fbpx

Nunca houve um momento melhor para atuar na área de tecnologia. Toda empresa precisa de suporte de TI e o processo de transformação digital se faz cada vez mais necessário.  Com essas boas notícias, quais desafios um profissional pode enfrentar ao decidir por uma carreira em TI?

Abaixo, vamos analisar os obstáculos que podem aparecer na frente daqueles que amam e trabalham com tecnologia!

Especializações estão explodindo no campo de TI

O Bureau of Labor Statistics dos EUA projeta que a demanda por especialistas em redes e sistemas crescerá cerca 6% nos próximos 10 anos em todo o mundo. Enquanto isso, a demanda por analistas de segurança da informação deve explodir, aumentando 28% no mesmo período. Isso significa que mais profissionais de TI sairão de posições generalistas e se vão se especializar em um campo, principalmente segurança.

Mais demanda por cargos qualificados de nível superior significa que será mais fácil progredir para uma função especializada. Não apenas especialistas em segurança da informação, mas também administradores de banco de dados, arquitetos de nuvem e especialistas em virtualização. Se você está em uma posição de nível intermediário agora, provavelmente está apenas a uma certificação de se dedicar a um desses postos de trabalho.

O desafio. Você ainda precisa de experiência para conseguir esses empregos. Por exemplo, os analistas de segurança não apenas precisam identificar as ameaças atuais, mas também saber como corrigir possíveis falhas. A cibersegurança é importante — importante o suficiente para que as empresas desejem pessoas com experiência.

A boa notícia. A demanda frenética por especialização significa que muitas empresas provavelmente aceitarão “interesse demonstrado” em vez de experiência. O mesmo vale para qualquer especialização. Você pode alavancar sua função atual em um novo emprego, em outra empresa ou na sua atual.

Está se tornando mais fácil entrar na TI

Nos últimos 20 anos, o emprego em todos os setores de TI registrou crescimento consistente. Até o colapso da bolha da internet de 2000 e a crise financeira de 2009 quase não afetaram a demanda por profissionais de TI. De fato, o setor de TI perdeu apenas 1% de sua força de trabalho em 2009 e, mesmo assim, a demanda se recuperou em um ano.

Estatísticas mais recentes indicam que será mais fácil entrar na TI nos próximos anos. Se as pessoas se especializarem a um ritmo maior, inevitavelmente você verá mais empregos generalistas para iniciantes. 

O desafio. Dizem que a TI é um ótimo campo de carreira, então você estará enfrentando um número crescente de concorrentes. A carreira em TI é um daqueles poucos campos bem remunerados em que você não precisa necessariamente de um diploma de quatro anos — ou mesmo de dois anos. As empresas estão mais interessadas no que você consegue fazer de verdade do que no que está escrito em um diploma. 

A boa notícia. Felizmente, é relativamente fácil destacar seu currículo. Lembra como dissemos que toda organização precisa de ajuda de TI? Nós queremos dizer TODA organização. Isso significa que há oportunidades ilimitadas de realizar algum trabalho que será recompensado em sua carreira e cairá bem em seu currículo.

Veja mais >> Habilidades que todo profissional de TI deve ter

Robôs querem fazer seu trabalho

A automação é o bicho-papão para muitos campos de trabalho há décadas. Mas, no momento da redação deste artigo, os robôs ainda não assumiram o controle. O último burburinho foi em torno da inteligência artificial (IA). Apesar da recente implantação da Microsoft de um impressionante kit de ferramentas de aprendizado de máquina para o Azure, isso ainda está um pouco distante no futuro. Enquanto isso, você pode superar robôs em muitas de suas tarefas diárias.

O desafio. Lutar contra os robôs não é o desafio. E, sinceramente, por que você gostaria? Muitos profissionais de TI automatizaram grande parte de seu trabalho chato e manual com a ajuda deles. Mas a automação não é, bem, automática. Você tem que desbloquear o poder dela.

A boa notícia. Está ficando mais fácil automatizar certos elementos do seu trabalho de TI. Agora também existem muitas ferramentas disponíveis para infraestrutura, administração de desktops, bancos de dados e gerenciamento de projetos.

Mais do seu orçamento está sendo transferido para a nuvem

Nos últimos anos, vimos um grande aumento em novos investimentos em serviços baseados em nuvem. Agora, os investimentos estão chegando em um ponto estável, o que significa que veremos o nivelamento da adoção e entraremos na fase de manutenção.

O desafio. Felizmente, ficou claro que a nuvem não vai roubar seu emprego. Com isso dito, provavelmente também é verdade que os serviços baseados em nuvem mudaram a maneira como você faz seu trabalho. Seja uma mudança geral para a infraestrutura da Azure ou a adoção do Office 365, espera-se que você domine a nuvem no futuro.

A boa notícia: A nuvem realmente facilita a vida.

Você deve ser especialista em tudo

Apesar do aumento da especialização, ainda existem muitas posições generalistas de TI por aí. Falamos muito sobre aprofundar e ampliar suas habilidades como profissional, mas isso significa algo diferente agora. Hoje, espera-se que os profissionais de TI tenham habilidades consideravelmente mais complexas.

O desafio. Veja até as ofertas de emprego mais generalistas de TI. A lista de tecnologias que você espera conhecer é quase comicamente longa: VMware, Office 365, Microsoft Server, suporte para Mac e uma sólida ajuda do Linux. Você pode até ser solicitado a conhecer um pouco de HTML.

A boa notícia. Existem muitos recursos disponíveis para ajudá-lo a aprender antes da entrevista ou descobrir à medida que avança.

Todo mundo tem seu próprio dispositivo

Vinte anos atrás, você ficaria chocado se alguém trouxesse o computador de casa para o escritório todos os dias. Hoje, todos usam regularmente pelo menos dois computadores no escritório, o computador do trabalho e o smartphone.

O desafio. Primeiro, você deve escolher entre as políticas Traga seu próprio dispositivo (BYOD), Escolha seu próprio dispositivo (CYOD) e Políticas corporativas de propriedade pessoal (COPE). Esses tipos de políticas de tecnologia estão se tornando mais comuns e até mesmo esperadas. Com essa tendência, a TI está enfrentando uma variedade estonteante de dispositivos que sobrecarregam sua rede, abrem riscos à segurança e sobrecarregam sua equipe de suporte.

A boa notícia. Existem ferramentas para ajudá-lo a proteger os dados dos usuários. Por exemplo, a Microsoft viu isso chegando e incorporou as habilidades de gerenciamento de dispositivos móveis no Windows 10. Você também descobrirá que os aplicativos em nuvem geralmente estão disponíveis na maioria dos dispositivos móveis e de desktop com um nível adequado de segurança e usabilidade.

O campo de TI está mudando para os novos espaços criados por tecnologias inovadoras. Se você está apenas começando ou se especializando no que pode parecer um novo campo de carreira em TI, enfrentar esses desafios é essencial para ter sucesso.

Gostou do nosso artigo? Continue aprendendo e conheça os livros de TI que todo profissional deveria ler!