A Realidade Virtual (ou VR, do inglês Virtual Reality) pode ser a tecnologia empresarial mais promissora que sua organização pode adotar hoje — e talvez a mais incompreendida.

Depois de muitos anos, a reputação da VR está mudando no meio dos negócios e superando os equívocos que a rondavam até então.

Se antes líderes e gestores acreditavam que a Realidade Virtual era uma tecnologia futurística e voltada somente ao mercado de jogos e entretenimento, hoje eles estão enxergando o valor de investir suas aplicações empresariais.

De fato, a VR está crescendo rapidamente à medida que as empresas reconhecem seu potencial para ajudá-las a crescer, especialmente com o aumento da adoção do trabalho remoto.

O ritmo de desenvolvimento tecnológico da Realidade Virtual a posiciona para transformar indústrias, não apenas amanhã, mas a partir de hoje.

E para que você não fique para trás, no artigo de hoje explicaremos os benefícios da VR para o negócio do futuro, incluindo as principais aplicações da tecnologia no contexto empresarial Acompanhe conosco:

Realidade Virtual, Realidade Aumentada e Realidade Mista: o que é?

Apesar de este post focar nas aplicações da Realidade Virtual nos negócios, é importante entender também os conceitos relacionados de Realidade Aumentada e Realidade Mista. Por isso, antes de prosseguir, vamos dar um passo atrás e entender o que são essas três tecnologias:

  • Realidade Virtual (VR): a Realidade Virtual consiste em um ambiente artificial criado com software e apresentado ao usuário de forma que ele remodelar sua crença para que aceite essa nova representação como um ambiente real;
  • Realidade Aumentada (AR): a Realidade Aumentada é a integração das informações digitais com o ambiente do usuário em tempo real. Ao contrário da VR, que cria um ambiente totalmente artificial, a Realidade Aumentada usa o ambiente existente e sobrepõe novas informações a ele;
  • Realidade Mista (MR): também conhecida como Realidade Híbrida, a Realidade Mista aumenta o mundo real com objetos virtuais que visam dar a impressão de que estão realmente colocados naquele mundo.

Você provavelmente está pensando que VR, AR e MR são conceitos novos, certo? Curiosamente, o conceito de Realidade Virtual existe há décadas.

Na década de 1950, um cineasta chamado Morton Heilig imaginou uma experiência teatral que estimularia todos os sentidos dos espectadores. Em 1960, ele construiu um protótipo dessa visão denominado Sensorama. Ele usou ventiladores, uma tela estereoscópica, emissores de odor, alto-falantes estéreo e uma cadeira móvel.

Já em 1968, Ivan Sutherland, um cientista norte-americano, inventou o primeiro head-mounted display (HMD) de Realidade Virtual e Realidade Aumentada.

Enquanto muita coisa aconteceu de lá para cá, foram nos últimos dez anos que a Realidade Virtual e a Realidade Aumentada realmente tiveram avanços que popularizaram o uso das tecnologias, como veremos a seguir.

O crescimento do mercado de Realidade Virtual

De acordo com a PwC, a contribuição da VR para a economia global deve chegar a £$ 1,4 trilhões, apoiando mais de 23 milhões de empregos em todo o mundo, até 2030.

Dada a rápida adoção global de práticas de trabalho remoto devido à pandemia da COVID-19, essa taxa de adoção pode ocorrer de forma ainda mais rápida e ampla do que o esperado.

Diversas empresas começaram a pesquisar, testar ou implantar Realidade Virtual em alguma faceta das suas operações. E como a tecnologia continua a melhorar, as empresas estão adotando o hardware de VR mais rápido do que os consumidores.

Por isso, espera-se que os gastos mundiais com soluções comerciais de Realidade Virtual e Realidade Aumentada, incluindo hardware, software e serviços, crescerão para US $ 18,8 bilhões em 2020.

Isso acontece especialmente porque as empresas estão vendo as múltiplas vantagens da VR empresarial, incluindo colaboração em tempo real em um espaço de trabalho virtual, independentemente da distância geográfica.

