As empresas que estão começando com a tecnologia de nuvem geralmente optam por uma abordagem de nuvem única, simplesmente porque faz sentido: elas querem começar colocando alguns de seus dados na nuvem e podem precisar apenas de uma ou duas funcionalidades específicas.

À medida que a empresa se sente confortável e adota mais plenamente a nuvem e seus benefícios, é comum adotar uma abordagem multicloud. À primeira vista, o multicloud pode parecer mais complicado, mas a verdade é que essa abordagem pode realmente oferecer uma série de benefícios, inclusive uma economia significativa de custos.

Para saber como, continue lendo e descubra o que é o multicloud e quais são os seus benefícios!

O que é o multicloud?

Quando sua solução de nuvem única parece cada vez menos estar resolvendo seus problemas personalizados, você pode estar pronto para migrar para um ambiente de várias nuvens. Ambientes multicloud são qualquer combinação de nuvens, de vários fornecedores. 

Você pode optar por um produto de um provedor para volume ou poder de computação, mas soluções de nuvem menores e independentes podem atender a necessidades mais específicas. Além disso, você ainda pode manter alguns dados em servidores privados locais, uma configuração conhecida como nuvem híbrida.

Há vários benefícios do multicloud, como evitar o vendor lock-in, quando você fica preso a um mesmo fornecedor. Além disso, ele também permite otimizar seu desempenho para quantos serviços você precisar, aumentar a confiabilidade e diminuir o risco de ataques de segurança

Ao separar cargas de trabalho em várias nuvens, você pode ter mais trabalho acontecendo de forma independente, rápida e, se bem planejada, com mais eficiência.

Como o multicloud permite reduzir custos?

Como falamos, o multicloud também permite reduzir custos. A maneira como você gasta seu dinheiro é exclusiva para as necessidades da sua empresa. Você pode apostar tudo em termos de preço para uma solução de ponta realmente importante para sua necessidade principal de negócios e, em seguida, buscar opções mais acessíveis para projetos ou processos menos vitais. 

Outra abordagem é aumentar ou diminuir a escala de acordo com suas necessidades, o que permite que você gaste dinheiro quando tiver, mas economize muito quando for necessário. Ou crie automação em processos que desativam recursos quando não são necessários, oferecendo economias de custos confiáveis.

As revisões mensais ou trimestrais dos gastos com a nuvem podem ajudá-lo a saber se está gastando demais ou estimando muito pouco. O princípio abrangente é que, quando você tem a carga de trabalho certa na nuvem certa na hora certa, você obterá o melhor retorno possível.

Como gerenciar o ambiente multicloud?

Embora a mudança para a multicloud possa ser esmagadora devido ao grande volume de opções, uma preocupação do DevOps é a integração. Como você faz com que as tecnologias de nuvem relevantes se comuniquem quando são todas diferentes?

Felizmente, as empresas de software estão começando a fornecer soluções para a questão da integração multicloud, como o Azure Arc da Microsoft. 

O Azure Arc fornece um único endpoint para armazenar, gerenciar, pesquisar e recuperar dados da nuvem. Graças à sua abordagem agnóstica, ele pode navegar sem problemas entre nuvens privadas e públicas, bem como grandes nomes e nuvens mais específicas.

Com o Azure Arc, os usuários agora podem aproveitar os benefícios da inovação na nuvem, incluindo recursos de dados sempre atualizados, implantação rápida e escalabilidade dinâmica em qualquer infraestrutura.

Como acontece com a maioria das coisas em tecnologia, cada empresa tem necessidades, expectativas e orçamentos diferentes, e a combinação certa é aquela que geralmente é alcançada por tentativa e erro. Embora o multicloud possa parecer intimidante, a economia de custos geralmente vale a exploração inicial. 

Para saber como gerenciar seu ambiente multicloud melhor, entre em contato com a BHS e fale com um dos nossos consultores!