Outsourcing de TI: uma alternativa em tempos de crise. Saiba se é a melhor solução para a sua empresa.

por 21 jul, 2016Produtividade, Tecnologia

A redução de custos é uma das atitudes tomadas pelas pequenas, médias e grandes empresas em períodos incertos e difíceis como o que estamos vivendo. Enxugar estrutura, repensar o modelo de negócios, traçar novas estratégias são linhas de raciocínio que passam pela cabeça dos gestores. No caso dos profissionais da Tecnologia da Informação (TI), não é diferente. Em um cenário cada vez mais inseguro economicamente, o outsourcing aparece como uma boa alternativa para o crescimento contínuo do setor.

 

Tempos difíceis

Em tempos de crise, a queda no faturamento de uma empresa pode levar à redução de budget de TI. Em um cenário assim, as vantagens de se contar com o modelo de outsourcing ficam ainda mais em evidência.

A terceirização dos serviços que envolvem o processo de desenvolvimento – e também a gestão da tecnologia – faz com que as empresas não precisem manter uma estrutura interna para isso. E mais: contribui para que elas ganhem ainda mais em qualidade. Afinal, os serviços são realizados por profissionais altamente capacitados dentro de um prazo estipulado e orçamentos programados.

Outros elementos importantes para a garantia da qualidade são as certificações, ccomo a MPS.Br, GPTW (melhores empresas para trabalhar) e as certificações técnicas. Por isso, quem contrata pode – e deve – ficar atento ao portfólio e certificações da empresa contratada.

 

Outsourcing de TI é a melhor solução para o seu negócio?

O outsourcing, em outras palavras, a terceirização dos serviços, é hoje uma prática muito comum em inúmeras empresas. E um dos setores dessas empresas que não fogem à regra é o da Tecnologia da Informação. O outsourcing de TI tem sido fundamental para o crescimento e o sucesso das empresas. Isso porque essa terceirização permite manter os funcionários focados naquilo que fazem de melhor, deixando a área de TI, tão importante para as empresas, a cargo de profissionais especializados.

Para saber se o outsourcing de TI é a melhor opção, a primeira coisa a ser avaliada é o ramo de atuação da empresa. Por esse motivo, devem ser elaboradas duas listas: uma com as principais atividades a ser desenvolvidas; e outra, com atividades que podem ser executadas por outros profissionais.

Caso o setor de TI esteja na segunda lista, conclui-se que ela é forte candidata ao outsourcing. Não esqueça que o mercado mudou bastante nos últimos anos. Por isso, a mudança das empresas é algo recorrente e fundamental. É preciso repensar modelos de negócios, além de estruturas e processos. E o outsourcing surge como opção para se ajustar a esse cenário em constante mudança.

 

Conclusão

Nas pequenas empresas, as vantagens do outsourcing são ainda mais latentes. A redução de custos e a melhora da qualidade dos serviços são percebidas de forma imediata.

Já para as médias e as grandes empresas, o outsourcing segue sendo uma alternativa para, principalmente, a desburocratização de rotinas. Afinal, nessas empresas, a demanda de dados e informações é muito maior.

Clique aqui e saiba como o outsourcing pode ajudar pequenas e médias empresas.

Seja nosso cliente!

7 + 4 =

Posts recentes

6 hacks para acelerar sua carreira profissional

O mercado de trabalho se torna cada dia mais competitivo e a procura por profissionais ainda mais seletiva. Alguns diferenciais se tornaram banais e a oferta de vagas se destina a pessoas cada vez mais capacitadas. Para se destacar no mercado e se tornar um...

Por que desenvolvedores devem se preocupar com a metodologia ágil?

À medida que as tecnologias, as comunicações e as expectativas do usuário evoluíram, o processo de desenvolvimento de software também evoluiu. Novas abordagens surgiram, acompanhadas de uma nova forma de pensar, também conhecidas como Metodologias Ágeis. Mas o que é...

Newsletter

Assine nossa newsletter e receba novidades e conteúdos exclusivos.

Av Raja Gabáglia, 4343, 4º Andar
Santa Lúcia
Belo Horizonte - MG, Brasil
CEP 30350-577

Atendimento
4000 1744

Comercial
4000 1429