SAP on Azure

Migração do ambiente SAP da Tegra Incorporadora para a nuvem Azure aliada ao Windows e SQL Server

Migração do ambiente SAP para o Microsoft Azure

Cenário e Necessidades

A Tegra é uma empresa do ramo de incorporações imobiliárias e está presente no mercado há mais de 40 anos e faz parte da estrutura global da Brookfield Asset Management. Com ampla atuação no mercado brasileiro, a Tegra tem cerca de 900 funcionários e mais de 76 mil clientes. Esse cliente tinha uma ampla infraestrutura de módulos SAP hospedada em um datacenter da IBM. Mas o time da Tegra não estava satisfeito: faltava segurança, recursos do sistema e disponibilidade, além do alto custo de gestão. Buscando o escritório local da Microsoft, fomos indicados como um parceiro que conseguiria solucionar as dores de um projeto que trazia um legado negativo para o negócio do cliente.

O principal desafio era a migração do ambiente SAP da Tegra, que utilizava um banco de dados de 11TBs de dados em IBM DB2.

Solução BHS Axter

Para realizar a migração de forma eficiente, desenvolvemos um plano completo, atualizando o banco de dados para Microsoft SQL Server, com otimizações de compactação de dados da solução, que resultou em um banco de dados de 1,2Tb, otimizando custos com storage de dados em mais de 90%.

Outra tecnologia utilizada foi a RISC AIX para SISC Intel. O uso dessas soluções facilita a mão de obra no ambiente e garante a modernização da plataforma.

Com a dupla Azure e Windows, o cliente teria mais acesso operacional às máquinas, diferente da situação com a concorrência, no qual ele tinha pouco controle e visibilidade da estrutura.

Configuramos os ambientes de desenvolvimento e produção, para todos os módulos de SAP que o cliente usa: CRM, BW, TREX, GRC, PI, SOLMAN e ECC (incluindo Controlling, Financial Accounting, Financials, Materials Management e Project System).

Resultados

  • Hoje, a Tegra Incorporadora roda a sua estrutura com vasto portfólio de serviços no Azure, tanto em IaaS como em PaaS, incluindo redes virtuais com Express Route (conexão direta com o datacenter da Microsoft), storage redundante, máquinas virtuais, firewall, backup e Azure SQL e StorSimple.
  • A redução de custos significativa: com 90% dos serviços de datacenter migrados de IBM para Azure, o cliente alcançou o número de R$3MM de economia por ano.
  • Solução de automação customizada para as bases de dados
  • Todos os seus problemas de disponibilidade e segurança sanados, com a estrutura de Azure rodando em Windows e SQL Server.
  • Escalabilidade, flexibilidade e o melhor uso de recursos computacionais.
  • Governança sobre todo o ambiente, em que recursos como backup foram padronizados em serviços da Nuvem, eliminando dificuldades de manutenção de softwares e recursos técnicos

Mais que economia, a implementação possibilitou o trabalho com tecnologia de ponta. Temos um futuro aberto pela frente, e vamos explorar muitas coisas que não tínhamos. Temos a tecnologia que nos prepara para os próximos 10 anos.

Luís Eduardo Amaral

Gerente Geral de TI, Tegra Incorporadora

Produtos e Serviços utilizados

Seja nosso cliente!

9 + 13 =

Newsletter

Assine nossa newsletter e receba novidades e conteúdos exclusivos.

Av Raja Gabáglia, 4343, 4º Andar
Santa Lúcia
Belo Horizonte - MG, Brasil
CEP 30360-670

Belo Horizonte
+55 (31) 3071 9060

São Paulo
+55 (11) 4890 2281

Suporte Técnico
+55 (31) 2532-7007