Em um mundo cada vez mais digital, os profissionais dos setores bancário e financeiro enfrentam muitos desafios, especialmente considerando o forte ambiente regulatório e de conformidade em que operam. O Microsoft 365 oferece recursos que permitem que os usuários otimizem tecnologias de nuvem emergentes, aumentem o envolvimento e a agilidade dos funcionários e atendam aos rigorosos requisitos de conformidade financeira e segurança. 

No mundo de hoje, a chave para o sucesso em serviços financeiros é a capacidade de combinar tecnologia inovadora com processos de negócios inteligentes e formas simplificadas de trabalhar. Pensando nisso, neste artigo examinaremos Neste blog, os principais recursos e benefícios do Microsoft 365 para a área financeira e como eles podem ajudar o setor a permanecer seguro, móvel e produtivo em um mundo digital altamente competitivo. Mas antes…

O que é o Microsoft 365?

Lançado em 2001, o Microsoft 365 é uma versão de modelo de assinatura baseada em nuvem do popular pacote de produtividade da Microsoft, o Microsoft Office. 

O Microsoft 365 contém os mesmos aplicativos principais que as versões tradicionais do Office, incluindo Word, Excel, PowerPoint, Outlook, OneNote e, dependendo do plano adquirido, também pode incluir outros aplicativos e serviços, como Publisher, Planner, OneDrive, Exchange, SharePoint, Skype, Yammer e Microsoft Teams.

Há vários pacotes diferentes disponíveis ao licenciar o Microsoft 365, incluindo versões para uso pessoal, casas com vários usuários, estudantes, empresas, organizações sem fins lucrativos e instituições de ensino. Há também versões online e apenas para dispositivos móveis.

A grande revolução que o Microsoft 365 trouxe foi a oferta do serviço em um modelo de pagamento por assinatura. Isso significa que, em vez de pagar por uma licença única pelo software, você paga um valor mensal por usuário e tem acesso ao serviço mais recente e atualizado. No modelo de licença única, pelo contrário, os usuários teriam que comprar uma nova cópia da edição para usar as atualizações mais recentes.

O Microsoft 365 também foi desenvolvido como um aplicativo que prioriza a nuvem; embora você também possa contar com as versões de aplicativos para desktop de smartphones. Todos os apps, serviços e dados gerados pelo programa são hospedados nos servidores da Microsoft.

Os usuários não precisam instalar software ou manter nenhum hardware para executá-lo. O Microsoft 365 também vem com hospedagem de e-mail e espaço de armazenamento em nuvem para que os usuários possam hospedar seus arquivos online e ter acesso a eles onde e quando precisarem, de qualquer dispositivo que se conecte à internet.

Sendo baseado em nuvem, a suíte também vem com uma série de recursos não disponíveis nas versões anteriores e permanentes.

Quem usa o Microsoft 365 e por quê?

O Microsoft 365 fornece ferramentas de produtividade aos usuários de computador há quase três décadas; hoje, mais de um bilhão de pessoas usam produtos Microsoft em todo o mundo. Para as empresas, especialmente a do setor financeiro, o programa oferece muito mais do que processamento de texto e edição de planilhas.

Embora seus aplicativos principais eminentes ainda equipam as empresas com as ferramentas básicas necessárias para executar tarefas diárias, como gerenciar dados, criar documentos e comunicar informações, o Microsoft 365 evoluiu para um vasto conjunto de ferramentas inteligentes que permitem que as organizações sejam mais produtivas e eficientes. E com muitas opções de planos personalizados disponíveis, empresas de todos os tamanhos e circunstâncias podem ter acesso a essas ferramentas instantaneamente.

Serviços como o Outlook podem fornecer uma plataforma poderosa e com aparência profissional por meio da qual as empresas podem construir reconhecimento de marca e comercializar seus serviços. Os amplos recursos de calendário do Outlook também podem ajudar as organizações a colaborar e gerenciar melhor seu tempo.

Com o Microsoft 365, todos os aplicativos e serviços estão conectados entre si e com a web em geral, facilitando o trabalho em equipe, economizando tempo dos funcionários e permitindo que eles trabalhem melhor juntos por meio de ferramentas como bate-papo em equipe, reuniões online, co-autoria e compartilhamento de arquivos e e-mails de grupo. 

