Como a Power Platform permitiu a retomada segura na Andrade Gutierrez

Cliente

Serviço

bhs Power Platform

“Como coordenador de sistemas de uma empresa do porte e da complexidade da Andrade Gutierrez, é muito importante que eu consiga delegar certas tarefas com tranquilidade. É uma parceria que tem dado muito certo.”

Pieter Voloshyn, coordenador de sistemas da Andrade Gutierrez

UMA GIGANTE DA CONSTRUÇÃO

A Andrade Gutierrez é uma das maiores empresas de construção pesada do Brasil, com mais de 70 anos de história e que emprega milhares de pessoas em todo o país. Mas, infelizmente, nem com toda a sua estrutura a companhia se livrou dos impactos causados pela pandemia do novo coronavirus.

O PRINCIPAL PROBLEMA

Após ter parte de suas operações paralisadas temporariamente, alocação de funcionários em home office e outras alterações não previstas, era a hora de voltar, ainda que aos poucos.

Com a retomada gradual das atividades e o retorno das construções, foi preciso reforçar os cuidados com a saúde das pessoas. Para isso, a construtora passou a monitorar os cerca de 20 mil funcionários atuantes nas obras.

Informações como nome, idade, histórico de saúde dos últimos dias, atestados médicos, testes, diagnósticos e acompanhamento de todas essas pessoas eram colocadas em diversas planilhas, que tinham seus dados compilados manualmente por uma única pessoa responsável por gerenciar os indicadores de saúde dos colaboradores.

Um trabalho manual que levava tempo e estava, claro, suscetível a erros tanto no preenchimento inadequado das informações quando na própria apuração dos dados.

Milhares de informações, linhas e colunas infinitas no Excel e uma montanha de dados que eram necessários para garantir uma operação segura nas atividades da empresa.

O DESAFIO

O desafio era claro: otimizar o monitoramento dos funcionários e a qualidade das informações.

Segundo Pieter Voloshyn, coordenador de sistemas da Andrade Gutierrez, o melhor dos mundos seria automatizar todo o processo. “As planilhas eram úteis, mas muito complicadas e nem um pouco confiáveis porque dependiam muito da atuação de uma pessoa em cima delas. Precisávamos de uma forma de captar as informações de forma padronizada e centralizar em uma base dados que pudesse ser compartilhada com o Power BI. Além disso, era muito importante que a solução funcionasse offline porque as obras possuem uma infraestrutura precária, sem internet ou com qualidade de sinal de dados muito ruim”, disse.

Após não encontrar nada no mercado que atendesse exatamente essas necessidades, Pieter decidiu então que seria necessário desenvolver uma ferramenta do zero, completamente personalizada para cobrir todas as peculiaridades do negócio.

A CHEGADA DA BHS

A Andrade Gutierrez já utilizava algumas ferramentas da Microsoft e entrou em contato com ela para pedir ajuda na solução desse problema. A BHS, que é parceira Gold da Microsoft há mais de 25 anos, foi prontamente indicada para trabalhar no projeto pela sua expertise com a Power Platform e automatização de processos.

Após analisar as necessidades da construtora, desenvolvemos o escopo de uma solução que eliminaria o uso de tantas planilhas para sempre. Através da Power Platform e do Office 365, desenvolvemos dois aplicativos personalizados de monitoramento cuja base de dados era única e compartilhada, concentrando as informações e garantindo fácil acesso a elas em um só local.

A SOLUÇÃO DESENVOLVIDA

Foram desenvolvidos dois aplicativos. O primeiro, destinado à testagem, fazia a coleta de informações de saúde dos funcionários. O segundo era mais robusto, continha todas os campos necessários para coleta das informações das planilhas de forma padronizada. Nome, idade, histórico de saúde, atestados médicos, testes, exames, etc. Tudo era coletado em campos pré-definidos, eliminando as possibilidades de erro.

Esses dados eram coletados inclusive de forma offline, já que muitas das obras não possuem acesso à internet, e os dados eram sincronizados com o servidor depois, quando o dispositivo estivesse novamente conectado.

Os dados eram então enviados para uma base de dados em SQL server, depois o Power BI faz a leitura deles para serem facilmente visualizados para a melhor tomada de decisões e para otimizar a gestão dos milhares de colaboradores da Andrade Gutierrez.

Substituímos todas aquelas planilhas com erros de preenchimento por alguns toques na tela e horas e horas de trabalho manual repetitivo por alguns minutos de sincronização.

UMA PARCERIA DE SUCESSO

BHS e Andrade Gutierrez já trabalham juntas há mais de 13 anos em diversos projetos de infraestrutura, desenvolvimento e outsourcing de TI. Para Pieter, é uma relação de confiança. “Conheço as pessoas da BHS há muitos anos. Como coordenador de sistemas de uma empresa do porte e da complexidade da Andrade Gutierrez, é muito importante que eu consiga delegar certas tarefas com tranquilidade para os parceiros até para poder me dedicar a outras atividades mais estratégicas do negócio. É uma parceria que tem dado muito certo”, afirmou.

Quer saber o que o bhs Power Platform pode fazer pela sua empresa? Acesse e saiba mais!