A ideia de metodologias ágeis surgiu em 2001, quando 17 desenvolvedores de software se reuniram e elaboraram o Manifesto Ágil — a “bíblia” do desenvolvimento de software.

O Manifesto Ágil foi construído com base em 4 valores principais e 12 princípios. São esses princípios que serviram de inspiração para as muitas metodologias ágeis que conhecemos atualmente, como Scrum, Kanban, Scaled Agile Framework (SAFe) ou Lean Development.

No entanto, se engana quem pensa que essas metodologias só podem ser aplicadas ao desenvolvimento de software — desde a publicação do Manifesto Ágil, as metodologias ágeis evoluíram para auxiliar não só equipes de desenvolvimento, mas qualquer time de TI que esteja em busca de uma gestão eficiente e enxuta.

Para te mostrar, separamos abaixo 5 metodologias ágeis que auxiliam

1. Scrum

O Scrum é, sem dúvidas, a mais utilizada das metodologias ágeis. Ele é caracterizado por ciclos ou estágios de desenvolvimento, conhecidos como Sprints. O Scrum considera que a divisão do trabalho em Sprints permite alcançar a maximização do tempo de desenvolvimento de um software ou projeto.

Geralmente é usado no gerenciamento de projetos de desenvolvimento de produtos de software, mas também pode ser usado em um contexto relacionado a negócios. Uma equipe de marketing, por exemplo, pode utilizar o Scrum para gerenciar suas metas e atividades, tais como aumentar a captação de leads.

Cada Sprint no Scrum contém as atividades necessárias para concluir uma quantidade determinada de trabalho.

Os planejamentos de Sprints são feitos para que esse trabalho seja definido e, durante a execução de uma Sprint, as equipes realizam reuniões diárias que permitem a todos saber o que está sendo feito, como isso afeta seus trabalhos individuais e qual o estágio para concluir aquela etapa como um todo.

2. Kanban

Uma das bases do Manifesto Ágil é garantir a entrega contínua, ou seja, eliminar interrupções no processo de desenvolvimento. E é exatamente nisso que a metodologia Kanban foca.

A estrutura Kanban facilita a visualização do que precisa ser feito, do que está sendo feito e do que já foi realizado. São criados cartões com atividades, dispostos em um “quadro Kanban”, que é dividido em colunas de diferentes estágios.

O andamento das atividades é revisado a cada dia, para que não haja gargalos nem profissionais sobrecarregados. O resultado é um avanço diário do projeto, o que motiva e deixa as equipes mais engajadas.

3. Extreme Programming (XP)

O Extreme Programming (XP) é uma metodologia ágil muito voltada ao desenvolvimento, e por isso pouco utilizada em outras áreas de negócios. Não obstante, é uma das mais utilizadas pois pode ser escalada para o desenvolvimento em várias dimensões.

Essa metodologia enfatiza valores como Comunicação, Simplicidade, Feedback, Coragem e Respeito e prioriza a satisfação do cliente acima de tudo.

O trabalho em equipe é extremamente importante no XP, pois quando há um problema, ele é resolvido por toda a equipe de gerentes, desenvolvedores ou clientes. Todos são peças essenciais de um mesmo quebra-cabeça, criando um ambiente fértil para alta produtividade e eficiência em uma equipe.

Esta metodologia oferece confiança à equipe de TI, motivando-os a aceitar as mudanças nos requisitos, mesmo que cheguem em um estágio posterior do ciclo de desenvolvimento ou projeto.

4. Lean Development

O Lean Development não tem como base somente o Manifesto Ágil, mas veio também da manufatura, onde o Lean Manufacturing foi criado inicialmente na Toyota como forma de gerar uma produção mais enxuta e eficiente.

Aplicado ao desenvolvimento de software, o Lean permite eliminar o desperdício, e focar no que realmente importa. Quando falamos desperdício em equipes de TI, estamos falando sobre o uso de recursos (incluindo recursos humanos), refação de tarefas ou atividades redundantes.

O Lean Development busca eliminar esses desperdícios e, consequentemente, reduzir custos, tempo e dinheiro para a conclusão de um projeto.

5. Scaled Agile Framework (SAFe)

Muitas metodologias ágeis como Scrum funcionam apenas em equipes individuais. Se você deseja desenvolver várias equipes para cobrir várias funções de negócios, é preciso estabelecer um Scrum de Scrums — uma maneira de gerenciar vários Scrums juntos em toda a empresa.

O Scaled Agile Framework (SAFe) é uma forma de gerenciar esse tipo de abordagem ágil em escala. Ao dividir Scrums e Kanbans em diferentes níveis, ele permite que você dimensione sua abordagem ágil em vários setores verticais.

Um aspecto exclusivo do SAFe é que ele também integra aspectos do DevOps, como Release on Demand, para acelerar ainda mais o desenvolvimento. No entanto, como incorpora tantas disciplinas, a SAFe pode exigir que a empresa estabeleça novas funções.

Essas cinco abordagens abrangem algumas das metodologias ágeis mais populares, mas existem muitas outras por aí. Cada uma vem com diferentes prós e contras e será mais adequada para diferentes organizações e estruturas de equipes de TI.

Depois de decidir qual abordagem funcionará para o seu negócio, é importante garantir que você tenha as ferramentas e tecnologia certas para que possa obter mais das suas equipes ágeis.

Gostou de conhecer essas 5 metodologias ágeis? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!