Você já deve estar ciente de que muitas organizações estão aproveitando os chamados desktops virtuais. No momento, essa tecnologia está se tornando cada vez mais popular, especialmente quando grande parte da força de trabalho está trabalhando remotamente. 

O fato é que a forma como trabalhamos está evoluindo como nunca antes. Um número crescente de empresas está se adaptando a essas mudanças e cortando custos com desktops virtuais como o Azure Virtual Desktop, também conhecido como AVD (anteriormente Azure WVD). 

No entanto, o trabalho remoto não é o único caso de uso para esta solução. O Azure Virtual Desktop oferece uma maneira fácil e segura de fornecer a toda a sua equipe acesso às informações e aplicativos de que precisam em seus dispositivos. Isso economiza tempo, recursos e aumenta a eficiência dos funcionários.

Quer saber se o AVD é adequado para você? Continue lendo e descubra tudo sobre o Azure Virtual Desktop!

O que é o Azure Virtual Desktop (AVD)?

O Azure Virtual Desktop é um serviço de nuvem baseado no Azure para virtualização de desktops e aplicativos. Usando o AVD, é possível implantar áreas de trabalho virtuais do Windows que habilitam o trabalho remoto e aumenta a segurança no tráfego de dados.

No Azure Virtual Desktop, as máquinas virtuais (VMs) para vários usuários e desktops são hospedadas no Microsoft Azure, o que significa que os dispositivos de endpoint que acessam os desktops não executam diretamente o sistema operacional, software, pastas e arquivos ou as configurações do usuário.

Este serviço é destinado a clientes corporativos e frequentemente é usado para cargas de trabalho especializadas, setores de segurança e regulamentação, além de demandas de trabalho remoto. 

Como funciona a área de trabalho virtual do Windows?

O AVD é um produto de Desktop as a Service (DaaS) e pode ser acessado a partir de uma variedade de tipos de dispositivos e sistemas operacionais, incluindo Windows, macOS, iOS, Android e navegador da web

Usando a virtualização de desktop, o sistema operacional Windows 10 não é executado diretamente no dispositivo cliente a partir do qual o usuário o acessa; em vez disso, ele é hospedado na nuvem por meio do Microsoft Azure. 

Como a área de trabalho virtual do Windows permite implantações do Windows 10 em várias sessões, vários usuários podem ser atribuídos a cada máquina virtual, exigindo, portanto, menos infraestrutura do Azure.

Além disso, o AVD da Microsoft permite que os perfis de usuário sejam armazenados separadamente das máquinas virtuais, em contêineres separados.

Benefícios do Azure Virtual Desktop

Agora que você já sabe o que é o Azure Virtual Desktop, é hora de saber: como determino se minha organização se beneficiará de uma solução de desktop virtual? 

Se toda a sua equipe tiver notebooks para o trabalho e você puder proteger e gerenciar o acesso deles às informações e aos aplicativos de que precisam, o uso de um desktop virtual pode não ser necessário para sua organização.

No entanto, para muitas empresas, o AVD permite gerenciar as necessidades específicas de trabalho com maior eficiência. Para saber se este é o seu caso, listamos abaixo algumas situações em que o Azure Virtual Desktop traz benefícios. Veja só:

Sua equipe precisa trabalhar remotamente

Se sua equipe precisa poder trabalhar em casa, em viagens, nas instalações do cliente ou no escritório, o AVD permite ter a mesma experiência do usuário onde quer que esteja. Ele também permite gerenciar e proteger o acesso aos dados e aplicativos da empresa no trabalho remoto.

Gerenciamento de segurança simples

Quando você tem contratados ou funcionários de meio período que precisam de acesso às informações, a segurança pode se tornar uma preocupação. O Azure Virtual Desktop facilita o fornecimento de acesso controlado e seguro aos seus dados e aplicativos. 

Além disso, seus funcionários em tempo integral podem usar seu computador pessoal para se conectar ao desktop virtual de trabalho. Isso mantém todas as suas informações corporativas seguras.

Você tem uma necessidade ocasional de PCs

Não desperdice recursos na configuração de várias máquinas físicas se todos os seus funcionários não precisarem de um PC dedicado. O Azure WVD torna possível implantar máquinas virtuais quando você precisar delas. À medida que suas necessidades mudam, você pode adicionar ou remover desktops virtuais para atender às necessidades de sua força de trabalho.

Você precisa de diferentes tipos de PCs para diferentes equipes

Você pode implantar diferentes desktops virtuais para diferentes grupos de usuários. Dessa forma, os usuários só podem acessar os aplicativos e informações de que precisam para realizar seu trabalho. Eles não verão informações de que não precisam, e você pode fornecer a eles o poder de computação de que precisam para trabalhar.

O que torna a Área de Trabalho Virtual do Azure diferente?

No passado, as soluções de desktop virtual eram complexas e caras. Elas eram difíceis para as empresas criarem e administrarem. Uma grande infraestrutura de servidor era necessária para executar desktops virtuais. 

Como resultado, a maioria das pequenas e médias empresas não tinha recursos para gerenciar desktops virtuais internamente. O AVD torna isso acessível para todas as organizações.

Como explicam os especialistas do Azure, o AVD é diferente de outras soluções de desktop virtual porque é:

  • Simples de implantar e configurar: agora, gerenciar AVD é mais fácil do que nunca. No Portal do Azure, você pode implantar e gerenciar áreas de trabalho e aplicativos virtuais, atribuir usuários e ter acesso a monitoramento e diagnóstico. Tudo isso está disponível para você em uma única interface;
  • Maior custo-beneficio: o Azure Virtual Desktop pode economizar o dinheiro da sua organização, porque você só paga por servidores virtuais quando suas áreas de trabalho virtuais estão ativadas. Além disso, ao usar o AVD, há menos infraestrutura necessária para executar uma equipe distribuída.
  • Fácil de escalar: você pode fornecer rapidamente desktops Windows 10 completos com todos os seus aplicativos de negócios para seus usuários. Você também pode aumentar ou diminuir o número de desktops virtuais que usa à medida que sua força de trabalho muda;
  • Flexível: como em todos os serviços em nuvem da Microsoft, não há compromissos contratuais com o AVD. O serviço em si também é mais flexível do que outras opções disponíveis, pois permite que você escolha oferecer aos seus funcionários toda a experiência de desktop ou oferecer apenas aplicativos virtuais específicos. É também a única interface de desktop virtual que oferece várias sessões do Windows 10 Enterprise.

Como falamos, o AVD é adequado para empresas de todos os portes, sendo particularmente útil para organizações que precisam que sua equipe trabalhe remotamente, que usam consultores externos, ou que têm necessidades variadas de números e tipos de desktops. 

Se você já pensou em usar um desktop virtual no passado e o custo ou a complexidade o impediu, agora é a hora de reconsiderá-lo. Entre em contato com a BHS e veja como podemos ajudá-lo nessa jornada!