A transformação digital levou várias empresas tradicionais a reestruturar suas organizações para acompanhar os novos negócios digitais e manter o foco no futuro. A necessidade dessa reestruturação é resultado de antigos processos tradicionais em cascata, que se baseavam em equipes isoladas e com pouca ou nenhuma comunicação entre os departamentos para entregar projetos. 

O modelo em cascata resultava em um desenvolvimento que levava vários meses para ser concluído, com pouca transparência e problemas que não eram identificados até que o produto fosse lançado. Mesmo para quem nunca trabalhou nesse modelo, não é difícil de imaginar os prejuízos causados.

É por isso que, em 2001, foi lançado o Manifesto Ágil, uma declaração de valores e princípios elaborada por um grupo de desenvolvedores que serviu e serve de base para diversos frameworks de desenvolvimento que temos hoje. O sucesso do Ágil foi tanto que os principais frameworks ágeis extrapolaram os limites do desenvolvimento de software e são utilizados na gestão de empresas inteiras.

Um exemplo disso é o Spotify. O sucesso da empresa de streaming de música chamou a atenção para o modelo de gestão de equipes que o Spotify adota em toda sua estrutura: os squads ágeis. Mas o que são esses squads e quais benefícios ele traz para a gestão de equipes

No artigo de hoje, vamos analisar como o modelo do Spotify funciona e o que você pode extrair dele para garantir também o sucesso da sua empresa! Acompanhe!

O que são os squads ágeis?

Os squads ágeis são um modelo de gestão baseado na metodologia ágil. O principal objetivo deste modelo é potencializar a produtividade sem perder flexibilidade e agilidade na tomada de decisões. Este método é baseado em duas ideias que podem parecer contraditórias para muitos proprietários de empresas.

A primeira é a busca por um objetivo comum coletivo e a segunda é a capacidade de garantir autonomia individual para cada colaborador. Normalmente, na prática, é um desafio combinar essas duas coisas para obter resultados positivos. 

O segredo que faz o squad ágil dar certo, portanto, é acreditar que, quando os funcionários têm uma visão clara e uma compreensão da causa e do propósito comum, eles se tornam automaticamente mais autônomos em suas tarefas. 

Para isso, o modelo se baseia nos seguintes valores:

  • Propósito: as pessoas se unem quando lutam por um objetivo comum. Um senso de propósito é o fator que impulsiona a construção de equipes incríveis;
  • Desafio: trabalhar em um ambiente desafiador mantém as pessoas motivadas para crescer e melhorar suas habilidades. A sensação de realização é um dos fatores-chave para manter os melhores talentos.
  • Foco: manter o foco pode fazer maravilhas quando o tempo é um fator de risco. Os objetivos de uma empresa podem ser conquistados mais rápido concentrando forças em menos coisas por vez do que lutando em muitas frentes abertas.
  • Segurança: a segurança psicológica é a chave para a construção de equipes auto-organizadas e automotivadas. Erros acontecerão, más decisões serão tomadas, projetos podem falhar, mas isso faz parte do jogo e estamos todos juntos nisso.
  • Colaboração: uma boa colaboração elimina chapéus e funções de pessoas que trabalham juntas em um objetivo comum. O que importa é uma boa combinação de conjunto de habilidades, um propósito e a vontade de fazer acontecer.
  • Aprendizagem: espalhar o conhecimento por todos os lados e dar oportunidades iguais a todos pode estabelecer uma empresa de longa duração.

Principais elementos do modelo

O modelo de squad ágeis coincide idealmente com os valores do Ágil, ou seja, buscar flexibilidade, garantir adaptação rápida e assegurar a capacidade de todos de realizar suas ideias propondo a melhor maneira de resolver um problema.

Para isso, o modelo divide as pessoas dentro de uma empresa em blocos, conforme abaixo:

Squads

Os squads são a unidade básica do modelo e o que dão nome a ele. São semelhantes a uma equipe scrum e funcionam como mini-startups dentro da empresa. Um squad deve ser composto por 6 a 12 pessoas, que possuem um objetivo comum.

