Empresas de qualquer tamanho dependem da segurança de dados críticos de negócios para ter sucesso e prosperar. O que aconteceria com seu negócio se você perdesse informações confidenciais?

Segundo um relatório da IBM, a probabilidade de que as empresas brasileiras sofram uma violação nos próximos 24 meses é de 43%.

Os custos financeiros são grandes no caso da perda de dados sensíveis. Além da interrupção do negócios, o impacto na imagem da empresa e os custos legais de sofrer uma violação são altos.

Para te ajudar a evitar esse cenário, listamos abaixo os 5 riscos que podem afetar sua empresa quando se trata de segurança de dados! Acompanhe!

1. Ataques de phishing

Um meio comum que os hackers usam para capturar dados privados de pequenas empresas é por meio de spam ou e-mails falsos que parecem ser de empresas, bancos ou outras instituições legítimas. Esse ataque leva o nome de phishing.

Uma vez que os cibercriminosos conseguem que um de seus funcionários abra o e-mail, eles podem facilmente explorar os dados da sua empresa. Aconselhe os funcionários a nunca clicar em hiperlinks em e-mails suspeitos ou não verificados, especialmente aqueles que solicitam informações ou pagamentos.

Tenha em mente que as instituições legítimas que oferecem opções de pagamento sempre terão sites HTTPS equipados com proteção SSL. Implementar firewalls de rede e software de e-mail anti-spam também reduzirá a probabilidade desse tipo de ataque.

2. Senhas fracas

Você não deixaria a porta da sua casa aberta no meio da noite para invasores em potencial entrarem, certo? No entanto, é isso que acontece nas empresas todos os dias quando os funcionários não conseguem proteger suas senhas.

Isso parece óbvio, mas tem caráter urgente. Os avanços na tecnologia tornaram a maioria das senhas “hackeáveis”. Portanto, instruir seus funcionários a usarem senhas fortes e não compartilhá-las com ninguém — nem mesmo com outros funcionários — é essencial.

Algumas orientações incluem:

  • As senhas devem conter pelo menos dez dígitos e uma combinação de caracteres como vírgulas, sinais de porcentagem e parênteses, além de letras maiúsculas, minúsculas e números;
  • Os usuários nunca devem anotar suas senhas, pois isso torna mais fácil que elas sejam roubadas e usadas por outra pessoa.
  • Nunca usar a mesma senha para dois ou mais dispositivos, pois os hackers que invadirem uma máquina tentarão usar a mesma senha para assumir o controle de outras.

3. Autenticação de dois fatores

Vivemos na era do celular, BYOD (bring your own devide ou traga seu próprio dispositivo) e Big Data e, com todas as informações trocadas hoje, há muito mais oportunidades para os hackers interceptarem os dados privados da sua empresa.

Criptografar e autenticar seus dados ajudará a colocar um obstáculo na frente dos bandidos. Não usar a MFA (autenticação de múltiplos fatores) — geralmente exigido em provedores de nuvem como o Office 365 como uma camada extra de segurança — pode ser desastroso.

4. Gerenciamento de patch

A importância de manter atualizações de software em dia foi sublinhada em 2017 devido aos grandes ataques WannaCry e Petya. A principal forma de disseminação desses ataques foi a exploração de uma vulnerabilidade crítica no sistema operacional Windows conhecido como Eternal Blue.

O Eternal Blue permitiu que o malware se espalhasse dentro de redes corporativas sem qualquer interação do usuário, tornando esses surtos particularmente virulentos.

O surto de WannaCry ocorreu em maio daquele ano; o patch para a vulnerabilidade Eternal Blue foi lançado pela Microsoft em março. Se o patch tivesse sido amplamente aplicado, o impacto do WannaCry, que atingiu principalmente as redes corporativas, teria sido bastante reduzido.

Incidentes como esse destacam a importância de proteger os sistemas vulneráveis, e o patch é uma maneira fundamental de fazer isso.

5. Pessoas

Quando se trata de segurança de dados, seus funcionários também podem representar um risco cibernético. 

Ao cair em e-mails de phishing, clicar em links suspeitos ou fazer download de documentos que acabam sendo malware, os funcionários são a maior responsabilidade de uma empresa quando trata-se de segurança de dados.

Educar os funcionários em riscos cibernéticos é um passo fundamental, mas isso exige recursos e a envolvimento do time. Isso às vezes pode ser difícil, já que os funcionários que “sempre” fizeram as coisas de uma certa maneira podem relutar em mudar.

No entanto, é essencial que suas equipes entendam a importância que as práticas de segurança de dados representam para os negócios.

Gostou de aprender sobre os riscos que podem afetar sua empresa? Veja também como o Microsoft Azure pode te ajudar com a segurança de dados no seu negócio!