O Microsoft Inspire é o evento anual da Microsoft para todos os seus parceiros ao redor do mundo. A empresa, que sempre entendeu o poder da Microsoft Partner Network, ou rede de parceiros Microsoft, investe anualmente em um evento que permita a todos na rede se conectar, aprender e colaborar para a jornada de transformação digital e sucesso dos clientes.

Em 2020, o Microsoft Inspire, que até então percorria toda a América Latina com uma comitiva de profissionais para premiar e reconhecer o trabalho das empresas parceiras, tomou o espaço da grande rede para acontecer. O evento aconteceu totalmente online, em adaptação às mudanças impostas pela pandemia do coronavírus.

Se alguns estavam céticos quanto ao novo formato, certamente eliminaram suas dúvidas logo quando o evento foi ao ar, em junho deste ano: com três dias de evento, o Microsoft Inspire cumpriu seu papel de inspirar os parceiros da empresa pelo mundo. O evento foi gratuito e quem perdeu pode conferir todas as sessões clicando aqui.

Mas para quem quiser um resumão, nós da BHS, parceiros da Microsoft há mais de 25 anos, te contamos no artigo de hoje quais as principais novidades que essa edição trouxe!

1. Maior foco da Microsoft na sua rede de parceiros

O Microsoft Inspire, diferente de outros eventos da Microsoft como o BUILD e o Ignite, não tem o foco no técnico, mas no gerencial e no networking. Isso ficou ainda mais evidente esse ano, pelas falas do CEO da empresa, Satya Nadella.

Com várias aparições ao longo do evento, Nadella reconheceu a influência do desempenho dos parceiros da rede no desempenho geral da Microsoft. “Para que a Microsoft tenha um bom desempenho, todos vocês, como parceiros, devem ser bem-sucedidos. Isso está enraizado em nosso modelo de negócios”, afirmou.

Em última análise, o CEO reconheceu que as áreas de foco de tecnologia da Microsoft oferecem uma tremenda oportunidade para os parceiros, visto que a coerência arquitetônica da pilha de tecnologias Microsoft e suas áreas de solução os tornam muito mais relevantes como um ecossistema para os clientes.

Isso é ainda mais verdadeiro agora, durante a pandemia COVID-19, onde a tecnologia digital e a transformação são fundamentais. Para Nadella, os parceiros da Microsoft são a linha de frente para criar essa continuidade e transformação dos negócios, tão necessária nos dias de hoje.

Nadella falou mais diretamente com os parceiros este ano do que nos anos anteriores na Inspire, quando o foco era principalmente discutir o Azure e outras plataformas. O evento mostrou que a Microsoft está dobrando seus esforços em torno do envolvimento e inclusão de parceiros em relação à visão e estratégia geral da empresa.

Para a BHS, foi ótimo ver que a Microsoft reconhece o importante papel que os parceiros e provedores de serviços gerenciados têm neste mundo digital em constante mudança.

2. Próxima geração do Azure Stack HCI

Falando de tecnologia, durante o Inspire, a Microsoft anunciou a parte mais recente do portfólio de nuvem híbrida da empresa — a próxima geração do Azure Stack HCI.  O Azure Stack HCI é um serviço nativo e completamente integrado do Azure que oferece às empresas a maneira mais fácil e rápida de integrar seu data center à nuvem.

A nuvem híbrida é vital para a maioria das empresas em todo o mundo. A abordagem da Microsoft para o híbrido é atender às necessidades específicas de seus clientes que exigem um ambiente híbrido ou têm motivos para manter alguns aplicativos ou cargas de trabalho operando em seus próprios data centers.

O serviço é consistente com o Azure e pode ser executado como um dispositivo gerenciado pelo Azure que fornece computação inteligente e IA na borda com o Azure Stack Edge. Com a atualização mais recente, os administradores de TI também podem usar um novo assistente de implantação para configurar rapidamente um cluster do Azure Stack HCI e se conectar ao Azure.

