Se sua empresa está construindo uma força de trabalho remota permanente ou um modelo de trabalho híbrido, ter a tecnologia adequada pode beneficiar o trabalho remoto ou torná-lo muito mais complicado do que precisa ser. Neste cenário, poucos fornecedores de tecnologia oferecem o nível de suporte para trabalho híbrido que a Microsoft pode. A empresa lançou vários novos produtos de tecnologia em 2020 e 2021 para reduzir a lacuna entre o trabalho no escritório e o trabalho remoto.

Um dos recursos que as empresas podem usar para habilitar o trabalho híbrido é o Microsoft 365. O Microsoft 365 é um conjunto de ferramentas de produtividade que aproveita os serviços de nuvem para melhorar a colaboração, a comunicação e a eficiência. 

No artigo de hoje, vamos analisar como a Microsoft é uma poderosa aliada ao trabalho híbrido, permitindo que o Microsoft 365 seja usado para ajudar os funcionários do home office a continuar desempenhando suas funções principais, sem perda de produtividade. Acompanhe conosco e descubra!

O que é o Microsoft 365?

Para começar, queremos explicar o que é o Microsoft 365. É um pacote baseado em nuvem que inclui aplicativos do Office e serviços adicionais, como gerenciamento de dispositivos e segurança avançada. Basicamente, ele inclui todas as ferramentas da Microsoft que sua empresa precisa para se manter conectada e ser produtiva no trabalho híbrido. 

O Microsoft 365 oferece aplicativos do Office, recursos de email, bate-papo e reunião e armazenamento em nuvem. Os aplicativos da suíte incluem, a depender de cada plano:

  • OneDrive;
  • Outlook;
  • Word;
  • Excel;
  • Power Point;
  • OneNote;
  • SharePoint;
  • Teams;
  • Entre outros.

Além das versões da Web dos aplicativos do Office, os planos Standard e Premium incluem a versão para desktop dos aplicativos do Office, ferramentas de agendamento de clientes e rastreamento de milhagem. O plano Premium oferece gerenciamento de dispositivos de negócios e mais medidas de segurança.

Como a Microsoft pode ajudar sua equipe enquanto trabalha remotamente

Abaixo, você confere como os principais aplicativos do Microsoft 365 otimizam o trabalho remoto:

1. Aplicativos do Office

Com o Microsoft 365 Business, você obtém acesso online a todos os aplicativos normais, como Outlook, Word, PowerPoint e Excel. As versões online desses aplicativos garantem que qualquer pessoa possa trabalhar e compartilhar esses documentos de qualquer lugar.

Além das versões online, você pode baixar os aplicativos móveis que ajudam a manter a produtividade, mesmo que um funcionário esteja em trânsito. Como o Microsoft 365 é um pacote baseado em nuvem, ele mantém os aplicativos atualizados, suas informações são protegidas e seus arquivos são sincronizados automaticamente.

2. Teams

Com o Teams, você pode conversar, conhecer e ligar em um só lugar. Você pode criar equipes para diferentes departamentos ou projetos. Dentro dessa equipe, você pode conversar ou iniciar uma chamada ou videoconferência facilmente. O Teams também permite acessar arquivos da Microsoft e enviar mensagens no bate-papo durante chamadas ou videoconferências.

Durante as reuniões, o Teams pode remover distrações reduzindo o ruído de fundo e permitindo que você desfoque o fundo do vídeo. Ele oferece a capacidade de voltar à reunião para encontrar a gravação, o bate-papo, as notas da reunião e todos os documentos compartilhados.

Além disso, com o recente lançamento dos recursos Live Share e Excel Live, participantes de uma reunião podem enviar e editar documentos simultaneamente durante o encontro, incluindo planilhas de Excel.

3. To-Do

Em um nível mais individual, o aplicativo To-Do pode ajudá-lo a permanecer no caminho certo. Este aplicativo pode ajudar a mantê-lo produtivo se você costuma trabalhar no escritório, mas está fazendo a transição para trabalhar em casa.

Com o To-Do você pode compartilhar suas listas com colegas de trabalho ou toda a equipe para ajudar em determinados projetos. O To-Do pode ajudá-lo com qualquer tarefa pequena ou grande, seja para receber os pedidos de almoço de todos ou precisar de lembretes para enviar relatórios cruciais.

4. Sharepoint

Ao trabalhar remotamente, às vezes pode ser um incômodo enviar documentos e projetos entre os membros da equipe. Felizmente, a Microsoft oferece outra excelente ferramenta para ajudá-lo. O SharePoint é a solução perfeita para compartilhar documentos e se integra a outras ferramentas, como Word e Excel, para tornar a colaboração fácil e eficiente.

Com o SharePoint, você pode armazenar, organizar, compartilhar e acessar informações e arquivos de qualquer dispositivo. A única coisa que você precisa é de uma conexão com a internet. Isso torna extremamente fácil para os colegas de equipe trabalharem juntos, mesmo que estejam do outro lado do mundo.

Ainda mais, com o SharePoint, todos os seus arquivos são mantidos continuamente atualizados. Assim, você pode ver as atualizações e alterações feitas instantaneamente. Você também pode usá-lo com outros produtos do Office 365, como o Teams e o Outlook.

5. Outlook

Outra ferramenta útil do Office 365 é o Outlook. Agora, você provavelmente já ouviu falar do Outlook e pode pensar que é um provedor de e-mail típico. E embora o e-mail seja uma obrigação definitiva para trabalhadores remotos, não é por isso que o consideramos tão útil.

Um dos melhores recursos do Outlook é a capacidade de agendar reuniões em seu calendário e conectá-las diretamente ao Teams. Dessa forma, tudo o que um convidado precisa fazer é clicar no link que está em seu calendário. O calendário do Outlook também torna incrivelmente fácil bloquear horários em sua agenda e compartilhá-los com seus colegas de trabalho. 

6. Microsoft Viva

O Microsoft Viva é a mais recente oferta da empresa, que se tornou um tema de interesse entre as organizações. De acordo com a Microsoft, o Viva é “uma plataforma de experiência do funcionário” com funcionalidades para reunir aprendizado, insights, comunicações e recursos em uma plataforma. Ele é desenvolvido pelo Microsoft 365 e as empresas podem experimentá-lo por meio do Teams.

Basicamente, o Microsoft Viva abrange quatro categorias: conexões, aprendizado, insights e tópicos. Aqui está um olhar mais profundo.

  • Tópicos: é voltado para gerenciamento e organização de conteúdo. Ele organiza o conteúdo da organização, permitindo que os funcionários encontrem facilmente as informações que procuram;
  • Conexões: oferece experiências de engajamento inovadoras para manter todos na equipe informados. Usando IA, o Microsoft Viva promove engajamentos frutíferos no local de trabalho.
  • Aprendizado: está focado em capacitar os funcionários e oferecer a eles oportunidades de aprendizado – formais e informais.
  • Insights: permite que as empresas façam melhorias orientadas por dados em seus processos e políticas. Além disso, os insights abrem caminho para o bem-estar e a produtividade aprimorados dos funcionários.

Quando você tem toda a sua equipe trabalhando em casa ou apenas alguns funcionários remotos, haverá desafios. Felizmente, existem ferramentas online, como o Microsoft 365, que criam um ambiente virtual onde todos podem permanecer conectados e no caminho certo.

Clique aqui e saiba como contratar o Microsoft 365 para sua empresa!