durante todo o processo de desenvolvimento. O uso de planejamento e feedback iterativo resulta em equipes que podem alinhar continuamente um produto entregue que reflita as necessidades desejadas de um cliente.

Adapta-se facilmente às constantes mudanças ao longo do processo, medindo e avaliando o status de um projeto pouco a pouco. A medição e a avaliação permitem uma visibilidade precisa e antecipada do progresso de cada projeto.

O resultado do desenvolvimento ágil na produtização

Pode-se afirmar que o método ágil ajuda as empresas a criar o produto certo. Em vez de tentar finalizar um produto seguindo determinado plano, o desenvolvimento ágil capacita as equipes a otimizar o produto durante as fases do projeto para obter um lançamento muito mais eficaz.

Isso permite que o produto seja o mais competitivo possível no mercado. É por isso que o método ágil é uma opção atraente para clientes ​​e prestadores de serviço.

Quando usado adequadamente, as organizações podem encontrar maneiras de aumentar o valor para seus clientes e produzindo melhores resultados para a empresa.

Gostou do nosso artigo? Que tal continuar aprendendo sobre como melhorar a gestão de projetos na sua empresa? Assine nossa newsletter e receba mais dicas como essa gratuitamente no seu e-mail!