Isso os permite aproveitar a integração nativa do Azure Stack HCI com os principais serviços do Azure, oferecendo flexibilidade para executar aplicativos híbridos com a virtualização de alto desempenho do Azure Stack Hub no local com o Azure Stack HCI.

3. Novidades no Microsoft 365

Três anos atrás, também no Inspire, a Microsoft apresentou o Microsoft 365 como uma combinação de Windows, Office e EMS. Este ano, a Microsoft lançou novos recursos e ofertas para dar aos parceiros mais oportunidades do que nunca. O Microsoft 365 ajuda os parceiros a construir seus negócios e fortalecer relacionamentos com seus clientes de muitas maneiras diferentes.

A Microsoft mudou o foco da criação de produtos para o projeto e aceleração de experiências de tecnologia que ajudam empresas e indivíduos a fazer negócios de maneiras mais produtivas e seguras. Por exemplo, uma nova solução de serviço do Microsoft 365, Impressão Universal, abre oportunidades para muitos revendedores parceiros, permitindo uma experiência de impressão intuitiva e segura para os usuários e ajudando a reduzir tempo e esforço de TI.

A Microsoft também anunciou uma prévia pública do Microsoft Endpoint Data Loss Prevention no Microsoft 365, que ajuda os clientes a identificar e proteger as informações nos endpoints. A empresa disse que, por ser integrado ao Windows 10, Office Apps e Microsoft Edge, nenhum agente é necessário e pode ser implantado rapidamente. Ele também é integrado à prevenção contra perda de dados existente no Microsoft Teams, Exchange e SharePoint.

4. Dynamics 365 para superar a crise

A Microsoft revelou três novos aplicativos do Dynamics 365 no Inspire deste ano: Customer Voice, Connected Store e Fraud Protection. Cada um desses três aplicativos é focado em ajudar os clientes a superar a crise atual que estão enfrentando, enquanto os configuram para flexibilidade e resiliência no futuro.

O Microsoft Dynamics 365 Customer Voice permite que as empresas capturem e incorporem comentários em tempo real em uma visão unificada dos clientes e conduzam ações nos momentos específicos que importam. O Customer Voice vem com modelos pré-construídos e muitas possibilidades de integração com diferentes aplicativos e ferramentas, como Power BI e Power Apps.

Um aplicativo voltado para varejistas, o Microsoft Dynamics 365 Connected Store, ajudará as empresas a executar suas operações com segurança e de acordo com os regulamentos — por exemplo, um de seus recursos será monitorar o tráfego da loja para que os varejistas possam permanecer abaixo dos limites de capacidade, para que as pessoas podem manter uma distância segura.

E o Microsoft Dynamics 365 Fraud Protection ajudará os varejistas, entidades do setor público e outros a se protegerem e a seus clientes, protegendo-os contra abuso e fraude. Isso será conseguido bloqueando atividades suspeitas e ajudando a identificar possíveis fraudes com insights acionáveis.

5. Compromissos sociais assumidos pela Microsoft

A Microsoft anunciou os novos passos em direção à sua meta de ser uma empresa carbono-negativa até 2030. Uma nova Calculadora de Sustentabilidade da Microsoft fornecerá aos clientes da nuvem transparência em suas emissões totais de carbono, permitindo-lhes reduzir e relatar seu impacto ambiental.

 

Uma nova coalizão, a Transform to Net Zero, lançada pela Microsoft e outras empresas líderes, ajudará a acelerar a ação empresarial em direção a uma economia de carbono zero líquido.

Segundo Julia White, CVP da Microsoft, a estratégia de sustentabilidade é ótima não só para o planeta, mas também para os negócios. Pode ajudar a aumentar a receita, economizar dinheiro, reduzir custos operacionais, construir integridade e confiança na marca. A abordagem da Microsoft é investir pesadamente na construção da plataforma líder para soluções de tecnologias sustentáveis.

6. Busca pela liderança com o Microsoft Teams

Embora a demanda por soluções de trabalho remoto da Microsoft, como o aplicativo de colaboração Teams, tenha aumentado, a empresa reconhece que a adoção do sistema é apenas parte da equação. O que é verdadeiramente transformador é o que acontece quando os clientes começam a trabalhar no Teams e aprendem todo o valor do Microsoft 365 como uma solução de colaboração de trabalho remota e segura.