Embora os avanços que a VR possibilita já sejam evidentes em setores como varejo, automotivo, manufatura e saúde, esta tecnologia pode ter aplicações muito mais amplas para outras indústrias.

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A VR pode impactar todos os campos de negócios

Muito do hype em torno do lançamento dos óculos de Realidade Virtual nos últimos anos se concentrou em seu potencial para aprimorar as experiências no mercado de entretenimento. A adoção da VR nas empresas, no entanto, deve superar o uso de lazer da tecnologia nos próximos anos.

A VR permite digitalizar praticamente todos os campos de negócios. Atendimento ao cliente, marketing, finanças, RH e produção são apenas alguns deles. Em geral, as tarefas que a tecnologia pode realizar podem ser divididas em uma de duas categorias: treinamento ou aplicação prática.

No caso dos treinamentos, a VR oferece o potencial de imergir usuários em qualquer situação que possa ser simulada em um computador. Visuais cada vez mais fotorrealistas “enganam” nosso cérebro fazendo-o acreditar, em graus variados, que o que estamos vendo é real, permitindo-nos monitorar e aprender com nossas interações.

Quanto às aplicações práticas, são quase ilimitadas. Os principais fatores aqui são o potencial para permitir que os humanos realizem tarefas sem estarem presentes em dado ambiente físico e as possibilidades de modelar e interagir com simulações de objetos do mundo real que não seriam viáveis ​​em vida real.

Abaixo, você confere as principais aplicações da Realidade Virtual que têm o potencial de revolucionar os processos de negócios em um futuro próximo:

Manufatura e construção

Em negócios voltados para a manufatura e produção, a VR permite que todas as características de uma peça, processo ou mecanismo sejam simulados e testados. O desempenho ou a confiabilidade podem ser testados e examinados em qualquer condição, de maneira muito mais econômica, rápida e segura.

Claro, geralmente existem custos iniciais de plataforma e ferramentas. Porém, é provável que isso seja atenuado pela chegada da VR como serviço (mais sobre isso daqui a pouco).

Milhões podem ser salvos eliminando a necessidade de construir protótipos de trabalho em escala real, realizando a exploração inicial de ideias em VR. Hoje, isso é usado no projeto de aeronaves, em empresas como Boeing e Airbus, usando extensivamente espaços digitais simulados para projetar e testar novos recursos e modelos.

Além da indústria, o uso da Realidade Virtual na construção oferece uma série de benefícios. As plataformas de VR permitem que os arquitetos conduzam os clientes através de seus projetos antes de eles serem construídos, fornecendo oportunidades vitais para feedback e alteração.

A capacidade de explorar planos de construção em escala 1: 1 por meio da VR também preenche a lacuna entre o mundo real e a imaginação de um designer, permitindo que eles visualizem o efeito de escala total de seus designs.

Os portfólios de Realidade Virtual também evoluíram como uma forma de os arquitetos apresentarem seus trabalhos a clientes em potencial. A nova tecnologia torna mais fácil transformar planos de papel em modelos 3D de computador e, em seguida, em simulações de VR envolventes.

Atendimento ao cliente e marketing

Os canais e métodos tradicionais de marketing e publicidade são menos convincentes hoje em dia, pois não conseguiram atualizar os níveis de desenvolvimento da mentalidade dos clientes-alvo que exigem técnicas de persuasão mais interativas.

Os vídeos promocionais 360º de VR são uma técnica interativa para incentivar os clientes a adquirirem os produtos e serviços de uma empresa, proporcionando uma experiência virtual sobre como esses produtos podem agregar valor às suas vidas e satisfazer as necessidades pessoais e empresariais atuais e futuras.

Se um cliente quiser experimentar seu novo carro, mobília ou utensílio de cozinha, a VR permitirá que ele faça isso sem sair de casa.

