O número de vagas de TI cresce a cada dia — mas o número de profissionais qualificados para atender essas vagas não acompanha o mesmo ritmo, desafiando as empresas na hora de encontrar os candidatos ideais. Mesmo quem já tem um time montado, garantir que a equipe de TI tenha a melhor performance ainda envolve muito trabalho. 

Todo gestor quer que sua equipe seja reconhecida pelo bom trabalho em toda empresa. Isso não acontece do dia para a noite. Um time de alta performance é desenhado, construído e gerenciado ao longo do tempo. Nesse caminho, é normal que os gestores enfrentem desafios. 

Para superar esses desafios e chegar a um resultado positivo, é fundamental ter uma estrutura — um caminho a seguir.  Como líder de uma equipe de TI, você deve traçar essa trilha. Crie um caminho que sua equipe possa seguir e você verá a performance individual e coletiva melhorar.

Não sabe como? No artigo de hoje, vamos te contar quais são os segredos de um time de TI de alta performance!

Priorize o treinamento e aprendizagem

Work smarter, not harder” — talvez você já tenha lido isso em algum lugar. Times de alta performance fazem exatamente isso: trabalham de forma mais inteligente, e não difícil. Como? Investindo em conhecimento.

O mercado de TI está em constante evolução. Todos os dias, novas tecnologias surgem e revolucionam o cenário. Isso significa que não importa se você escolheu o candidato mais bem preparado tecnicamente — se ele não investir em continuar aprendendo, logo seu conhecimento pode se tornar obsoleto.

Por isso, a capacitação e o treinamento contínuo da equipe de TI é fundamental. Como líder, é seu papel encorajar que os membros do time estejam sempre aprendendo.

Isso pode ser feito tanto por meio de treinamentos diários online, que permitem aos funcionários tirar cinco minutinhos da sua rotina para aprender todos os dias, ou por meio de eventos de treinamento, que permitam emergir a equipe no aprendizado.

Também é importante reconhecer que esse aprendizado não acontece somente em salas de treinamento, mas também entre colegas de equipe. Incentive uma cultura de compartilhamento de conhecimento dentro do time. 

Aposte na macrogestão

O microgerenciamento pode acabar com a produtividade de sua equipe. Feedback e check-ins são cruciais, mas mostrar aos seus funcionários que você confia neles para fazer o trabalho e dar autonomia em suas funções levará a um melhor desempenho e mais engajamento.

Quando os profissionais sentem que o que eles fazem realmente importante, e que não estão somente obedecendo ordens, eles tendem a se dedicar mais ao trabalho. Também é importante, portanto, que você deixe claro para eles como a função de cada um se encaixa no todo e a importância de cada atividade para que todos tenham sucesso.

Invista nas soft skills de sua equipe

Trabalhe com os membros da equipe para desenvolver as habilidades essenciais do trabalho que existem fora da TI. As chamadas soft skills, ou habilidades interpessoais, são tão importantes quanto o conhecimento técnico. Essas habilidades incluem boa comunicação, falar bem em público e inteligência emocional.

Por isso, é importante avaliar as habilidades técnicas de cada membro de sua equipe, mas ainda mais importante avaliar suas capacidade interpessoais e sua disposição de compreender os motivadores de negócios por trás do que está sendo solicitado a fazer.

Pergunte a si mesmo: os membros da equipe estão trabalhando para seus clientes; eles demonstram entusiasmo pelas tarefas que lhes são atribuídas? “Sei que, quando vejo esse entusiasmo, fico animado, porque vejo isso como contagiante para a equipe”, diz ele.

Utilize metodologias ágeis

As metodologias ágeis não são usadas somente na gestão de projetos, mas também podem ser aplicadas no gerenciamento de equipes de alta performance. Elas foram criadas baseadas em pilares como colaboração e auto-gerenciamento — pontos essenciais para o sucesso de uma equipe.

Três dos doze princípios do Manifesto Ágil enfocam estes conceitos:

  • Construa projetos em torno de indivíduos motivados. Dê a eles o ambiente e o suporte de que precisam e confie neles para fazer o trabalho;
  • As melhores arquiteturas, requisitos e designs surgem de equipes auto-organizadas;
  • Em intervalos regulares, a equipe deve refletir sobre como se tornar mais eficaz e, em seguida, sintonizar e ajustar seu comportamento de acordo.

Os líderes de TI devem ser facilitadores e apoiadores de sua equipe. Você precisa facilitar a comunicação entre o grupo e outras partes interessadas e remover obstáculos para o progresso. 

Sob a estrutura Scrum, por exemplo, o gestor ou outro membro com perfil de liderança assumirá o papel de Scrum master e organizará as reuniões diárias da equipe. Outra função-chave que as metodologias ágeis possibilitam é apoiar o avanço e o desenvolvimento de todos os membros. 

Terceirize quando necessário

Nem sempre seus esforços dão frutos, e encontrar os profissionais certos pode ser mais difícil. Nessa hora, a terceirização, também chamada de outsourcing, pode ser a melhor opção.

Explorar o mercado em busca da pessoa com as qualidades certas exige um esforço e dedicação que, muitas vezes, os gestores de TI não podem dispor. Uma empresa especializada terá o tempo necessário para se dedicar à busca e identificar o profissional mais adequado.

Eles também terão uma rede de contatos maior no mercado, permitindo que o anúncio da vaga chegue aos lugares certos. E o trabalho não acaba depois que um profissional assina o contrato: a empresa acompanha, através de feedbacks, a evolução do profissional na empresa, oferecendo apoio a qualquer necessidade desta.

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