Migração do ambiente SAP da Tegra Incorporadora para a nuvem Azure

Cliente

Serviço

bhs Nuvem

“Hoje em dia precisamos ser muito mais ágeis e ter soluções inovadoras. Nós conseguimos isso com a migração para o Azure. Trouxe flexibilidade, economia, inovação e muita agilidade.”

Dado Amaral, Gerente de TI da Tegra Incorporadora

CONHECENDO O CLIENTE

A Tegra é uma empresa do ramo de incorporações imobiliárias que está presente no mercado há mais de 40 anos e faz parte da estrutura global da canadense Brookfield Asset Management. Com ampla atuação no mercado brasileiro, a Tegra tem cerca de 900 funcionários e mais de 76 mil clientes.

A Tegra Incorporadora vem construindo, comprando e vendendo casas no Brasil há décadas. A empresa tem mais de 78 milhões de metros quadrados construídos ou em construção em mais de 93.000 propriedades.

CENÁRIO

A Tegra avaliou os custos e desvantagens da sua infraestrutura de TI, especialmente com relação aos seus sistemas SAP críticos, que não poderiam ficar offline. 

“Esses sistemas realizam todas as nossas tarefas administrativas e de gestão”, afirma Dado Amaral, gerente de TI da Tegra Incorporadora. “Nós mantemos todos os pedidos de compra, solicitações, planos de construção e contatos e relacionamentos com clientes em um sistema ou outro.”

A empresa usava um serviço de hosting para hospedar todos os seus sistemas, mas essa solução estava falhando, segundo Maurício Baise, gerente de infraestrutura de TI da Tegra Incorporadora. 

“O antigo datacenter dependia de máquinas virtuais com tendência a ficar sem memória”, diz ele. A configuração era complicada, exigindo de duas a três semanas de planejamento prévio para qualquer alteração e extremamente cara. E uma vez implantado, o armazenamento não pode ser revertido, independentemente do uso.

 

DESAFIOS E SOLUÇÕES

Preocupada com a migração de seus sistemas SAP para a nuvem, a Tegra contratou a BHS, que é membro da Microsoft Partner Network há mais de 25 anos.

A migração deveria garantir a integridade dos dados e a disponibilidade do sistema para interferir minimamente nas operações da construtora. Para realizar a migração de forma eficiente e segura, desenvolvemos um plano completo, atualizando o banco de dados para Microsoft SQL Server, com otimizações de compactação de dados da solução, que resultou em uma redução do banco de dados de 11TB para 1,2TB, otimizando custos com storage de dados em mais de 90%.

Outra tecnologia utilizada foi a RISC AIX para SISC Intel. O uso dessas soluções facilita a mão de obra no ambiente e garante a modernização da plataforma.

Com a dupla Azure e Windows, o cliente ganhou mais acesso operacional às máquinas, diferente da situação anterior, no qual ele tinha pouco controle e visibilidade da estrutura.

Configuramos os ambientes de desenvolvimento e produção, para todos os módulos de SAP que o cliente usa: CRM, BW, TREX, GRC, PI, SOLMAN e ECC (incluindo Controlling, Financial Accounting, Financials, Materials Management e Project System).

INFRAESTRUTURA ESCALONÁVEL

Com sua migração para um ambiente 100% Microsoft, a Tegra mudou para um ambiente ágil e altamente seguro com várias ferramentas para acelerar sua eficácia, como usar o Backup do Azure para reduzir o tempo de restauração de dados e os desafios de confiabilidade. “Além dos recursos nativos do Backup do Azure, criamos uma solução mais adaptada e flexível para o banco de dados”, afirma Luciano Bernardes, gerente da BHS Axter. “A Tegra elevou suas operações com essa solução.”

A Tegra adotou ferramentas adicionais, como o Microsoft Power BI , que estimulou ainda mais a disseminação de informações estratégicas dentro da empresa, inclusive entre a matriz em São Paulo e a matriz no Canadá. O gerente de sistemas da Tegra, Alexandro Coelho, encontrou percepções valiosas – e eficiências. “Com o Power BI, realizamos um projeto com nossa holding canadense e todos tiveram acesso às principais informações em tempo real”, afirma.

Coelho também gostou que a mudança da empresa para a nuvem passou despercebida. “A melhor notícia que recebemos sobre a migração para o Azure foi – nenhuma notícia”, ele continua. “Sem reclamações de usuários. Ninguém percebeu quando reestruturamos as máquinas, reduzindo seu número. Foi uma migração tranquila, sem impacto para nossos clientes finais. ”

RESULTADOS

Hoje, a Tegra Incorporadora roda a sua estrutura com vasto portfólio de serviços no Azure, tanto em IaaS como em PaaS, incluindo redes virtuais com Express Route (conexão direta com o datacenter da Microsoft), storage redundante, máquinas virtuais, firewall, backup e Azure SQL e StorSimple.

A redução de custos foi significativa: com 90% dos serviços de datacenter migrados de IBM para Azure, o cliente alcançou o número de R$3MM de economia por ano.

Bira Freitas, CEO da Tegra Incorporadora, acrescenta: “Rodear-nos de parceiros no nível e no padrão da Microsoft não é apenas um privilégio para nós, mas também algo em que nos concentramos e queremos fazer. Nossa empresa precisa atuar no curto prazo e planejar o futuro. Temos que trabalhar com pessoas que também planejam 10, 15, 20 ou 50 anos à frente.”

Quer saber como o bhs Nuvem pode ajudar a sua empresa a reduzir custos e ganhar competitividade? Clique no botão abaixo e conheça o serviço gerenciado da BHS!