A necessidade é a mãe da invenção. Enquanto esse pode ser apenas um ditado popular sem comprovação científica, 2020 certamente foi o ano em que a necessidade acelerou a adoção e criação de tecnologias que nos permitisse passar por esse momento turbulento com o menor nível de impactos negativos.

O mundo empresarial viu a adoção da nuvem alcançar números sem precedentes e plataformas de colaboração online, como o Microsoft Teams, mostrarem seus milhares de benefícios. Agora, é a hora de ver o que essas transformações trarão para 2021 e as tendências que acompanharão as mudanças no novo ano.

Abaixo, você confere o que vem por aí, para ficar por dentro das principais tendências em tecnologia para 2021! Vamos lá?

1. Nuvem distribuída

Quem acha que as inovações com a nuvem já atingiram seu limite pode estar enganado. É o que mostra o conceito de nuvem distribuída. Segundo o Gartner, “nuvem distribuída é a distribuição de serviços de nuvem pública para diferentes locais físicos, enquanto a operação, governança e evolução dos serviços permanecem sob responsabilidade do provedor de nuvem pública”.

Mas quais os benefícios disso? Em poucas palavras, a nuvem distribuída permite que o poder de computação esteja perto da localidade da empresa, eliminando problemas de latência e também regulamentos de privacidade que exigem que certos dados permaneçam em uma localização geográfica específica. Ela permite que os clientes se beneficiem da nuvem pública, ao mesmo tempo que evitam soluções caras e complicadas de nuvem privada.

O conceito ainda está longe de ser completamente aplicado, mas certamente é uma tendência em tecnologia para 2021, especialmente considerando que torna possível a aplicação de outras tendências. Essas incluem:

  • Edge computing e Internet das Coisas (IoT): o aumento do número de dispositivos de IoT exige que grande parte do processamento de dados aconteça perto do local (edge computing). A distribuição das cargas de trabalho em diferentes locais físicos permitirá que sempre haja um local próximo à borda de cada empresa;
  • Rede 5G: a rede 5G aumentará consideravelmente o número de dados que trafegam diariamente pelos sistemas em nuvem, exigindo que a execução aconteça em diferentes pontos geográficos como a nuvem distribuída propõe;
  • Smart cities: o fornecimento de serviços em nuvem distribuídos e projetados para se integrar à infraestrutura de rede global, como torres de celular, hubs e roteadores, será o que tornará possível a criação de cidades cada dia mais inteligentes.

2. Total Experience

Nos últimos anos, vimos termos como Customer Experience Employee Experience e User Experience entrarem nas listas de tendências de tecnologia; agora, é a vez do Total Experience. O Total Experience combina todas essas disciplinas, antes isoladas, para criar uma experiência melhor para todas as partes.

A ideia por trás do TE, é que usuário, consumidor e empregado estão todos conectados. Para criar uma experiência excepcional para um, é preciso criar uma experiência excepcional para os outros. Isso traz uma oportunidade de se diferenciar da concorrência e ainda abordar desafios (como os criados pela pandemia do coronavírus) de uma forma inovadora.

3. Operações remotas

Se tivermos que escolher uma mudança principal que a pandemia do coronavírus trouxe para o mundo da tecnologia em 2020 será o home office. O trabalho remoto já era uma tendência, mas, com a pandemia, milhares de empresas em todo mundo aceleraram a adoção do modelo e enviaram seus funcionários para casa.

O novo modelo operacional de TI para 2021 deverá ser projetado para oferecer suporte a usuários em todos os lugares e gerenciar a implantação de serviços de negócios em uma infraestrutura distribuída. Isso não significa somente permitir que os funcionários trabalhem de casa, mas também que tenham experiências únicas e digitais ao fazer isso.

Fornecer uma experiência digital escalável e contínua exige mudanças na infraestrutura de tecnologia, práticas de gerenciamento, políticas de segurança e governança e modelos de engajamento de funcionários e clientes que serão uma das principais tendências em tecnologia para 2021.

