O trabalhador médio passa um terço da sua vida no trabalho. Achar um ótimo lugar para trabalhar, portanto, é essencial não só para conseguir pagar as contas mas para garantir uma alta qualidade de vida.

Inúmeros estudos já mostraram que a satisfação com o trabalho está diretamente ligada à lealdade e ao rendimento do funcionário. 

E foi pensando em reconhecer as empresas que melhor acolhem seus times que foi criado o Great Place To Work®, um instituto que escolhe, todos os anos, as melhores empresas para trabalhar em mais de 45 países.

Mas o que faz de uma empresa um ótimo lugar para trabalhar? Indo além, quais as vantagens, tanto para empresas quanto para funcionários, de ser uma empresa reconhecida mundialmente pelo GPTW®?

O que faz de uma empresa um Great Place To Work®?

Quando pensamos em ótimos lugares para trabalhar, geralmente nos concentramos nas vantagens e benefícios que tornam o local de trabalho mais divertido, conveniente ou flexível. 

Empresas do Vale do Silício, nos EUA, são famosas por oferecerem ambientes descontraídos, onde seus funcionários podem parar para jogar um videogame, fazer uma massagem ou ganhar um lanche grátis. Mas, segundo quem realmente entende do assunto, não são bem essas coisas que tornam uma empresa um ótimo lugar para trabalhar. 

De acordo com o instituto Great Place To Work®, “um ótimo local de trabalho tem a ver com o nível de confiança que os funcionários sentem em seus líderes, o nível de orgulho que sentem por seus empregos e o quanto gostam de seus colegas”.

Salários, benefícios e vantagens são importantes, mas são apenas parte da história. A base de um ótimo local de trabalho está em uma cultura de confiança e engajamento que une a gestão e a força de trabalho em uma visão comum.

A partir dos seus 30 anos de pesquisa, o GPTW® foi capaz de desenvolver o que o instituto chama de Modelo de Confiança (ou Trust Model, no nome em inglês). O modelo consiste em cinco dimensões, conforme abaixo:

  • Credibilidade: os funcionários confiam na gestão da empresa.
  • Respeito: os funcionários se sentem respeitados pela empresa;
  • Justiça: os funcionários acreditam que as práticas e políticas de gestão são justas;
  • Orgulho: os funcionários percebem que seu trabalho individual tem um alto impacto nos resultados da empresa;
  • Camaradagem: os funcionários veem a organização como uma comunidade forte.

Conquistar tudo isso não é uma tarefa fácil, e é um projeto de longo prazo. É necessário que a organização tenha líderes comprometidos a construir uma cultura de confiança duradoura. No entanto, os benefícios valem a pena.

Por que ser uma empresa GPTW®?

Tornar uma empresa um ótimo lugar para trabalhar — e ser reconhecida pelo instituto Great Places To Work® — é uma via de mão dupla que traz benefícios para as duas partes: empregados e empregadores.

Do lado do empregado, as vantagens são óbvias. Uma empresa GPTW® reconhece o valor do funcionário (e o remunera de acordo) e oferece a ele a chance de transformar as horas de trabalho em momentos mais prazerosos e com um propósito real.

Do lado do empregador, os benefícios podem ser menos óbvios, mas são ainda mais evidentes para as empresas que já chegaram lá. O primeiro deles é o aumento de produtividade. Como falamos no início, já está provado que funcionários mais satisfeitos são mais produtivos.

Em tempos de migração para o teletrabalho, em que mudamos de uma cultura de “tempo de trabalho” para “resultados de trabalho”, ter funcionários mais produtivos é ainda mais importante.

O segundo é a redução do turnover. Captar e reter talentos tem sido difícil para empresas, especialmente no ramo de tecnologia. Oferecer um ótimo ambiente de trabalho permite que a organização reduza as taxas de turnover e retenha talentos na empresa. Isso também ajuda na hora de contratar esses talentos.

Ultimamente, especialmente em tecnologia, seu produto será tão bom quanto as pessoas que trabalham nele. Você quer que os melhores venham até você e fiquem o maior tempo possível. O que também significa que o valor investido nesses talentos trará resultados enquanto estiverem na empresa.

O Great Places To Work® também acontece no Brasil anualmente. Para participar, a empresa deve ficar atenta à divulgação do período de inscrição no site oficial do instituto

Em 2020, a BHS foi eleita a 7° melhor empresa para se trabalhar no estado de Minas Gerais. Nossa Gestão de Pessoas humanizada, focada no funcionário, nos permitiu criar uma cultura que valoriza a autonomia, a diversidade, a responsabilidade social.

Assine nossa newsletter e conheça mais sobre a nossa empresa!