Há 15 anos um profissional de TI receberia olhares tortos se falasse que era um administrador de banco de dados, desenvolvedor de aplicativos móveis ou operador de drone. Pode ser surpreendente pensar sobre isso, mas em 2005 essas áreas ainda não existiam.

Até 2030, a expectativa é de que cerca de 16% das profissões que existem hoje sejam automatizadas. Isso, no entanto, não significa o fim do trabalho humano, mas sim mais uma mudança nas atividades que serão valorizadas pelas empresas.

Como é de se esperar, a tecnologia terá papel fundamental nesse caminho e as profissões de TI ganharão destaque ao trazer mais eficiência e poder estratégico para os negócios. Mas quais são essas profissões?

Abaixo, listamos as profissões de TI mais valorizadas pelas empresas hoje e durante a próxima década, além de mostrar como o trabalho do CIO será impactado por essas atividades. Acompanhe!

Profissões de TI: 5 atividades que dominarão o mercado

O setor de tecnologia está cada vez mais aquecido, mas alguns conjuntos de habilidades específicas são mais necessários do que outros. Aqui estão cinco das profissões de TI que devem ter forte demanda em um futuro próximo.

1. Arquiteto de nuvem

Os arquitetos de nuvem são responsáveis por gerenciar a arquitetura de computação em nuvem de uma organização. Eles têm conhecimento profundo dos princípios de arquitetura e serviços usados para desenvolver estratégia técnica de nuvem, ajudar nos esforços de migração, revisar arquiteturas de carga de trabalho e fornecer orientação sobre como lidar com problemas de alto risco.

Para fazer isso, os arquitetos de nuvem precisam de uma combinação de habilidades de negócios, técnicas e pessoais, bem como uma compreensão do treinamento técnico em constante evolução que pode beneficiar sua equipe.

Veja mais >> A tecnologia é uma ameaça ao mercado de trabalho?

2. Analista de business intelligence

Os analistas de business intelligence utilizam dados para projetar tendências de mercado e negócios, para permitir que as organizações aumentem sua produtividade e lucros. Eles coletam os dados de várias maneiras, como usando software para minerar dados de computador e observando dados de tendências da indústria e concorrentes.

Eles avaliam os dados, incluindo a análise de tendências anteriores e a observação das condições atuais. A maioria dos empregadores exige que os analistas de inteligência de negócios possuam um mínimo de diploma de bacharel em negócios, ciência da informação ou outras áreas relacionadas.

3. Engenheiro DevOps

Os engenheiros de DevOps são a ponte entre a codificação e a engenharia. Eles estão em uma demanda tão forte porque muitas empresas estão procurando acelerar a entrega de aplicativos e serviços — e aumentar a agilidade e a produtividade dos negócios.

O DevOps, como prática, ajuda a encurtar o ciclo de vida de desenvolvimento de software e promove processos mais eficientes na organização de TI, como automação. E os engenheiros de DevOps incorporam essa prática trabalhando de forma colaborativa entre os departamentos para desenvolver novos sistemas. Por isso, deve possuir forte comunicação e habilidades interpessoais.

4. Arquiteto de dados

Os arquitetos de dados analisam a infraestrutura de dados atual das empresas antes de planejar e implementar bancos de dados futuros que são usados ​​por centenas ou às vezes milhares de usuários. Eles devem possuir excelentes habilidades de pensamento criativo e habilidades de design para concluir suas tarefas e projetos com sucesso.

Os arquitetos de dados ajudam as empresas a estabelecer metas estratégicas de gerenciamento de dados. Eles também trabalham com engenheiros de dados e designers de software para desenvolver planos para integrar novos bancos de dados. Algumas responsabilidades adicionais desse profissional de TI incluem:

  • Avaliação dos bancos de dados atuais e a arquitetura de dados de uma empresa;
  • Planejamento dos modelos de dados ponta a ponta para análise e consumo;
  • Atualização e monitoramento dos bancos de dados para relatar sua precisão;
  • Criação de padrões de banco de dados para garantir a segurança;
  • Pesquisa de novos métodos de coleta de dados.

5. Desenvolvedor (web, software, mobile)

Desenvolvedores web, software e mobile têm a função de fazer a arquitetura básica de programação do produto. Eles gerenciam todo o ciclo do processo de desenvolvimento do início ao fim e garantem que tudo esteja como deveria ser.

Eles são a força criativa por trás de qualquer software, página web ou aplicativo. Eles monitoram o produto digital e fazem as alterações necessárias enquanto o programa está sendo feito para satisfazer as necessidades e demandas do cliente.

Os desenvolvedores precisam ser capazes de entender os requisitos do cliente para garantir que atendam às necessidades do usuário (pense em User Experience).

O futuro do papel do CIO

Enquanto novas profissões de TI e outras ganham força, o trabalho do CIO também sofrerá mudanças. Eles não mais precisarão lidar apenas com a dimensão de TI da organização, e passarão a ter um papel muito mais estratégico.

Se até aqui os CIOs eram responsáveis por montar uma infraestrutura de TI eficiente, construindo bases e selecionando profissionais para exercer novas funções fundamentais para a empresa, agora ele espera que essa infraestrutura esteja rodando e passa a pensar em como otimizá-la.

De acordo com o relatório da PwC ‘The Changing Role of the CIO‘, os CIOs assumirão um papel mais amplo e estratégico dentro da empresa, que não depende exclusivamente da implementação de tecnologia.

Em vez de se concentrar em orçamentos, os futuros CIOs provavelmente gastarão mais tempo atendendo aos serviços de tecnologia com as necessidades de negócios para atingir seus objetivos, competindo de forma eficaz e respondendo às demandas do mercado.

Em vez de se preocupar com quais tecnologias usar, a função do CIO hoje deve se concentrar em como usar a tecnologia para fazer o negócio crescer.

O relatório da Agenda CIO da Gartner revela que as responsabilidades de 84% dos CIOs em empresas digitais de alto desempenho se expandiram drasticamente além da função de TI, com inovação e transformação sendo suas principais responsabilidades agora.

O futuro CIO terá a chave para desbloquear a vantagem competitiva, os benefícios de negócios e o envolvimento relevante do cliente e, com essa mudança, vem uma pressão crescente e expectativas mais elevadas sobre a função de TI.

Para saber mais sobre como crescer no mercado de tecnologia, faça o download gratuito do nosso Guia da Profissão — Carreira em TI e conheça as principais oportunidades para sua jornada!