Você certamente já ouviu falar em termos voltados para a área de tecnologia como a “automação de processos que envolvem robótica”, não é mesmo? Ou, também pode ter visto em algum lugar do seu smartphone, computador ou mesmo nos conteúdos consumidos no dia a dia, a expressão “nuvem”, ou “computação em nuvem”, é verdade? Bom, é por este motivo que viemos aqui hoje, para te contar como o RPA (Robotic Process Automation), pode ser utilizado para analisar dados na nuvem de empresas e outros negócios, tendo por base processos mais ágeis, inteligentes e precisos.

Para isso, este artigo baseia-se na importância da transformação digital para a evolução de ferramentas ao longo do tempo, influenciando diretamente no rendimento de profissionais das mais distintas áreas. Além deste motivo, o aumento do tráfego de dados na atualidade é outro fator que influencia diretamente nestas modificações dos paradigmas e na ampla expansão e adesão ao RPA.

Quer entender melhor qual é o papel do RPA na gestão de dados, na computação em nuvem e muito mais? Leia até o final!

O que é RPA e como ele atua nos negócios

Qual é o papel do RPA na gestão de dados? Como esta fusão ocorreu? Quando é que os dados passaram a ter tamanha importância em nossa sociedade? Essas perguntas e muitas outras que as pessoas fazem quando falamos que o RPA é a automação de processos feita de forma robotizada.

A implementação de termos tecnológicos na vida de pessoas não tão adaptadas e conectadas é um caminho que ainda é buscado por muitas empresas.

Portanto, para começar a responder essas perguntas – e enfim chegar nas conclusões do assunto tão esperadas – é preciso entender de onde surgiu o termo transformação digital, para só depois compreender o aumento do tráfego de dados na atualidade. Para isso, vamos partir do começo.

Gerir dados sempre foi algo existente no mundo, desde que o estudo com números passou a ser praticado, porém, antes eles não eram vistos desta forma. Antigamente utilizado para quantificar populações, vendas de terras e trocas de mercadorias, os dados tinham um papel importante no cotidiano de civilizações pelo planeta afora. Mas para a época, os dados serviam apenas aos interessados nos assuntos, não sendo tão abrangente a toda população.

Com o passar do tempo as coisas foram mudando…

Hoje, com o advento da tecnologia e a invenção da internet, os dados atingiram outro patamar, se tornando peças fundamentais para a vivência de pessoas, sendo explorados em inúmeros campos como a saúde, educação, segurança pública, geração de empregos e outros.

Porém, o que pode ser visto com o tempo e os avanços tecnológicos é que esses dados que eram anotados em todos os cantos de folhas de cadernos, listas e planilhas, evoluíram e chegaram até os processos automatizados que envolvem computadores e demais sistemas.

Essa presença dos dados em nossa vida pode ser vista de forma positiva ou negativa, mas não tem como negar que ela é fundamental para que todas essas mudanças no mundo tenham ocorrido.

E a grande responsável por isso foi a tão famosa transformação digital, que trouxe muitas novidades para a rotina de cada um de nós.

É por meio dela que passamos a consumir muito mais conteúdos e produtos digitais, sejam eles online ou offlines, que proporcionam acompanhar o nosso desempenho em tarefas e ter noções de armazenamento em um celular, por exemplo.

Essa mudança de mentalidade fez com que as relações de convivência rotineiras sofressem influência direta, atingindo positivamente o mercado de trabalho, quando passamos a estar muito mais propícios a nos relacionar com as máquinas e os serviços que elas conseguem realizar, em um ganho benéfico para ambos.

A chegada das máquinas e sistemas de automação, voltadas para o ambiente conectado em massa, fez com que a entrega de serviços e produtos fossem aprimoradas.

Substituindo as listas com números que fazíamos à mão, seja com anotações ou em planilhas editadas que levavam horas para ficar prontas.

Com base em algoritmos, análises mais avançadas, o RPA proporciona a empresas um maior aprofundamento dos dados, com base nos itens elencados a seguir:

  • Aumentar a precisão das tomadas de decisão com base nos dados;
  • Agilizar a captação de novos clientes, tendo por base um maior alcance;
  • Integrar de forma positiva os sistemas já utilizados com novos sistemas que atuem de forma complementar;
  • Influenciar no planejamento a curto, médio e longo prazo de empresas e quaisquer outros tipos de negócios que utilizam dessa tecnologia.

Assim, o papel do RPA na gestão de dados diz respeito a um melhor aproveitamento da base de clientes já criadas, os números alcançados ao longo do tempo e como encontrar novos clientes. 