A inclusão de armazenamento em nuvem e aplicativos móveis no pacote Microsoft 365 também permite que as organizações trabalhem em qualquer lugar, a qualquer hora, com acesso seguro a conteúdo, conversas, tarefas e agendas de qualquer dispositivo.

Com a segurança de dados um tópico importante para organizações de todos os setores, muitas empresas escolhem o Microsoft 365 por causa de suas medidas de segurança em camadas, monitoramento proativo de dados, proteção de privacidade e acordo de nível de serviço de 99,9% de tempo de atividade.

Quais os benefícios do Microsoft 365 para a área financeira?

Agora, conheça abaixo os benefícios específicos do Microsoft 365 para a área financeira!

1. Segurança

Agora, mais do que nunca, as instituições financeiras precisam investir em sistemas de primeira classe e segurança de dados devido à crescente ameaça cibernética. O fato de lidarem com muitas informações pessoais valiosas, como números de previdência social, números de cartão de crédito e endereços, os coloca em maior risco de ataques maliciosos. Os clientes também esperam que as instituições financeiras lidem com seus dados confidenciais com segurança e cuidado.

Consciente do impacto potencial (perda financeira e degradação da reputação) que uma violação de dados pode ter em uma instituição financeira, a Microsoft decidiu ser útil e preencher a lacuna de segurança iminente. A empresa desenvolveu vários recursos de segurança e complementos que visam manter a proteção da sua organização ao máximo.

Algumas das características incluem:

  • Gerenciamento de dispositivos móveis (MDM): o MDM é um recurso de segurança integrado que protege os dispositivos móveis dos funcionários, mesmo que estejam trabalhando remotamente. Também regula o acesso aos dados cruciais de uma empresa, de modo que, quando o dispositivo de um funcionário for roubado, não haverá interferência externa;
  • Autenticação multifator (MFA): como o nome sugere, o recurso usa várias medidas de segurança para proteger os dados da empresa. Por exemplo, ele solidifica o processo de login usando mais de um método de verificação, digamos uma senha e biometria. Portanto, se um hacker quebrar sua senha, ele ainda terá o acesso negado devido a outros requisitos de verificação;
  • Proteção avançada contra ameaças (ATP): os hackers melhoraram seu jogo e agora estão usando meios de ataque mais sofisticados, como ransomware. Mas adivinhem? A ATP desmascara os crimes cibernéticos mais complicados e interrompe os ataques maliciosos antes que eles causem estragos.

Esta é apenas a ponta do iceberg; existem vários outros recursos e benefícios de segurança que o Microsoft 365 oferece.

2. Conformidade

Os padrões de conformidade para o setor financeiro são um dos mais rigorosos e em constante evolução em comparação com outros setores. Novos termos e regulamentos continuam surgindo, com os reguladores impondo pesadas medidas punitivas por não conformidade.

Portanto, cumprir os padrões estabelecidos, mantendo a segurança e a privacidade dos dados, é fundamental no setor financeiro. A boa notícia é que o Microsoft 365 compartilha esse fardo com você e trabalha para alcançar os mais altos padrões de conformidade, segurança, transparência e privacidade.

Os serviços do setor financeiro do Microsoft 365 já atendem à maioria dos requisitos de conformidade, abrindo caminho para o bom funcionamento da sua empresa no setor. Então, o que resta é você determinar os regulamentos exatos que se aplicam à sua organização.

Ao acessar o Portal de Confiança de Serviços da Microsoft para Serviços Financeiros, você pode visualizar as certificações e relatórios necessários e baixar o Assessment Starter Pack para supervisionar sua total conformidade neste setor altamente regulamentado.

3. Otimização de custos

É o objetivo de todas as empresas reduzirem custos e maximizar a produção. A maioria das empresas não consegue esse feito porque usa as estratégias e ferramentas erradas ou simplesmente está impaciente. O Microsoft 365 está aqui para tornar a otimização de custos uma realidade para as instituições financeiras da maneira mais simples possível.

A mudança para o Microsoft 365 abre portas para várias oportunidades de redução de custos, simplificando os processos de gerenciamento, reduzindo a necessidade de atualizações do sistema, número de funcionários, manutenções etc.