Cada squad se dedica a trabalhar em uma área específica. O squad é autônomo, auto-organizado e autogerido. Cada um do time tem total liberdade para escolher uma metodologia ágil que melhor se adeque ao seu trabalho, como o próprio scrum, Kanban ou outra.

Cada squad tem uma missão de longo prazo. Para aumentar a produtividade, as pessoas dentro de um squad são encorajadas a gastar 10% do seu tempo de forma livre, fazendo o que querem, normalmente experimentando novas ideias e compartilhando momentos e ideias com seus colegas.  

Tribos

Vários squads que trabalham em uma área de recurso relacionada formam uma tribo. A tribo funciona como uma incubadora na analogia das mini-startups que utilizamos para explicar os squads ágeis.

Uma tribo pode consistir de 42-150 pessoas, mas idealmente, uma tribo deve ter no máximo 100 indivíduos. Cada uma das tribos tem um líder responsável por criar um ambiente produtivo e inovador para os plantéis. Os squads de uma tribo estão fisicamente no mesmo escritório e o líder da tribo também pode fazer parte dos squads.

Cada tribo deve realizar reuniões regulares onde um membro do squad será responsável por apresentar o trabalho realizado por sua equipe, para que todos os squads possam avaliar e discutir junto o resultado aprendido.

Os líderes da tribo prestam muita atenção às dependências de cada squad e analisam até que ponto essas dependências estão bloqueando ou diminuindo a velocidade do trabalho. Eles são responsáveis por discutir maneiras de eliminar esses bloqueios para que o trabalho flua de maneira ininterrupta.

Capítulo 

Mesmo que os squads sejam autônomos, é importante que os especialistas se agrupem e possam discutir as práticas recomendadas. Os capítulos são a família de cada especialista, ajudando a manter os padrões em vigor em cada disciplina.

Um capítulo consiste em indivíduos de diferentes squads a serem agrupados em um e formados dentro de uma tribo. O líder do capítulo também é um gestor que deve apoiar os membros do capítulo em seu crescimento pessoal e em desafios específicos.

Cada capítulo se reúne regularmente para discutir sua área de especialização e seus desafios específicos. No caso do desenvolvimento de software, um capítulo pode ser como o capítulo de teste, o capítulo de backend, o capítulo de frontend, o capítulo de desenvolvedor web etc.

Guilda

Uma guilda é uma “comunidade de interesse” mais orgânica e abrangente. Ela é composta por um grupo de pessoas que compartilham conhecimento, ferramentas, código e práticas. Uma pessoa de qualquer squad, capítulo ou tribo pode fazer parte de uma guilda.

O propósito de ter um capítulo e uma guilda é o mesmo; garantir a transparência na solução de problemas e manter as equipes alinhadas e focadas. A diferença é que os capítulos reúnem especialistas de uma mesma tribo, enquanto a guilda abrange toda a organização.

Uma guilda geralmente inclui todos os membros da empresa que possuem uma mesma função. Mas os benefícios de ter uma guilda são que qualquer pessoa que esteja interessada pode ingressar em qualquer guilda.

Para entender melhor, imagine por exemplo que há um testador de um time específico, digamos do squad A, que está lutando com um problema. Há outro testador no squad B que pode facilmente resolver o mesmo problema porque ele já o fez, então se ambos estiverem no mesmo capítulo, eles podem compartilhar seu problema e encontrar uma solução.

Mas se os dois não estiverem no mesmo capítulo, eles terão uma guilda, ou seja, uma guilda para testadores, para que ambos possam compartilhar seus conhecimentos e ajudar uns aos outros. Cada capítulo se reúne regularmente para discutir seus desafios. Mas uma guilda geralmente realiza workshops com atividades diversas de interação entre seus membros.

Quais os benefícios de implantar squads ágeis?

Conheça abaixo os benefícios que a estrutura de squads ágeis pode trazer para a sua empresa:

Conhecimento compartilhado entre os membros

Provavelmente um dos maiores benefícios de um time ágil é o fato de todos os integrantes terem uma boa quantidade (senão total para começar) de conhecimento sobre os diferentes aspectos e fatores que compõem o projeto em que a equipe está trabalhando atualmente. 