Para isso, as operações remotas compreendem cinco blocos de construção:

  • Colaboração e produtividade: colaboração de fluxo de trabalho, soluções de reunião, suítes de escritório em nuvem e espaços de trabalho inteligentes;
  • Acesso remoto seguro: autenticação sem senha e multifator, acesso à rede de confiança zero (ZTNA) e borda de serviço de acesso seguro (SASE);
  • Nuvem e infraestrutura de ponta: nuvem distribuída, IoT, gateways de API e processamento de ponta;
  • Quantificação da experiência digital: monitoramento da experiência digital, análise do local de trabalho, suporte remoto e interações sem contato;
  • Automação para suportar operações remotas: gerenciamento de endpoint, plataformas de gerenciamento SaaS, autoatendimento e provisionamento zero-touch.

4. Zero Trust Security

O modelo de Zero Trust Security, ou Zero Trust Architecture, foi criado em 2010 por John Kindervag, que na época era o principal analista da Forrester Research Inc. Agora, mais de dez anos depois, a tendência é que os CIOs e outros executivos corporativos estão implementando cada vez mais o Zero Trust e 2021 será o ano em que a confiança mudará de considerar todos dentro da rede como confiáveis para não confiar em ninguém, dentro ou fora da rede.

Na medida que a pressão para proteger sistemas e dados corporativos aumenta significativamente e os ataques se tornam mais sofisticados, o Zero Trust Security ganha as planilhas de orçamento de Segurança da Informação. O modelo exige que cada pessoa, dentro ou fora da rede, tenha sua identidade verificada ao tentar acessar recursos dentro dela.

Isso impede que, uma vez dentro da rede, atacantes se movam lateralmente e tenham acesso irrestrito a dados sensíveis. Com as preocupações pela segurança de dados cada vez maiores, junto às exigências governamentais de proteção de dados, a abordagem Zero Trust será a saída para garantir o nível de excelência em segurança necessário para manter as operações.

5. Blockchain

Essa tendência demorou muito para o blockchain chegar ao centro do palco, mas como as pessoas cada vez mais confiam nos algoritmos, nos quais ele se baseia, finalmente chegou a hora. O blockchain é um livro-razão digital de transações que é duplicado e distribuído por toda a rede de sistemas de computador (chamados de nós) que o suportam, sendo que nenhum nó da rede detém o poder de controlá-la por completo.

O grande segredo que faz do blockchain uma tendência em tecnologia para 2021 é a descentralização que ele proporciona. Foi esse conceito que permitiu que a ideia de moedas totalmente digitais surgissem e que dará espaço para serviços financeiros inovadores. Mas as novidades não virão somente do mercado financeiro: o blockchain tem o poder de irromper mercados dos mais diversos — desde o aluguel de quartos e casas até a venda de veículos.

6. O avanço da robótica

Em 2020, vimos a chegada de modelos de linguagem avançados com bilhões de parâmetros que impressionaram as pessoas com sua precisão. No entanto, em 2021, provavelmente veremos o modelo da primeira linguagem com um trilhão de parâmetros levando a tecnologia a outro nível. Embora esses modelos provavelmente permaneçam, inicialmente, apenas no domínio da pesquisa, algumas tecnologias encontrarão seu caminho para as empresas e começarão a interagir diretamente com os clientes, por exemplo, em call centers.

As redes neurais se tornarão muito mais avançadas em 2021, especialmente porque atingimos recentemente um novo marco. Este ano, pesquisadores da George Washington University fizeram uma descoberta ao descobrir que é possível usar luz em vez de eletricidade para realizar cálculos.

Isso significa que agora alcançamos um ponto onde a IA não está mais presa às limitações de velocidade da eletricidade, mas pode processar informações usando fótons. Uma vez que as redes neurais podem computar na velocidade da luz, encontrar soluções para problemas complexos será muito mais rápido. No próximo ano, podemos esperar ver novos aplicativos e soluções para os problemas existentes encontrados usando essas redes neurais revolucionárias.

