O que é Internet das Coisas e como ela vai influenciar o mercado

por 2 ago, 2016Tecnologia

Você já ouviu falar sobre a Internet das Coisas (IoT), sabe o que é Internet das Coisas? Essa expressão, que pode parecer genérica, diz respeito a um conceito que tem revolucionado a área de Tecnologia da Informação (TI) e vem impactando cada vez mais a vida das pessoas.

Você sabe o que é Internet das Coisas? Essa expressão, que pode parecer genérica, diz respeito a um conceito que tem revolucionado a área de TI.

O que é Internet das Coisas?

Antigamente, o computador era o único dispositivo pelo qual o usuário acessava a internet. Pouco tempo depois, tornou-se possível navegar por meio de celular, tablet e televisão. Hoje, objetos de uso corriqueiro do dia a dia, como relógios, óculos, carros, elevadores, e até mesmo geladeiras, estão conectados à rede, transmitindo dados entre eles. Um estudo divulgado este ano pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontou que o celular é o principal meio de conexão com a internet no Brasil. A correria cotidiana e a falta de tempo fazem com que as pessoas busquem alternativas móveis para se conectarem. O que é Internet das Coisas então? É sobre isto: tornar os objetos inteligentes e proporcionar mobilidade e facilidade de acesso por diferentes meios convencionais ou não.

O conceito começou a ser desenvolvido em 1999 pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), um dos principais centros de pesquisa em tecnologia do mundo. Google, IBM e Samsung são algumas das principais empresas entusiastas da IoT.

 

E como anda o mercado?

Baixa credibilidade para investidores, desaceleração, retração, inflação… São muitos os reflexos das crises política e econômica pelas quais passa o Brasil. No entanto, os momentos de crise costumam ser também períodos de muitas oportunidades. Em um artigo publicado pela Harvard Business Review Brasil, os pesquisadores apontam os níveis deficientes de inovação como um dos culpados pela baixa capacidade brasileira de prosperar economicamente. No ano passado, o Brasil amargou o 70º lugar no Índice Global de Inovação e ficou em 99ª colocação no Índice de Eficácia da Inovação.

Mas a revolução da Tecnologia da Informação pode contribuir de forma significativa para a reconstrução da competitividade, dando maior vigor ao crescimento econômico.

Para começar, a IoT auxilia no aumento da produtividade das operações das empresas. A tecnologia também é uma importante ferramenta estratégica corporativa, já que incentiva a inovação e a formação de novos mercados.

A Internet das Coisas tem conquistado a atenção e a adesão de micros e grandes empresários. O artigo publicado pela Harvard Business Review Brasil cita uma pesquisa realizada pela consultoria Accenture que revela alto interesse dos entrevistados brasileiros. Os empresários daqui declararam estar conscientes das oportunidades oferecidas pela IoT e apontam o aumento da produtividade e otimização dos custos e da maximização do relacionamento com os consumidores como alguns dos principais benefícios.

 

Conclusão

A IoT está compartilhando dados e informações e conectando pessoas, máquinas e objetos em prol da mobilidade e da facilidade da operação e da gestão estratégica do negócio. Por isso, em tempos de crise, as empresas têm olhado com mais atenção para as ferramentas e outras soluções digitais a fim de se tornarem mais competitivas e inovadoras.

A Internet das Coisas foi uma das tendências para 2016 que citamos em um “Quer saber mais?”. Leia o post completo aqui.

Seja nosso cliente!

7 + 10 =

Posts recentes

Por que o Teams é o app de maior sucesso da Microsoft?

O Microsoft Teams é um espaço de trabalho de colaboração e comunicação baseado em bate-papo do Microsoft Office 365.  O software é integrado perfeitamente ao pacote de produtividade e apresenta os recursos de reuniões, anotações, bate-papos, anexos e várias extensões...

Servidor na nuvem ou servidor próprio: qual escolher?

Você já se perguntou se seria melhor manter suas aplicações em um servidor na nuvem ou servidor próprio? A verdade é que não existe uma abordagem única para todo mundo. Essa resposta depende inteiramente do que é importante para o seu negócio.  Hoje vamos analisar os...

Como funciona uma auditoria de segurança de dados

Quando a maioria das pessoas ouve a palavra "auditoria", o primeiro reflexo é ficar com medo. Geralmente, isso significa que uma equipe externa entra para revisar tudo e apontar para o que estão fazendo errado. No entanto, as auditorias são uma forma de identificar as...

Newsletter

Assine nossa newsletter e receba novidades e conteúdos exclusivos.

Av Raja Gabáglia, 4343, 4º Andar
Santa Lúcia
Belo Horizonte - MG, Brasil
CEP 30350-577

Comercial
4000 1429