O CEO, Nadella, também discutiu algumas das novas e futuras atualizações para o Teams durante sua palestra no Inspire, incluindo o “Modo Juntos”, uma nova experiência no Teams que usa IA para colocar digitalmente os participantes em um plano de fundo compartilhado. Isso faz com que pareça que você está sentado na mesma sala — reduzindo as distrações e tornando mais fácil captar as dicas não-verbais.

As conversas se tornam muito mais naturais e mais inclusivas. Segundo a Microsoft, o cérebro exerce menos esforço ao participar de uma reunião usando o “Modo Juntos”, em comparação com a visualização em grade padrão.

Durante outra sessão na Inspire, Jared Spataro, vice-presidente corporativo da Microsoft 365, disse que a Microsoft está ultrapassando os concorrentes de colaboração em parte por meio de seu rápido desenvolvimento do Teams. A empresa está fechando lacunas de recursos importantes e resolvendo pontos fracos para avançar na frente da concorrência.

7. Melhorias na segurança de dados do Azure

A Microsoft também anunciou um novo conector para o Azure Sentinel, que ajuda as empresas a coletar e analisar dados de segurança em várias fontes no complexo ambiente corporativo. Novos conectores anunciados agora ajudam a obter rapidamente informações e percepções de segurança em várias soluções e parceiros conhecidos, incluindo redes e firewalls.

Os conectores de segurança, neste caso, são produtos de empresas parceiras, incluindo Alcide kAudit (registros do Kubernetes), Vectra AI, Perimeter 81 (registros de atividades), RiskIQ (conector personalizado do Azure Logic Apps), Symantec Proxy SG, Proofpoint TAP, Pulse Connect Secure, Symantec VIP, Infoblox NIOS, Qualys VM, VMWare Carbon Black, Okta SSO.

Esses conectores com consultas de amostra, painéis e análises ajudarão na coleta de dados de segurança de maneira muito eficiente para ajudar a detectar e responder às ameaças de segurança e fornecer insights em tempo real conforme elas ocorrem.

8. Return-to-Wok, a nova Power Platform

A Microsoft também anunciou no Inspire a nova Power Platform, como foco no retorno ao local de trabalho (Return-to-Work) pós-pandemia, uma solução completa e pré-fabricada projetada para facilitar o retorno seguro dos trabalhadores ao escritório. Com muitas empresas, escolas e outras organizações tentando retornar a alguma aparência de normalidade, uma coisa é certa: se um retorno vai acontecer, deve acontecer com segurança para deter a disseminação da Covid-19.

A Microsoft entende que a liderança empresarial e os funcionários estão em águas desconhecidas e esta solução é a tentativa da empresa de ajudar no planejamento, coordenação e gerenciamento do retorno ao local de trabalho, garantindo a saúde e a segurança dos funcionários em primeiro lugar.

A solução, conforme mencionado anteriormente, é uma solução pré-construída (no interesse de implantação rápida) e é composta por um conjunto personalizável de módulos para fornecer orientação às organizações e ajudar a proteger a saúde e segurança dos funcionários.

A Microsoft ressalta a capacidade do Power Platform de ajudar as empresas a se adaptarem para atender às condições em rápida mudança que cercam a pandemia, de maneira ágil, segura, compatível e proativa.

Conclusão

Mais uma vez, a Microsoft mostra com seu evento Inspire como está focada no crescimento da sua rede de parceiros para garantir o sucesso do cliente final. A empresa mostrou que está atualizada com os novos desafios impostos pela pandemia do coronavírus e pronta para oferecer as ferramentas certas para que os clientes de seus parceiros ao redor do mundo superem esse momento da melhor forma possível.

Gostou de conhecer os principais insight do Microsoft Inspire? O que mais você achou interessante? Participe nos comentários abaixo e conte pra gente as suas impressões!