Não há dúvidas de que os dados são a base do sucesso da operação de qualquer empresa nos dias de hoje. No entanto, as formas de analisar os dados e usá-los para tomar decisões podem ser diferentes. É aí que entra o Business Intelligence e o Business Analytics.

É comum ver esses dois termos sendo usados de forma intercambiável, no entanto existem algumas diferenças fundamentais entre eles. Às duas estratégias são fundamentais para organizações que querem extrair o verdadeiro valor dos dados, por isso é importante entender quais são os fatores que as diferenciam para escolher as ferramentas e talentos apropriados para cada situação.

Abaixo, daremos um resumo sobre o que é o Business Intelligence e o que é o Business Analytics, além de pontuar as diferenças fundamentais entre os dois e como você pode usar cada um para uma análise de dados completa. Acompanhe!

O que é Business Intelligence?

O Business Intelligence (BI) é exatamente o que o nome diz: o uso dos dados para tomar decisões de negócios inteligentes. O BI coleta, mineira e interpreta os dados para extrair insights úteis sobre os rumos do negócio no presente momento. Dado o alto volume de dados que vemos atualmente, o BI toma a forma de ferramentas automáticas que permitem encontrar aqueles que são de fato relevantes para cada situação e caso.

Ao contrário do que alguns pensam, não é preciso ser nenhum cientista de dados para lidar com o Business Intelligence em uma empresa. No entanto, atualmente é possível contar com ferramentas que tornam o processo intuitivo mesmo para aqueles profissionais que possuem pouco ou nenhum conhecimento técnico específico de análise de dados (como o Power BI, dentro da Power Platform).

Esse tipo de ferramenta usa Inteligência Artificial e algoritmos para fazer o trabalho pesado e apresentar aos profissionais os dados de uma forma simples e inteligível. Os programas analisam os dados coletados, interpretam padrões de dados e, em seguida, comunicam efetivamente aos profissionais (geralmente por meio de um dashboard simples de interpretar) como transformar os insights em ações.

O que é Business Analytics?

O Business Analytics (BA), por sua vez, é vital para utilizar a análise de dados em todo o seu potencial. Enquanto o BI olha para os dados para tomar decisões no presente, o BA trabalha com os dados para prever padrões e tendências futuras. Isso faz dessa estratégia uma ótima solução para empresas que buscam mudar os moldes do negócio no futuro e decidir os melhores caminhos no médio a longo prazos.

Ele pode ser usado para criar estratégias, reconhecer oportunidades de vendas e de mercado, melhorar o relacionamento com os clientes, indicar melhor os riscos potenciais e diminuir as ameaças com base na análise de por que as coisas aconteceram no passado e se elas mostram sinais de se repetir no futuro.

Os benefícios do Business Analytics incluem a capacidade de extrair dados, analisar estatisticamente eventos e, porque eles ocorreram, testar decisões anteriores e realizar previsões preditivas. Os modelos preditivos fornecidos pelo BA facilitam a criação de estratégias pelas organizações sem precisar reagir às mudanças do setor; em vez disso, elas podem trabalhar proativamente com base em dados cumulativos que determinam resultados futuros.

Business Intelligence vs. Business Analytics

Conforme observado acima, existem várias diferenças importantes entre o Business Intelligence e o Business Analytics. Os gestores e líderes devem considerar essas diferenças quando decidirem o momento certo de investir em cada uma dessas estratégias.

O tamanho de uma organização, por exemplo, pode determinar se a inteligência de negócios ou ferramentas analíticas são empregadas. Tradicionalmente comercializadas para empresas maiores, as ferramentas de BI foram popularizadas e também podem ser usadas em empresas menores.

Além disso, como falamos, elas podem ser utilizadas por funcionários com pouca experiência em ciência de dados, mas que desejam usar dados corporativos para melhorar o funcionamento ou planejar o futuro.

A idade de uma organização também pode influenciar a decisão de usar ferramentas de BI ou de BA. Se uma empresa é nova em folha ou passou recentemente por grandes mudanças, as previsões sobre tendências de negócios para o futuro por meio do BA podem ser as mais úteis.

Um foco atual usando Business Intelligence pode ser mais útil para líderes que estão geralmente satisfeitos com as operações de negócios, mas desejam identificar “pontos problemáticos” no fluxo de trabalho, aumentar a eficiência, simplificar processos ou atingir uma meta específica. Mas para aqueles que desejam mudar seu modelo de negócios ou funcionamento principal dentro de uma organização, o Business Analytics pode fornecer informações mais úteis.

No entanto, a maioria das organizações geralmente desejará alguma combinação dos dois, quando possível, uma vez que a maioria delas quer ferramentas que possam ajudar tanto nas operações atuais quanto no planejamento preditivo.

Conclusão: por que apostar nos dois?

Tanto o Business Intelligence quanto o Business Analytics dão às empresas a capacidade de analisar dados para tomar decisões mais informadas. Se essas decisões afetam as operações atuais ou futuras depende de qual delas é usada. E enquanto as ferramentas de BI estão ficando mais poderosas e fornecendo recursos avançados, os profissionais de dados ainda são necessários para análises de negócios preditivas.

A melhor estratégia geralmente é começar com um programa de Business Intelligence e, em seguida, incorporar Business Analytics para fazer projeções destinadas a melhorar a eficiência, a geração de receita, entre outros parâmetros do sucesso de um negócio.

Para continuar aprendendo mais sobre o uso dos dados para tomar melhores decisões, veja também como o Business Intelligence pode reduzir os custos na sua organização!