A Microsoft também oferece seus serviços usando a técnica de licenciamento previsível, ou seja, você só paga o que precisa. Por exemplo, quando as demandas são maiores e você precisa de serviço adicional, você pagará apenas por esse complemento específico em vez do pacote inteiro. E outra coisa, as dispendiosas taxas de atualização convencionais serão coisa do passado, pois o Microsoft 365 mantém você atualizado com todos os novos recursos após o lançamento.

4. Maior produtividade

O setor financeiro é uma das indústrias mais competitivas e saturadas do mundo. Dessa forma, superar seus concorrentes exige que você aproveite a transformação digital acelerada, supere as expectativas dos clientes e permaneça transparente em suas operações. E tudo começa a partir de uma força de trabalho produtiva.

O Microsoft 365 ajuda instituições financeiras, como bancos e cooperativas de crédito, a otimizar sua produtividade das seguintes maneiras:

  • Redução do tempo de inatividade: com o Microsoft 365, tudo é baseado em nuvem, aprimorando a acessibilidade rápida de sistemas e serviços em vários dispositivos. Portanto, os funcionários não terão desculpa para atrasos ou falta de obras;
  • Centralização de armazenamento de documentos: o Teams é um recurso do Microsoft 365 que permite manter documentos e recursos da equipe em um só lugar. Isso evita a necessidade de os funcionários vasculharem os tópicos de e-mail confusos para encontrar edições. Além disso, o restante da equipe pode usar o mesmo documento em tempo real;
  • Colaboração sem esforço: as ferramentas do Microsoft 365 permitem o trabalho em trânsito. Por exemplo, os funcionários podem trabalhar em qualquer lugar usando qualquer dispositivo, mantendo-se conectados. Caso você esteja se perguntando, a segurança dos dados sempre será mantida usando recursos como o Gerenciamento de Dispositivos Móveis, como vimos acima;
  • Ferramentas fáceis de usar: a Microsoft é um nome familiar e muitas pessoas estão familiarizadas e sabem como usar a maioria de suas ferramentas, como Excel, Word e PowerPoint. Isso mantém o processo de transição ou atualização menos dispendioso em termos de treinamento;
  • Comunicação em tempo real: ferramentas como Skype for Business, Teams e Exchange Online garantem que os funcionários possam se comunicar sem esforço, sem a necessidade de uma reunião individual. Isso economiza tempo e recursos que, de outra forma, seriam desperdiçados em viagens para um compromisso.

Mais valor para o setor financeiro: o Microsoft Dynamics

Além de todos os benefícios do Microsoft 365, um dos programas que fazem parte do pacote (e traz ainda mais valor ao setor financeiro) é o Dynamics 365. 

O Dynamics 365 fornece às organizações de serviços financeiros uma solução centralizada para gerenciar relacionamentos com clientes e alinhar seus dados, processos e equipes. Com uma solução personalizada construída com base na solução, as empresas do setor financeiro podem obter os seguintes benefícios:

  • Gerenciar todos os dados em uma única solução baseada em nuvem;
  • Gerenciar seus clientes e suas contas, produtos ou serviços;
  • Adaptar-se à medida que sua empresa cresce – o Dynamics 365 é totalmente escalável;
  • Integrar-se perfeitamente a outras ferramentas da Microsoft e produtos de terceiros;
  • Melhorar a colaboração entre os departamentos;
  • Melhorar a tomada de decisões dando visibilidade total sobre o negócio;
  • Simplificar a conformidade regulatória criando um formato em toda a empresa que pode ser facilmente adaptado quando as leis ou regulamentos mudam;
  • Analisar as interações dos seus clientes, o que lhe permite responder às suas necessidades de forma eficaz;
  • Automatizar as principais tarefas e processos para eliminar atividades administrativas repetitivas;
  • Capitalizar novas oportunidades.

Conclusão

Empresas do setor financeiro, como bancos de médio porte e cooperativas de crédito, se beneficiam do Microsoft 365 reduzindo seus custos operacionais, aumentando a produtividade, atendendo aos requisitos de conformidade e mantendo a segurança e a competitividade. Agora é a hora de embarcar nessa tecnologia revolucionária e transformar seus negócios para melhor.

A BHS fornece segurança e conformidade com foco na Microsoft para vários setores regulamentados, incluindo financeiro. Para saber como podemos ajudar sua transformação na nuvem a atender aos requisitos de segurança e conformidade, entre em contato conosco!