fbpx

Desde que o governo brasileiro aprovou a Lei Geral de Proteção de Dados, ou LGPD, a Microsoft não apenas trabalhou para melhorar a transparência dos dados, mas também ofereceu ferramentas para ajudar seus clientes a cumprir melhor as leis de privacidade. 

Recentemente, a Microsoft lançou uma solução totalmente nova que fornece à sua empresa as ferramentas automatizadas necessárias para acompanhar suas iniciativas de conformidade. Além disso, ela simplifica o processo de fazê-lo. 

Esta solução é o Microsoft Compliance Score, introduzida como um recurso de visualização encontrado no centro de conformidade do Microsoft 365. A ferramenta ajuda a entender a conformidade do seu ambiente no cenário rigoroso de hoje. 

Mas o que é e como funciona o Microsoft Compliance Score? Vamos dar uma olhada abaixo:

Por que a conformidade é um desafio?

Muitos aspectos da conformidade a tornam extremamente desafiadora. Os desafios comuns geralmente incluem o seguinte:

  • Os regulamentos de conformidade são frequentemente atualizados e alterados;
  • As auditorias pontuais podem falhar em dar visibilidade aos riscos;
  • Colaboração ineficaz entre os principais interessados;
  • Falta de orientação e documentação para projetar e implementar controles eficazes de conformidade.

Atualmente, esses e muitos outros desafios de conformidade existem ao tentar acompanhar o cenário em constante mudança. É necessário ter um meio automatizado de auditoria e avaliação de como seu ambiente se comporta em relação à conformidade para ser eficaz nessa área. O Microsoft Compliance Score entra em jogo aqui.

Recursos do Microsoft Compliance Score

A nova solução Microsoft Compliance Score faz parte do Microsoft Security and Compliance Center. Ela ajuda a ver onde sua organização está em relação aos objetivos de conformidade com um sistema de pontuação fácil e intuitivo. Os benefícios incluem:

  • Avaliações contínuas: detecte e monitore o controle de conformidade de forma automática e eficaz em todo o ambiente do Azure usando uma pontuação baseada em risco;
  • Ações recomendadas: exiba orientações acionáveis ​​para ajudar a reduzir os riscos de conformidade em seu ambiente;
  • Mapeamento de controle interno: acesse o mapeamento interno de vários regulamentos e padrões de conformidade para ajudar a dimensionar seus esforços.

Se você já está familiarizado com o uso da solução Compliance Manager no Azure, notará que o Compliance Score é um recurso autônomo que fornece uma maneira muito mais fácil e compreensível de atender aos objetivos de conformidade. 

Em vez de substituir a solução do Compliance Manager, o Compliance Score da Microsoft fornece uma visão simplificada da sua classificação de conformidade que complementa o primeiro.

O painel da ferramenta simplifica bastante o fluxo de trabalho da correção das ações de conformidade recomendadas e ajuda a entender os problemas encontrados na análise de conformidade, além do seu impacto na pontuação geral de conformidade.

Outro ótimo recurso da solução Microsoft Compliance Score é que ele inclui vários modelos de conformidade pré-configurados para serem usados como linhas de base para auditar seu ambiente. Os modelos incluídos permitem analisar a conformidade com base em diversos regulamentos, incluindo a LGPD.

Veja mais >> Conheça as tendências de segurança de dados da Microsoft em 2020

Como usar o Microsoft Compliance Score

A pontuação padrão que você recebe na sua primeira avaliação do Microsoft Compliance Score é baseada na linha de base da proteção de dados do Microsoft 365. Ela fornece uma boa linha de base geral para atender a muitos dos objetivos de conformidade e reduzir os riscos aos seus dados.

Depois de executar uma avaliação e observar as recomendações de conformidade no painel, você pode clicar nas ações recomendadas, o que permite fluxos de trabalho fáceis. 

Em um único painel, você pode corrigir várias configurações observadas. A ferramenta levará diretamente à área do portal do Azure, onde você pode alterar a configuração. Isso significa que você não precisa procurar onde a alteração recomendada precisa ser feita.

Além disso, em cada avaliação, você pode rolar para baixo no painel e encontrar cada área que compõe o índice de conformidade geral e quais áreas talvez precisem de mais atenção.

Enquanto a conformidade continua a evoluir e mudar, o Microsoft Compliance Score ajudará definitivamente a tirar grande parte da complexidade de acompanhar as regulamentações em constante evolução.

Gostou do nosso artigo? Assine nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades que te ajudam a ficar em dia com a as leis de privacidade dos dados!