Como a BHS migrou 230 pessoas para o home office em duas semanas com impacto zero

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Serviço

bhs Microsoft 365

“Os clientes logo perceberam que o modelo de trabalho mudou, mas o atendimento e o serviço eram os mesmos, talvez até melhores e começaram a querer saber como nossas equipes poderiam contribuir para ajudar a aprimorar a infraestrutura deles”

Jânio Silva, Gerente de Microsoft 365 da BHS

O CENÁRIO

O trabalho remoto vem sendo especulado como uma tendência há muitos anos e em 2020, como resposta imediata à evolução da Covid-19, a modalidade se tornou a regra, fazendo mais de 43% das empresas Brasileiras migrarem para o home office.

Na BHS, o teletrabalho era uma realidade eventual antes mesmo da pandemia. No entanto, apesar desse regime ser parte da cultura organizacional, mover as operações para o home office trouxe o desafio de garantir produtividade nas entregas, qualidade de atendimento, rapidez e eficiência.

MOMENTO DE TRANSIÇÃO

Antes da BHS adotar o home office como modelo único de trabalho, a empresa contava com uma infraestrutura híbrida, em que parte dos seus servidores rodavam em nuvem e outra em servidores on-premises.

Para atuar à distância, as áreas de serviços compartilhados como Administrativo, Financeiro, BackOffice, Gestão de Pessoas e Marketing dependiam da rede VPN para acesso às informações e sistemas da infraestrutura local. Com isso, foi necessário desenvolver um planejamento minucioso para remover tais pendências sem gerar impactos e mover o restante da infraestrutura local para a nuvem. 

As áreas técnicas pouco dependiam de infraestrutura local – além da própria máquina – para o trabalho em casa. Sendo assim, essas áreas foram adaptadas instantaneamente, sem nenhum impeditivo

O principal facilitador para uma adaptação rápida ao trabalho remoto foi ter uma cultura organizacional alinhada aos seus valores. A colaboração está entre as skills mais trabalhadas para desenvolver times mais fortes, engajados e produtivos.

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O DESAFIO

Migrar para o home office não seria o maior desafio, mas sim manter os altos níves de colaboração e performance dos times com as mudanças nas relações de trabalho.

A preocupação com o bem-estar dos funcionários em casa era grande. Garantir que iriam receber o suporte necessário das lideranças, que teriam a infraestrutura necessária para trabalhar com conforto e que, no meio de toda a situação global, conseguiriam se adaptar à uma rotina saudável era fundamental.

A tecnologia foi fator determinante para atingir todas essas metas. O Microsoft 365 foi a plataforma que conectou os colaboradores, principalmente através do Microsoft Teams, que possibilitou que uma comunicação de excelência no escritório à distância, humanizada, e preservando a vida pessoal das pessoas ao manter o trabalho dentro do trabalho.

Em duas semanas todos os funcionários estavam adaptados e, em aproximadamente um mês, as pessoas estavam mais produtivas, focadas, menos distraídas e mais dispostas.

RESULTADOS

Entre as principais soluções de produtividade e colaboração utilizadas do Microsoft 365 está o Microsoft Teams, que facilitou o acesso direto a outras ferramentas do Office, além de alguns destaques como, transmissão de eventos ao vivo, permitindo até mesmo as confraternizações da empresa no online, facilidades de interação com o breakout rooms, together mode, whiteboart, sem deixar de lado também a importância do Outlook para o controle de agenda.

Outras aplicações relevantes do 365 foi o uso do Sharepoint, que garantiu que intranet da empresa estivesse ativa; o Yammer, em introduzir uma rede social corporativa descontraída; além da Power Platform ter otimizado o dia a dia com a automação de processos.

Ressaltamos que as equipes técnicas realizam a gestão da plataforma com segurança sobretudo de forma contínua, para que os funcionários consigam colaborar online através de todos esses recursos.  

Outro ponto importante é que a migração para o home office reforçou também os principais pilares da BHS: foco no cliente, nas pessoas e eficiência. Além do aumento gradativo na produtividade, houve redução dos custos inerentes a um escritório físico, maior proximidade com os clientes e melhora na qualidade de vida dos colaboradores.

REFERÊNCIA PARA CLIENTES

Com o sucesso da implantação e da gestão nos pós-migração, clientes BHS passaram a procurar a empresa para seguir o mesmo caminho e garantir a mesma eficiência. Segundo Jânio Silva, gerente da área de Microsoft 365 da BHS, a BHS fez a transformação nela mesma e se tornou um modelo referência para os clientes.

“Nós fomos uma das primeiras empresas a adotar o home office. Passamos pela experiência primeiro, pelos desafios, então a gente já sabia como fazer e o que enfrentar. Os clientes logo perceberam que o modelo mudou, mas o atendimento e o serviço eram os mesmos, talvez até melhores e começaram a perguntar sobre, a querer saber como nossas equipes poderiam contribuir para ajudar a aprimorar a infraestrutura deles” completa Jânio.

A tendência do trabalho remoto segue em crescimento, inclusive para o período pós-pandemia. Ferramentas como o Microsoft 365 têm facilitado a adaptação ao trabalho remoto e feito deste modelo o preferido dos melhores talentos, consequentemente trazendo os melhores resultados.

A BHS migrou a infraestrutura de muitos clientes deste então. A RHI Magnesita é um dos exemplos que passaram por essa transformação. Confira o case aqui.

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