O outsourcing é uma prática comercial amplamente utilizada, especialmente no setor de TI, onde os benefícios de terceirizar atividades operacionais são numerosos. Mas, ainda assim, muitas empresas ficam em dúvida quanto a terceirizar parte das suas atividades de TI ou não.

Uma das razões para essa dúvida está nos mitos que circundam o outsourcing de TI — muitos gestores ainda acreditam que terceirizar significa perder o controle do departamento, gastar mais ou piorar o nível de serviço. E a verdade é que isso está longe da realidade.

Para te mostrar, abaixo desvendamos x mitos sobre o outsourcing para que você veja porque terceirizar pode sim ser uma ótima opção para o seu negócio!

Mito #1 — O outsourcing de TI  é limitado a grandes empresas

Embora as empresas de terceirização tenham na sua carteira de clientes grandes organizações, isso não significa que seus serviços foram desenvolvidos apenas para negócios de grande porte. Pelo contrário! Pequenas e médias empresas também podem se beneficiar de ter suas atividades gerenciadas por um especialista.

Os benefícios que elas podem colher incluem:

  • Início rápido do projeto. Um dos principais motivos pelos quais as pequenas empresas se beneficiam da terceirização é que o trabalho é feito muito mais rápido do que com uma equipe interna. Não há necessidade de perder tempo contratando a equipe local certa e treinando-a. Em vez disso, você pode ter acesso a uma equipe de profissionais com profundo conhecimento no campo sem gastar rios de dinheiro por isso;

  • Corte custos. Além de reduzir custos para especialistas, as pequenas empresas podem economizar na própria gestão de TI ao terceirizar. Isso porque a empresa de outsourcing tem o conhecimento exato das melhores formas de executar cada processo, garantindo maior eficiência e em um tempo menor do que seria possível com uma equipe interna;

  • Foco no negócio. As pequenas empresas fornecem uma ampla gama de serviços, desde pesquisa e marketing até desenvolvimento de software. Ao atribuir tarefas a empresas de terceirização, as pequenas organizações podem trabalhar em tarefas de maior valor.

Mito #2 — O outsourcing de TI faz você perder o controle

Este é um mito comum que impede as empresas de terceirizar seus projetos. As empresas temem que a terceirização resulte na perda de controle interno. Mas este está longe de ser o caso! Os provedores de outsourcing de TI, envolvem totalmente os negócios na medida que eles desejam. Eles os mantêm totalmente atualizados sobre o andamento das coisas e lhes fornecem relatórios abrangentes e regulares.

As ferramentas de comunicação ajudam as empresas a interagir em tempo real com a equipe dos provedores de serviços terceirizados e a exercer controle total sobre o projeto. Você ainda pode contar com profissionais da empresa de terceirização in loco, caso ache conveniente.

Mito #3 — O outsourcing de TI significa má qualidade

As empresas de terceirização costumam ouvir que serviços mais baratos significam qualidade inferior. Mas a verdade é que a baixa qualidade geralmente é resultado de comunicação deficiente e habilidades insuficientes. A qualidade da gestão de sua TI não é negociável, seja ela feita internamente ou terceirizada.

O outsourcing de TI, permite que as empresas criem produtos de alta qualidade no prazo e com menos investimentos. Com um planejamento adequado e uma metodologia ágil, as equipes da empresa de terceirização podem criar produtos ainda melhores do que os especialistas locais.

Isso é especialmente verdade porque os provedores de outsourcing de TI, valorizam acima de tudo sua reputação, razão pela qual a qualidade do serviço é uma prioridade para as empresas estabelecidas nesta esfera. Mas se você ainda tiver dúvidas sobre a qualidade que as empresas de terceirização oferecem, procure outros clientes da empresa e pergunte a eles suas opiniões!

Mito #4 — O outsourcing de TI compromete a segurança dos dados

Problemas com a privacidade da empresa e risco de violação de dados são preocupações importantes para qualquer organização — no entanto, um provedor de serviços terceirizados pode aumentar sua segurança, em vez de reduzi-la.

Os provedores de serviços de terceirização fazem o melhor para garantir a segurança total dos dados de seus clientes. Do contrário, perderão a confiança de seus clientes e prejudicarão sua reputação no mercado. Além disso, é mais fácil para eles contratar especialistas em cada área da gestão de segurança, e diluir o custo disso entre seus diversos clientes.

Além de colocar em prática medidas de segurança rigorosas, os prestadores de serviços de outsourcing de TI seguem os regulamentos padrão, como a LGPD, (Lei Geral de Proteção de Dados), para o processamento de dados de cidadãos brasileiros, e o PCI-DDS, para o processamento de dados financeiros.

Para completar, ao terceirizar serviços de TI, as empresas podem seguir estas diretrizes para proteger informações confidenciais:

  • Certificar-se de que a equipe de terceirização siga os procedimentos de segurança adequados para detectar ameaças potenciais à segurança;

  • Alinhar os padrões e políticas de segurança internos com os de seu parceiro de tecnologia;

  • Exigir que todos os membros da equipe terceirizada assine um NDA.

Mito #5 — As funções essenciais não devem ser terceirizadas

As pequenas empresas terceirizam a contabilidade há décadas, juntamente com o suporte ao cliente e outros processos auxiliares. A delegação de operações essenciais, como o desenvolvimento de software, também está ganhando espaço. Mas muitas empresas ainda relutam em terceirizar, temendo perda de controle, violações de segurança ou pura incompetência.

Ainda assim, especialistas afirmam que a terceirização continua sendo o principal fator por trás da transformação dos negócios, independentemente do setor. Por exemplo, o desenvolvimento de software fornece acesso instantâneo a engenheiros talentosos capazes de ajudar as PMEs a enfrentar a transformação digital. Uma equipe experiente pode realizar tarefas avançadas, incluindo:

  • Análise de negócio

  • Projeto de arquitetura de software

  • Design UI / UX

  • Desenvolvimento de front-end e back-end

  • Revisão do site ou aplicativo

  • Lançamento de projeto

  • Atualizações contínuas e suporte técnico

A terceirização permite a liberdade de escolher entre especialistas para realizar tarefas específicas em cooperação com uma equipe interna. Também permite que a equipe externa assuma o controle do projeto desde o início até o lançamento e após.

E você, está pronto para terceirizar algumas das suas funções de TI? Conheça o outsourcing de TI da BHS e veja como podemos ajudá-lo na sua jornada!