7. Redes inteligentes

Como falamos, a pandemia da COVID-19 forçou empresas a inovar de forma reativa e criativa para fazer com que mudanças no padrão de trabalho que eles pensavam que levariam anos acontecessem em poucas semanas. Embora possa ter sido uma necessidade que as levou até lá, os resultados desse experimento em massa foram reveladores — o trabalho remoto tem sido um grande sucesso.

Esse “novo normal” colocará novas pressões sobre as empresas, pois haverá uma necessidade crescente de redes capazes de suportar arquiteturas híbridas — seja em nuvem, local ou computação de borda.

Como resultado, mais organizações buscarão redes inteligentes e baseadas em intenções que ofereçam segurança integrada — como SD-WAN e os já citados SASE e Zero Trust — para lidar com a crescente ameaça de segurança cibernética de seus novos ecossistemas sem perímetro.

Da mesma forma, a necessidade de melhorar a experiência do cliente, do usuário e do empregado acompanhará o aumento da digitação das empresas, exigindo que elas sejam capazes de oferecer estabilidade de plataforma, facilidade de uso e personalização, mantendo um toque humano.

8. Machine Learning aumentando a inteligência de dados

Com o aprendizado de máquina (ML) pronto para aumentar e, em alguns casos, substituir a tomada de decisão humana, os cientistas de dados e CIOs estão reconhecendo que as formas tradicionais de organizar dados para consumo humano não serão suficientes na era vindoura da inteligência artificial.

Isso deixa um número crescente de empresas focadas no futuro com apenas um caminho a seguir: para que suas estratégias de ML tenham sucesso, elas precisam interromper fundamentalmente a cadeia de valor do gerenciamento de dados de ponta a ponta.

Nos próximos 18 a 24 meses, esperamos ver as empresas começarem a enfrentar esse desafio por meio da reengenharia da maneira como capturam, armazenam e processam dados. Como parte desse esforço, elas irão implantar uma série de ferramentas e abordagens, incluindo captura avançada de dados e recursos de estruturação, análises para identificar conexões entre dados aleatórios e armazenamentos de dados baseados em nuvem de próxima geração para suportar modelagem complexa.

9. Automação de processos otimizando processos

A automação de processos robóticos ou RPA é outra tendência em tecnologia para 2021. O RPA é o uso de software para automatizar processos de negócios. O foco dessa tecnologia está automatizar tarefas repetitivas e de baixo valor, liberando a força de trabalho para ações mais estratégicas.

O RPA oferece às organizações a capacidade de reduzir custos de pessoal e erros humanos. Os bots são normalmente de baixo custo e fáceis de implementar, não exigindo nenhum software customizado ou integração profunda de sistemas. Tais características são cruciais, pois as organizações buscam o crescimento sem adicionar despesas significativas ou atrito entre os trabalhadores.

As empresas também podem empoderar seus esforços de automação injetando RPA com tecnologias cognitivas, como ML, reconhecimento de fala e processamento de linguagem natural, automatizando tarefas que no passado exigiam as capacidades de percepção e julgamento dos humanos.

Conclusão

Todas essas inovações irão fortalecer a eficiência operacional, aumentar a precisão das plataformas e melhorar a experiência do usuário nos ecossistemas. Isso também gerará eficiências de custo e realinhamentos, ajudando as empresas a redirecionar de forma inteligente essas economias nas inovações certas.

Olhando para o que se apresenta como um futuro cada vez mais incerto, é esperado que as empresas continuem a gravitar em torno de soluções que as tornem mais resilientes e ágeis. Os primeiros a adotarem nuvem, IoT e automação foram as empresas que se saíram melhor em 2020. Mas, mesmo quando o adeus à COVID-19 ainda é incerto, a grande certeza é de que os benefícios da transformação digital só crescerão em 2021.

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