Além disso, é provável que no futuro a VR se torne uma fonte de informação útil e única sobre o comportamento do cliente. Isso ocorre porque quando alguém está se envolvendo com você em um mundo virtual e digital, uma grande quantidade de dados se torna disponível sobre como essa pessoa age, reage e interage.

A visualização de dados já mudou muito desde os dias do gráfico de pizza. A Realidade Virtual possibilita a exibição de dados em telas 3D, com as quais é possível interagir de forma dinâmica.

Para pesquisas de mercado em estágio inicial e obtenção rápida de uma visão geral da gama de produtos de uma marca, a VR oferecerá cada vez mais uma alternativa conveniente.

Treinamento e reuniões online

O treinamento é uma das aplicações mais importantes da VR. Em 2017, o Walmart fez parceria com o criador de Realidade Virtual Strivr, para preparar os funcionários para as vendas da Black Friday.

Mergulhar os funcionários em um ambiente real de longas filas e multidões é a maneira perfeita de prepará-los para eventos que não ocorrem no dia a dia. Também elimina a necessidade de perturbar as operações normais de negócios para fins de treinamento.

Além dos treinamentos, a VR está mudando a forma como colaboradores interagem com seus outros colegas em tempos de trabalho remoto. Graças à Realidade Virtual, as reuniões a distância ganham plena capacidade de interação, comunicação não verbal e imersão.

O aumento do uso de videoconferência é um grande impulso para a comunidade empresarial. Isso porque videoconferência tradicional tem várias desvantagens em relação a uma reunião cara a cara.

Não compartilhar um ambiente comum torna a comunicação não verbal quase inexistente. Como resultado, essas reuniões são muito mais distantes e menos eficazes do que as regulares.

A Realidade Virtual permite que as reuniões online sejam realizadas de uma forma mais natural e envolvente. Para realizar este tipo de reunião, os participantes devem criar seus avatares.

Esses avatares dividem espaço em um espaço criado em realidade virtual. Nesse espaço simulado, os avatares dos participantes podem interagir entre si até limites não permitidos por webcams ou telefones celulares. Toda a comunicação não verbal, praticamente inexistente nas videoconferências convencionais, atinge limites próximos aos de uma reunião física.

Além de otimizar a comunicação durante a reunião, as reuniões por VR permitem que as empresas economizem com despesas de viagem e adotem plenamente o home office como padrão.

VR-as-a-Service: a Realidade Virtual como um serviço

Embora a VR possa representar um corte geral nos custos, ainda pode haver despesas iniciais significativas de investir na tecnologia.

Isso é particularmente verdadeiro se suas necessidades de treinamento exigirem que simulações sob medida sejam codificadas e ambientes projetados do zero.

Para atender a essa necessidade, estamos começando a ver o surgimento de empresas que fornecem serviços prontos, de suítes de VR contratáveis em um modelo de pagamento por assinatura.

As agências de marketing que se prepararam para criar experiências virtuais e interativas para empresas e marcas também se enquadram nessa categoria e provavelmente terão um papel cada vez mais proeminente no cenário de marketing no futuro próximo.

O surgimento de serviços como esses já está desempenhando um papel facilitador no desenvolvimento e implantação da Realidade Virtual na indústria e na construção, com potencial para sacudir os demais setores.

 

Conclusão

A tecnologia VR certamente continuará a melhorar, trazendo nossas experiências em mundos virtuais mais estreitamente em alinhamento com as do mundo real.

Muitas empresas eram um pouco céticas no passado, considerando o alto custo dos dispositivos de VR. Mas agora, com uma variedade de headsets disponíveis a preços acessíveis, as empresas logo entrarão no mundo virtual.

À medida que o número de pessoas que usam a VR aumenta, haverá inúmeras oportunidades para as empresas incorporarem-nas em suas operações diárias e colherem os benefícios.

Graças a tudo isso e à ampla adoção do trabalho remoto, é provável que uma parte cada vez maior de nossas vidas comerciais seja conduzida em Realidade Virtual com o passar do tempo.

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