A agilidade de negócio (também conhecida pelo seu nome em inglês, Business Agility) é a capacidade de uma empresa de se adaptar e responder a mudanças. Mas o que isso significa? 

Bom, você já parou para pensar nos motivos pelos quais um negócio entra em falência? É claro, ao analisar a fundo, veremos que são vários fatores que levam uma empresa a fechar a porta. No entanto, no cerne de todos eles estará a má gestão financeira e a inabilidade de se adequar às mudanças do mercado. 

Um cenário de tecnologia em rápida mudança, expectativas crescentes dos clientes, competição crescente e tempos reduzidos para o mercado tem tornado a competição acirrada para negócios de todos os tipos. 

Aqueles que sobrevivem, e registram os maiores lucros, são justamente os que investiram pesado em tornar suas empresas mais ágeis.  

No artigo de hoje, explicaremos o que é a agilidade de negócio, como ela se traduz na prática dentro da empresa, porque é importante e como investir na sua agilidade! Acompanhe conosco!

O que é e por que a agilidade de negócios é importante?

Em um mundo perfeito, todos os negócios teriam estabilidade o tempo todo. Não importava o que estava acontecendo no mundo ou como os mercados estavam mudando; todas as empresas seriam capazes de suportar o fluxo das operações. 

Infelizmente, no entanto, esse não é o caso — como vimos especialmente em 2020 com a COVID-19 causando estragos na economia global. Aqueles que conseguiram resistir à tempestade tiveram que fazer ajustes em seus processos de negócios para acomodar as necessidades de negócios junto com o ambiente em mudança.

Agilidade de negócio é uma forma das organizações permanecerem ágeis durante as oscilações do mercado, independentemente do seu modelo de negócios. Não é uma bola de cristal com uma visão do futuro, mas é o mais próximo que você pode chegar disso.

Usar sistemas e tendências para calcular e estimar a probabilidade do que está por vir é sempre uma opção, mas com o número de variáveis ​​em jogo, essas equações estão longe de ser perfeitas. A volatilidade do mercado nem sempre é algo previsível — mais uma lição ensinada pela pandemia do coronavírus.

É por isso que planos de negócios realmente estratégicos e eficientes devem sempre levar em consideração que as coisas podem mudar a qualquer momento — isso significa ter um plano que permita à empresa se adequar rapidamente para sobreviver às interrupções. 

 

A agilidade de negócios é uma abordagem organizacional que permite à empresa ter em mãos os recursos necessários para se adaptarem rapidamente às mudanças do mercado. Suas raízes vêm do desenvolvimento de software e o famoso Manifesto Ágil. 

Com o tempo, ele cresceu e se expandiu para ser aplicável a várias áreas de operações de uma empresa e hoje ajuda a elas serem ágeis em toda sua estrutura. Quando um negócio é construído tendo o cliente no centro, é muito mais provável que esse negócio consiga atender às necessidades dele e mantê-lo como cliente. 

As empresas que conseguem se adaptar com agilidade, sem perder em qualidade (tanto do serviço quanto do produto) conseguem superar qualquer crise. Isso não só permite superar as adversidades proporcionadas pela volatilidade do mercado, como também ganhar vantagem sobre outras empresas concorrentes.

Fundação da agilidade de negócio: o método ágil

Como falamos, a história da agilidade empresarial como conceito começa com o desenvolvimento de software. A metodologia ágil foi criada para abordar problemas causados pela mudança de requisitos de uma aplicação durante o seu desenvolvimento.

Ela instaurou um novo modelo de desenvolvimento em contraponto ao tradicional modelo em cascata, que não permitia adequar uma aplicação durante suas etapas de construção — o resultado, muitas vezes, era um produto final desalinhado com as expectativas do cliente. 

Com a metodologia ágil, no entanto, uma nova estrutura foi desenvolvida, permitindo que as equipes aproveitassem as vantagens dos ambientes de projeto em constante mudança.