Tudo isso se baseando nos dados de operações, gráficos, dashboards e demais demonstrativos das empresas.

Mas onde é que esses dados se alocam e como a gestão deles pode ser feita? Te explicamos a seguir.

Qual o papel da computação em nuvem na gestão de dados

A computação em nuvem é revolucionária quando os assuntos são as grandes mudanças na era da computação.

Porque diz respeito à evolução de uma ideia que permitiu às pessoas e empresas uma maior organização interna, podendo salvar as informações de uma venda, os detalhes de um contrato fechado e muitos outros documentos de forma online e offline.

Mas como funciona? Qual é o motivo disso?

Guardar os seus arquivos, documentos e demais informações em espaços digitais, que não podem ser alcançados por qualquer pessoa, tornou toda a maneira de armazenar dados mais inteligente, prática e, principalmente, segura. Para isso, o papel da computação em nuvem se mostrou bastante necessário para tornar as operações de empresas em algo mais sólido, com menor número de perdas de documentos, com base em uma maior conectividade.

Além disso, foi possível ver uma maior confiabilidade dos funcionários de empresas que estão cientes a todo momento de para onde vão os seus serviços, tornando o ambiente de serviço melhor. Essas alterações na forma como se armazena os dados, acaba por atrair novos clientes, que projetam no seu negócio aquilo o que querem ter.

Neste texto nós te contamos 5 transformações que a nuvem pode promover no seu negócio.  

A computação em nuvem permite que as pessoas trabalhem em locais distintos, rompendo com os formatos de trabalho presenciais que até outro dia eram intocáveis. Além deste ponto positivo, ter a computação em nuvem ao lado de uma empresa agrega em custos de manutenção mais baixos, escalabilidade, otimização de serviços, colaboração e continuidade dos serviços. Todos os avanços feitos em projetos ficam salvos automaticamente nas plataformas utilizadas, e estas plataformas alocam o seu conjunto de dados e armazenamentos em um big data.

Dessa forma, o papel da computação em nuvem na gestão de dados tem papel ser prática, conferindo mais segurança, conectividade e agilidade nos processos. Pois a computação em nuvem é basicamente a utilização de plataformas criadas por desenvolvedores que procuram hospedar os dados, informações e documentos que são utilizados em empresas.

Mas como a computação em nuvem e o RPA se combinam? No próximo tópico te explicamos.

Como o RPA e a Computação em Nuvem trazem benefícios para as empresas?

Agora que explicamos que o RPA são processos automatizados, com espécies de robôs gerados por desenvolvedores e a computação em nuvem é o armazenamento dos dados, também elaborada pelos mesmos profissionais, dá para compreender como ambas se relacionam no mesmo ambiente digital.

Porque os processos que ocorrem com inteligência da ferramenta RPA se somam a capacidade de guardar, interpretar e trazer novas soluções para os dados alocados na computação em nuvem.

Por este motivo, se utilizar apenas o RPA em uma empresa já é algo benéfico para o negócio, imagina somar tamanha automação com o uso da Computação em Nuvem sendo aplicados nos dados presentes por lá?

Assim, uma empresa que soma o funcionamento das duas ferramentas, tem maior alcance de forma digital, torna o serviço dos seus funcionários em algo mais dinâmico, explora melhor todos os dados que entram em saem dos seus sistemas e proporcionam um ambiente com melhores soluções.

A combinação das duas tecnologias citadas traz aos locais de trabalho estes benefícios:

  • Redução de custos com análise de dados e armazenamento;
  • Agilidade na busca por respostas com base em dados encontrados pelo RPA;
  • Modernização do ambiente de trabalho, seja ele físico ou remoto;
  • Segurança do cliente na hora de realizar compras;
  • Maior controle dos recursos humanos de um negócio;
  • Praticidade no processamento de faturas.

Conclusão

Entre esses e alguns outros benefícios a soma entre RPA e computação em nuvem é algo que a BHS consegue oferecer aos seus clientes de forma planejada, segura, eficaz e precisa.

Desta forma, a análise de dados pode ser feita sempre com mais agilidade, trazendo a automatização de tarefas, a transformação digital e a criação de soluções com base nos materiais que já são gerados pela empresa.

Todas as tendências de RPA existentes no mercado são desenvolvidas pelos nossos profissionais que atuam na área há anos e garantem a criação da solução perfeita para a sua empresa.

Com tamanho avanço, o ambiente cloud passa a ser algo mais simples de ser compreendido e tem a ferramenta RPA como maior impulsionador dos processos baseados em dados.