A gestão de infraestrutura de TI de uma organização é como a infraestrutura urbana de uma cidade. Existem rodovias, avenidas e pontes para suportar o trânsito, sistemas de água e de esgoto levando os serviços a cada casa, e sistemas de energia e iluminação pública para trazer luz a todos os bairros.

Da mesma forma, a infraestrutura de TI dentro de uma empresa envolve aqueles componentes que suportam o tráfego de dados e informações entre diferentes sistemas e pontos de negócios.

Existem aplicativos que suportam funções-chave, servidores que hospedam os aplicativos e centros de dados que hospedam os servidores. Também existe uma infraestrutura de rede que facilita o acesso a aplicativos e servidores para a empresa. 

E da mesma forma que a infraestrutura urbana precisa ser gerenciada por pessoas especializadas, sua infraestrutura de TI também deve ser cuidada por quem realmente entende do assunto.

Qual é a função da gestão de infraestrutura de TI?

Ao contratar um serviço gerenciado para cuidar da sua infraestrutura de TI, o fornecedor fará toda a supervisão dos elementos de TI necessários para suportar as funções de negócios. Isso inclui os componentes físicos, como computadores, hardware de rede e data centers, mas também aplicativos de software e componentes de rede.

Em geral, a gestão da infraestrutura de TI pode ser dividida em três subcategorias de gerenciamento: 

  1. Gestão de sistemas: inclui a administração de todos os ativos de TI normalmente encontrados em um data center. Também inclui atividades de segurança da informação, gerenciamento de riscos e prevenção de intrusão;
  2. Gestão de rede: inclui o gerenciamento e configuração de redes, além da administração de recursos, permitindo que esses sejam alocados de maneira adequada e de acordo com as demandas de aplicativos e serviços;
  3. Gestão de armazenamento: supervisão das tecnologias e recursos de armazenamento de dados, como virtualização, provisionamento de armazenamento, compactação de dados e segurança de dados. 

Por que terceirizar a gestão de infraestrutura de TI?

Como mostrado, a gestão de infraestrutura de TI inclui diversas atividades e componentes que, para serem executados internamente, exigiriam uma equipe de profissionais dedicados. Além de aumentar os custos totais com a folha de pagamento, nem sempre as organizações têm sorte em encontrar os profissionais com as qualificações certas.

Com um serviço gerenciado, no entanto, esses problemas são eliminados. A equipe do fornecedor é qualificada justamente para executar essas funções de gerenciamento. Isso alivia sua folha de pagamento, ao mesmo tempo que libera sua equipe interna para tarefas mais estratégicas e menos operacionais.

Em suma, o uso de um serviço de gestão de infraestrutura de TI permite à sua organização:

1. Melhorar o desempenho

Monitorar seus sistemas permite que você gerencie melhor seu desempenho, pois avalia suas necessidades de mudança exclusivas e faz mudanças estratégicas como resposta. Também permite que você preveja e planeje de forma proativa as necessidades futuras para garantir que possa manter ou até mesmo melhorar o desempenho.

Ser informado regularmente sobre sua infraestrutura de TI pode garantir uma uma melhor experiência para seus funcionários. Experimentar um tempo de atividade consistente e tecnologia de alto desempenho se traduzirá diretamente em um aumento na produtividade e em uma experiência positiva do usuário. 

Experimentar menos interrupções causadas por problemas de tecnologia permite que todos os canais permaneçam produtivos, aumentem o moral e construam um senso geral de confiança.

2. Otimizar os investimentos

A gestão proativa da infraestrutura de TI garantirá que seus sistemas funcionem em níveis máximos de desempenho por mais tempo. Seguir as melhores práticas, como cronogramas de manutenção e atualização, protocolos de documentação, monitoramento de sua infraestrutura etc., garantirá que seus investimentos em TI cumpram o ciclo de vida esperado.

Se sua infraestrutura de TI for gerenciada incorretamente, você não poderá prever e lidar com emergências antes que elas apareçam. Ser proativo com o gerenciamento de sua infraestrutura economizará tempo e dinheiro para sua empresa.

3. Redução de despesas gerais

Quando você adota as práticas recomendadas de gestão de infraestrutura de TI, sua tecnologia e suas operações funcionam com mais tranquilidade. A aplicação das melhores práticas de TI a procedimentos, documentação e gerenciamento de estoque, bases de conhecimento, monitoramento e sistemas de gerenciamento permite que os recursos de TI trabalhem com eficiência ideal.

Seu pessoal gasta menos tempo correndo, reagindo a um incêndio após o outro e mais tempo gerenciando e mitigando de forma proativa os riscos. Em outras palavras, permite que uma equipe menor gerencie com mais eficácia e ainda forneça resultados previsíveis. 

O uso de um serviço gerenciado de infraestrutura de TI permite à empresa conquistar a agilidade necessária para impulsionar sua transformação digital.

Quer saber qual o nível de maturidade tecnológica do seu negócio? A BHS vai ter dar um parâmetro de qual a sua situação atual e quais os próximos passos para modernizar a sua TI. Faça o teste gratuito aqui e comece agora sua jornada para o digital!