fbpx

Com ferramentas tecnológicas cada vez mais avançadas, novos modelos e regimes de trabalho surgiram e transformaram a forma como os profissionais atuam em suas funções. 

Empresas dos mais diversos segmentos investem cada vez mais em facilidades e aplicações que possam aprimorar e facilitar o trabalho de seus funcionários, possibilitando não somente o acesso remoto como a gestão de todo o processo de forma simples e ágil. 

Seja por meio de home office ou somente pela utilização esporádica de ferramentas de acesso remoto, é importante ter todo o funcionamento monitorado e controlado, visando sempre a otimização do tempo e da qualidade oferecida. 

Separamos nesta matéria 4 ferramentas essenciais para a sua empresa atuar e se beneficiar das ferramentas para o trabalho remoto. Acompanhe:

1. Gestor de tarefas

Muitas empresas buscam o trabalho em equipe, com times preparados e bastante qualificados para otimizar os resultados e o tempo de entrega de seus projetos. Dessa forma, é de extrema importância trabalhar com uma ferramenta de gestão de tarefas, como o Planner do Office 365. 

Por meio da ferramenta, os responsáveis por cada atividade conseguem acompanhar o andamento do fluxo de trabalho de seus colegas e permanecer dentro do prazo de entrega. Os gestores conseguem ter mais controle das tarefas que estão sendo executadas para traçar planejamentos futuros e prever possíveis atrasos de entrega. 

2. Plataforma de compartilhamento em nuvem

Embora algumas empresas ainda invistam em servidores físicos, a presença empresarial nos servidores em nuvem, como o One Drive, cresceu consideravelmente nos últimos anos. As próprias empresas que ainda utilizam desses servidores in loco já passaram a buscar a segunda alternativa para facilitar e otimizar o tempo de trabalho de suas equipes.

O compartilhamento em nuvem revolucionou e aprimorou a forma de atuação dos funcionários, possibilitando horários de trabalho mais flexíveis, resoluções de problema de forma consideravelmente mais rápida e com a satisfação de seus clientes aumentada. 

3. Ferramenta de reuniões em tempo real

Embora as ferramentas de mensagem instantâneas tenham se tornado muito populares no meio empresarial, os aplicativos de mensagem ainda não apresentam a estrutura que as profissionais disponibilizam. 

O espelhamento de telas, o compartilhamento de arquivos com todos os usuários durante a própria sessão, gravação das reuniões e a possibilidade de unir até 250 pessoas em uma só sala de chat, são algumas das ferramentas que o Skype oferece. 

É considerada uma das ferramentas mais utilizadas no mundo dos negócios, pela sua grande abrangência, segurança e sincronia com as outras ferramentas disponíveis no pacote Office. Além disso, a ferramenta conta com traduções simultâneas em tempo real para auxiliar em reuniões com pessoas de outros países. 

Outra ferramenta utilizada para comunicação em tempo real é a Microsoft Teams. A plataforma é um hub para trabalho em equipe, com chat virtual que pode ser utilizado para conversas em grupo ou individuais, permitindo a transmissão de streamings e com sistema de telefonia e planos de chamada disponíveis. 

4. Compartilhamento de conteúdo

Buscando um trabalho em equipe com mais eficiência, ferramentas como o SharePoint Online servem para colegas compartilharem conteúdos, aplicativos e conhecimento, de forma organizada e passível de gerenciamento. 

Dessa forma é possível encontrar os materiais e links de forma mais rápida e prática, tornando o trabalho mais eficiente para cada setor atuante e permitindo que os profissionais possam contribuir entre eles com críticas e sugestões sobre as informações disponibilizadas. 

A utilização do regime de trabalho remoto se tornou uma tendência nas grandes empresas e promete avançar ainda mais nos próximos anos. Além de poder representar uma grande economia para as empresas, melhora significativamente a qualidade de vida dos funcionários que perdem diversas horas em deslocamento. 

A prática cresceu bastante nos últimos anos, principalmente nos setores de tecnologia. Segundo pesquisa realizada pela State of Remote Work em 2019, 99% dos trabalhadores entrevistados informaram que gostariam de permanecer com o regime home office por pelo menos parte do tempo de trabalho. 

A consultoria inglesa Hays realizou uma pesquisa entre os anos de 2017 e 2018, que apontou que, mundialmente, o número de trabalhadores remotos aumentou de 35% para 51%.

A tendência de trabalho remoto segue em crescimento e com as facilidades oferecidas pelas ferramentas e o desenvolvimento constante das tecnologias ofertadas, a previsão continua na ascensão desse novo regime de trabalho. 

Gostou da nossa matéria? Assine a nossa newsletter para ficar por dentro de todas as novidades do mundo da tecnologia!