Já faz alguns anos que a Black Friday, um evento que teve origem nos Estados Unidos, ganhou o coração dos brasileiros, movimentando o comércio por aqui. Somente em 2019, o varejo online faturou R$ 3,2 bilhões com as vendas da Black Friday — e a expectativa é de que esse número aumente em 2020.

Com a pandemia do coronavírus, a adesão ao e-commerce aumentou. Segundo uma pesquisa realizada pela Social Miner, durante o isolamento, 7,5% dos consumidores compraram online pela primeira vez e 16,5% apostaram em e-commerces que não conheciam.

Isso significa que quem quer aproveitar desse movimento e aumentar o faturamento durante a Black Friday 2020 (que acontece no dia 27 de novembro), precisa se preparar! Pensando nisso, no artigo de hoje daremos algumas dicas para preparar sua TI e o back-office para o grande o dia! Vamos lá?

Black Friday 2020: sua infraestrutura de TI está pronta?

Planejar o marketing e as vendas para a Black Friday é só a ponta do iceberg. Por trás disso, seu website e sua infraestrutura de TI precisam estar prontos para suportar a demanda que o marketing gerou.

Abaixo, vamos apresentar um checklist de pontos que sua TI precisa verificar para antes do dia 27 de novembro para garantir que o e-commerce da sua empresa não apresente problemas.

1. Consulte seu provedor

Em primeiro lugar, a funcionalidade e a entrega do seu site dependem do seu provedor. Seu provedor deve ser confiável e útil e, no nível mais fundamental, manter seu site funcionando 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Portanto, considere o seguinte:

  • O seu plano de hospedagem pode lidar com os picos de tráfego que podem ocorrer durante as vendas da Black Friday?
  • Ele pode mantê-lo protegido contra vulnerabilidades virtuais?
  • E se o seu site cair, você será compensado com uma garantia de tempo de atividade?

Com base em suas necessidades, você pode precisar considerar a atualização para um plano que possa fazer um trabalho mais pesado durante o período intenso de atividade no seu domínio.

2. Verifique a velocidade

Em uma pesquisa estadunidense, 90% dos consumidores relataram abandonar um site se ele não for carregado em um tempo razoável. Os consumidores na Black Friday são inconstantes: eles possuem milhares de opção de escolha e vão escolher aquela que oferecer a melhor experiência de compra.

Somente de janeiro a março deste ano, foram criados mais de 135 mil e-commerces novos, o que significa que a concorrência em 2020 só aumentou. Por isso, vale revisar seu processo de check-out e garantir que o site tenha um carregamento rápido e que o consumidor consiga fechar a compra em apenas alguns cliques.

Pense sobre sua infraestrutura. Pode ser preciso aumentá-la temporariamente para suportar o aumento no tráfego. Se você já utiliza a nuvem, esse processo de escalonamento pode ser mais fácil.

3. Forneça uma experiência segura

Além de rápida, a experiência de compra no seu e-commerce deve ser segura. Um dos pontos que mais causa insegurança aos consumidores na hora de comprar online é a preocupação com a forma como seus dados pessoais serão utilizados.

Seu provedor de hospedagem deve oferecer um certificado SSL / TLS (um sistema de autenticação e criptografia) para garantir que os dados do consumidor sejam transferidos online com segurança.

Além disso, revise suas políticas de privacidade e medidas de segurança para evitar ataques como DDoS (que inunda o tráfego no seu site para derrubá-lo) ou o sequestro dos seus dados, com o ransomware.

4. Prepare o atendimento ao cliente

Os consumidores podem ter perguntas que querem respondidas antes de decidir por uma compra. Como falamos, a agilidade é tudo nessa hora e você precisa garantir que o site possui a infraestrutura de atendimento ao cliente necessária.

Habilite uma função de chat ao vivo em seu site ou tenha um e-mail de atendimento ao cliente disponível para eles entrarem em contato. Alinhe o planejamento com a equipe de suporte ao cliente para que eles saibam como usar as ferramentas e consigam responder às questões em tempo hábil.

5. Teste seu e-commerce

A melhor maneira de antecipar quaisquer falhas ou problemas em potencial com seu site de e-commerce é testá-lo. Teste a funcionalidade de seus links, analise a capacidade de resposta em vários dispositivos, verifique os tempos de carregamento e até mesmo solicite o feedback dos visitantes. Quanto mais você corrigir de antemão, melhor.

Até agora, 2020 nos ensinou que mesmo os planos mais bem elaborados às vezes dão errado. Portanto, em sua preparação, você deve tentar levar em conta circunstâncias imprevistas (como tempo de inatividade do site).

A Black Friday 2020 pode trazer ótimos resultados para o negócio — mas é preciso estar preparado para evitar que qualquer problema no back-office impeça a empresa de conquistar mais vendas.

Agora que você sabe como se preparar para a Black Friday, aproveite para conhecer o PIX e saber como ele pode beneficiar seu e-commerce daqui para frente!