Na verdade, é mais fácil transferir informações, conhecimento e outros tipos de dados; além disso, a equipe retém todos os aprendizados importantes que podem aplicar ao próximo projeto. O planejamento conjunto entre os diferentes contribuintes do projeto ajuda cada membro a se tornar mais ciente das funções uns dos outros, permitindo-lhes ajudar ou até mesmo assumir completamente os deveres e responsabilidades dos outros membros em certas situações.

Fluxo ininterrupto e cumprimento dos prazos

A maioria, senão todos os projetos, funciona em um cronograma pré-existente e pré-estabelecido. Claro, nada é perfeito o tempo todo, mas squads ágeis reduzem drasticamente o risco de atrasos devido à natureza multidisciplinar, criativa e motivacional da equipe. 

Especialmente quando as demandas do projeto e as entregas mudam e evoluem, o squad ágil faz jus ao seu nome, adaptando-se e ajustando-se rapidamente a essas mudanças para minimizar atrasos. 

O planejamento compartilhado e a comunicação constante entre os membros da equipe permitem uma maior flexibilidade. Assim, eles são capazes de trabalhar com mais rapidez e harmonia para superar quaisquer obstáculos que encontrem, reduzindo ou eliminando o tempo de inatividade e fazendo com que os marcos do projeto progridam a uma taxa previsível e razoável.

Conclusão do projeto mais rápida e econômica

Como o tempo de inatividade é minimizado, também há menos desperdício de tempo e recursos. Os membros do squad geralmente atribuem tarefas (com base em sessões de planejamento intensivo) que lhes permitem trabalhar em um ritmo alinhado com o fluxo e a capacidade da equipe como um todo. 

A adaptabilidade e flexibilidade de um squad ágil também ajudam a enfrentar os desafios de frente, minimizando bloqueios ou mesmo interrupções no trabalho que uma abordagem tradicional teria. O talento é sempre utilizado em seu potencial máximo e as operações são sempre mantidas com foco na tarefa por meio da eliminação de processos e outras partes desnecessárias do fluxo de trabalho.

Aumento do alinhamento e autonomia

Se você já foi gerente, sabe como pode ser cansativo e improdutivo ser babá de um funcionário ou, pior, de uma equipe que não consegue fazer o trabalho que eles precisam fazer. 

A própria natureza do squad ágil elimina isso, liberando liderança e gerenciamento para lidar com outras tarefas (sem mencionar que elimina o microgerenciamento), apenas interferindo para verificar o progresso e intervir em determinados momentos. 

A equipe fica mais alinhada com a tarefa que precisa ser realizada, bem como com os objetivos maiores da organização, tornando-os, por sua vez, mais independentes, funcionais, motivados e mais criativos. Isso otimiza os resultados finais.

Além disso, a maior responsabilidade que vem com o uso de uma equipe ágil também permite que gerentes e supervisores vejam facilmente quaisquer pessoas que estão desempenhando abaixo do esperado e que podem ser treinadas ou completamente removidas do fluxo de trabalho dependendo da situação.

Redução do risco de perda de pessoal e de conhecimento

O risco de perda de pessoal acontece quando os membros da equipe ligam dizendo que estão doentes, precisam de uma folga ou até mesmo pedem demissão. O risco de conhecimento, por outro lado, decorre de falhas de comunicação e outros problemas semelhantes, ou da falta de trabalho em equipe.

Usar um squad ágil minimiza esses riscos devido à sua natureza multifuncional e multidisciplinar que permite aos membros ver a tarefa não apenas de seu ponto de vista específico, mas de uma perspectiva mais ampla e holística.

Os squads ágeis evidenciam o verdadeiro potencial e poder da colaboração. O caso do Spotify, uma organização grande e global, é a prova de que métodos alternativos de trabalho em equipe e gerenciamento de fluxo de trabalho podem fazer maravilhas se aplicados corretamente.

A BHS pode ser o parceiro ideal que irá transformar o seu negócio. Fale com um especialista neste link aqui e vamos juntos impulsionar o seu crescimento!