O mundo hoje é impulsionado por tecnologia. Cada dia mais, a transformação digital dos processos internos de negócios é necessária para entregar ao cliente final um produto ou serviço eficiente e que realmente atenda às suas necessidades.

No entanto, essa transformação não tem a ver apenas com a aplicação de tecnologias para solucionar gargalos no trabalho, mas também com uma mudança cultural.

Em outras palavras, a transformação digital busca empoderar todo profissional, seja ele da TI da empresa ou não, para que possa, ele mesmo, encontrar soluções inovadoras aos problemas que enfrenta diariamente. Uma das ferramentas para isso é o app corporativo sem código.

A transformação digital no desenvolvimento de software

Historicamente, a tecnologia favoreceu as grandes empresas. O desenvolvimento de sistemas adequados ou personalizados às necessidades de uma organização era algo caro, além de exigir acesso a hardware de qualidade. Depois de prontas, as aplicações exigiam profissionais especializados para serem mantidas ou atualizadas.

A computação em nuvem mudou esse cenário. Além de reduzir ou praticamente eliminar a necessidade de investir em hardware caro, ela tornou sistemas poderosos acessíveis para empresas e profissionais fora da TI.

A computação em nuvem contribuiu muito para dar uma vantagem competitiva às pequenas empresas. Sem sistemas legados, elas poderiam implantar tecnologias em nuvem muito mais rápido e oferecer melhores serviços aos clientes. Mas o app corporativo sem código, agora, está ajudando empresas maiores a se mover com a velocidade e agilidade das startups.

Como funciona o app corporativo sem código

O app corporativo sem código se tornou possível por causa do desenvolvimento das tecnologias low code e no code. As plataformas low code permitem criar softwares e aplicativos totalmente personalizados com uma quantidade mínima de programação

Em vez de levar semanas ou meses para desenvolver um aplicativo personalizado, isso pode ser feito em algumas horas ou dias, e por profissionais da empresa que não tenham conhecimento profundo de programação.

As plataformas no code, por outro lado, levam o conceito de no code a outro nível, permitindo que qualquer pessoa possa adaptar um aplicativo às suas necessidades sem nenhum conhecimento de programação.

O Gartner prevê que as plataformas de aplicativos de low e no code serão responsáveis por 65% de todo o desenvolvimento de aplicativos até 2024. Isso significa que a maioria dos aplicativos criados será desenvolvida usando plataformas e ferramentas que fornecem soluções prontas para a programação.

Benefícios do app corporativo sem código: por que sua empresa precisa?

Provedores de software corporativo precisarão simplificar suas soluções para permitir uma personalização maior com mais rapidez. Isso também significa que veremos um conjunto inteiramente novo de plataformas de infraestrutura de software nos próximos anos, destinadas a permitir um desenvolvimento mais rápido.

A Power Platform, da Microsoft, é um exemplo disso hoje. Já se foram os dias em que se tolerava que as personalizações de software corporativo durassem um ano ou que fosse necessária a contratação de uma consultoria especializada para programar seu aplicativo inteiramente do zero.

Com ferramentas como a Power Platform, é possível construir um app corporativo sem código sozinho e em um processo muito mais rápido. Ela permite que usuários avançados não desenvolvedores possam configurar rapidamente um aplicativo do zero em questão de horas a dias, com segurança e controle corporativos completos.

Isso significa que a configuração de um modelo de dados, segurança, fluxo de trabalho e interface do usuário é feita de maneira simples, com ferramentas de arrastar e soltar.

Os impactos vão além do departamento de TI da empresa e incluem uma melhor experiência do empregado (Employee Experience) e, como consequência, uma melhor experiência para o cliente. Com o app corporativo sem código, as organizações podem se adaptar rapidamente às mudanças do mercado ou às necessidades dos clientes.

Gostou e quer continuar aprendendo? Veja também como a gestão de TI pode melhorar os resultados da sua empresa!