Da mesma forma, a agilidade dos negócios foi desenvolvida para permitir que as organizações inovem e forneçam produtos ou serviços com mais eficácia, transformando a ruptura do mercado em vantagem competitiva, ao mesmo tempo em que prosperam em ambientes complexos. 

Uma organização que alcançou agilidade de negócios é capaz de adaptar suas estruturas para fornecer produtos ou serviços rapidamente, inovar além das mudanças de mercado e desenvolver líderes que podem dar suporte a tudo isso de forma eficaz, mesmo em empresas grandes e complexas.

Agilidade de negócios, portanto, pode ser resumida em quatro pilares:

  • Adaptação organizacional e cultural;
  • Liderança através da complexidade;
  • Entrega rápida e responsividade;
  • Inovação e disrupção.

Como tornar sua organização mais ágil

Até aqui, a teoria e os benefícios de um negócio ágil já devem estar bem claros — mas qual forma tem a agilidade de negócios na prática?

Existem algumas características que definem um negócio ágil, independentemente do seu nicho de mercado. A seguir, contamos quais são elas!

Negócios ágeis se concentram na melhoria contínua

As empresas de maior sucesso hoje são aquelas que buscam constantemente a melhoria de seus processos, mais especificamente aquelas que lidam com a jornada do cliente. 

Essa é uma grande mudança, especialmente para empresas legadas, onde os processos se firmaram como pedra nas últimas décadas – senão séculos. Mas as empresas modernas simplesmente não podem sobreviver com teimosia ou apego ao passado se quiserem ter sucesso aqui e agora — muito menos no futuro.

A melhoria contínua não significa apenas tornar os processos mais rápidos (falaremos especificamente disso abaixo). Significa tornar cada interação que você tem com seu cliente — seja nas redes sociais, por meio de um bot de bate-papo ou por meio de campanhas de marketing — positiva e significativa. 

Indo além, significa que você está constantemente pensando em novas maneiras de usar a tecnologia para manter seus clientes felizes, sabendo que suas expectativas estão mudando a cada minuto enquanto eles interagem com outras empresas ao longo de suas vidas diárias. 

Negócios ágeis possuem uma visão transformativa

De acordo com um artigo da Harvard Business Review, “as empresas estão analisando com atenção o que precisam para se manterem produtivas e criarem uma vantagem competitiva diante desses desafios. A forma como elas escolhem estruturar suas organizações e apoiar seus funcionários determinará, em última análise, seu sucesso”.

A razão para isso é simples. A empresa carece de uma visão de transformação que mapeia a estratégia digital e, mais importante, que dá ao negócio a capacidade de medir o progresso e fazer ajustes em tempo real para melhorar o resultado. A alta administração deve criar, articular e comunicar a atraente visão digital futura. A transformação não ocorre de baixo para cima, mas sim de cima para baixo.

Negócios ágeis são rápidos e eficientes

As pessoas não estão apenas melhorando os produtos rapidamente no mercado atual. Eles estão criando novos produtos e serviços que estão virando nosso mundo de cabeça para baixo, muitas vezes no que parece um piscar de olhos. Mas como isso é possível? 

Pequenas startups têm uma vantagem definitiva sobre as grandes corporações quando se trata de se mover rapidamente, simplesmente porque elas têm menos “coisas” (ou seja, processos e pessoas) para mover. No entanto, médias e grandes empresas também podem conquistar o mesmo nível de habilidade.

Tecnologias como Business Process Automation (BPA) surgiram justamente com esse objetivo. O BPA permite automatizar processos de negócio repetitivos, liberando a força de trabalho para atividades mais estratégicas — como definir planos de melhoria em face a uma crise.

Atualmente, plataformas de desenvolvimento low e no-code permitem que os próprios funcionários dentro da organização possam criar fluxos de trabalho automatizados com nenhum ou pouco conhecimento de programação. Isso permite à empresa reduzir o peso quando se trata de capacidade de resposta em tempo real no mercado de hoje.

Negócios ágeis utilizam plataformas digitais

Ao usar dispositivos móveis e tablets, raramente consideramos a infraestrutura subjacente que permite nossa experiência digital. No ambiente corporativo, os sistemas Enterprise Resource Planning (ERP) moldaram e ditaram o cenário de aplicativos por mais de 20 anos, resultando em uma estrutura monolítica, alto custo e flexibilidade limitada. 

Nos últimos anos, a nuvem começou a liberar o cenário de aplicativos, eliminando o controle do punhado de fornecedores de desenvolvimento tradicionais dominantes. Os aplicativos de hoje se originam de uma variedade de novas fontes, incluindo catálogos e trocas online. 

Nesse ambiente, as plataformas são o canal de inovação dominante. Algumas das melhores inovações no mercado atual estão acontecendo fora das quatro paredes da empresa, limitando a necessidade das expansivas equipes de pesquisa e desenvolvimento de ontem. 

Essas poderosas plataformas digitais apresentam interfaces de programa de aplicativos (APIs) abertas, conjuntos de dados abertos, catálogos de serviços, estruturas de integração, orientação de solução e ferramentas de colaboração, permitindo que uma empresa crie rapidamente seu próprio mercado com base em soluções focadas no cliente, aproveitando informações e serviços de nível empresarial. 

Negócios ágeis são inteligentes

Com parceiros de tecnologia ilimitados, as plataformas digitais permitem o uso inteligente dos dados. Tecnologias como Big Data e Business Intelligence estão permitindo às empresas tomar decisões baseadas em fatos e previsões precisas, e não mais no “feeling” dos seus líderes.

Tradicionalmente, as empresas têm uma base razoavelmente sólida de dados. No entanto, esses dados geralmente carecem da dimensionalidade necessária para criar percepções preditivas significativas. As organizações digitais progressivas não apenas coletam dados constantemente, mas também conectam e visualizam esses dados em um contexto que gera percepções que podem ser postas em prática. 

Negócios ágeis estão usando a visualização de dados para comunicar informações de maneira clara e eficiente aos usuários por meio de gráficos estatísticos, infográficos e tabelas dinâmicas. A visualização eficaz ajuda os usuários a analisar e raciocinar dados e evidências, tornando informações complexas mais acessíveis, compreensíveis e utilizáveis. 

Negócios ágeis investem na cultura interna

O gerenciamento da força de trabalho é um elemento crítico de qualquer esforço para gerar agilidade à empresa. Negócios ágeis combinam pessoas, mudanças nos processos de negócios e tecnologia para dar voz aos insights dos funcionários e identificar e alocar talentos para executar as ações da maneira mais eficiente possível. 

O relatório State of Agile, refletindo as percepções de 1.100 profissionais de negócios e TI em todo o mundo, mostra que a cultura organizacional ainda é o maior obstáculo à agilidade dos negócios. 

Organização e cultura estão em conflito com as formas ágeis de trabalhar, que exige equipes auto-organizadas, com líderes que podem “doar” parte de seu controle, permitindo que as equipes apresentem soluções e implementem o que o negócio e o cliente precisa. Isso significa:

  • Definir expectativas e objetivos claros para a equipe;
  • Garantir que os membros da equipe tenham a competência e as habilidades necessárias para fazer o trabalho — e apoiá-los com treinamento sempre que necessário;
  • Envolver os funcionários e deixá-los serem parte das decisões;
  • Construir um espaço seguro para experimentação.

Conclusão

Ego, medo e excesso de confiança são algumas das barreiras para adotar a agilidade de negócio. Mas para as organizações sobreviverem e prosperarem no ambiente de negócios de hoje, manter um estilo de gerenciamento rígido de comando e controle raramente é uma receita para o sucesso a longo prazo.

O futuro é imprevisível e, com o mundo e sua tecnologia mudando cada vez mais rápido, é preciso se adaptar mais rapidamente, testando o ambiente e mantendo o foco no cliente. A agilidade dos negócios não é trivial; mas ignorar seus benefícios pode ser fatal para as empresas que seguem as velhas formas de fazer negócios.

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